Marco Aurélio Marques Félix Filho
postado em
terça-feira, 09 de março, 2010
|
Olá Renata! Venho, através deste Fórum de Discussões, contar-lhe sobre a minha experiência quanto ao Exame de Ordem. De início, não sabia por onde começar nos estudos. Pesquisei e visitei alguns cursos jurídicos preparatórios. Efetuei a minha matrícula no que achei melhor. A opção na segunda fase foi Direito Civil. Sempre me identifiquei com essa disciplina. A partir daí, foquei toda a atenção nas aulas procurando, sempre, anotar o máximo de informações. A sensação que se tem, de imediato, é a de que nada foi aprendido na faculdade. Em seguida, não desprezei os estudos em casa. Pergunta-se: quantas eram as horas de estudo individual? Sim, estudo individual! Sabido é que o tempo é curto e tem de focar. A resposta segue o ditado popular: "o que vale é a qualidade e não a quantidade". Em relação ao objeto da sua pergunta, qual seja, a segunda etapa, vale se esforçar mais e seguir o ritmo da primeira fase. Porém, focando e aprofundando nas matérias abrangidas na disciplina de escolha. Continuei no curso jurídico preparatório. Comprei as literaturas indicadas e o mais importante, fiz várias peças, pareceres e respondi à várias questões abertas. Treino é fundamental. Se atente às normas e tudo quanto é novidade. O mais importante, na hora da prova, é tranquilidade e administração do tempo. Vi vários candidatos que, ao término da avaliação, a entregavam não tendo respondido as questões abertas ou as tinham respondido e não elaborado a peça ou parecer. Enfim. Espero tê-la ajudado e a outros candidatos ao Exame de Ordem. Abs.
|