Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > Testamento e Inventário
UsuárioDiscussão
Julio Cesar
Postado em sexta-feira, 18 de julho, 2008
Estou com um problemão e agradeço uma ajuda para meu melhor entendimento sobre a questão. Meu pai faleceu e deixou um testamento dividindo todos os bens. Praticamente todos os bens imóveis são comerciais. Deixou, também, uma Escritura Pública Declaratória de ùltima vontade determinando ao inventariante que "pague a um dos seus filhos (eu) todos os alguéis deixados por ele, imediatamente após a sua morte". Só que o inventariante, além de não prestar contas (se recusa), não está cumprindo com o que foi determinado. No início, ele pagava, mas agora que comecei a reclamar dos valores e disse que iria contratar um advogado, ele simplesmente disse que não paga mais nada. Estou sem receber desde janeiro deste ano e não consigo negociar. Sequer fala comigo; manda o advogado dele falar e que só enrola, mas não resolve nada. O que posso fazer?

ÚsuarioResposta
Nivaldo Dias Baptista
postado em domingo, 25 de setembro, 2011
Em inventário omde a inventariante já prestou as primeiras declarações, e a iventariada(viúva) deixou seis filhos maiores, bens imóveis; e testamento da meiação disponivel em favofr de umfilho que n ão é inventariante;=
pergunto = é licito juntar o testamento após as primeiras declarações, requerer a suspenção do feito e xecução do testamento?
Ha necessidade de registrar o testamento no.Cartório Imobiliario?.

Grato
Nivaldo = oab 15198

Antonio Ferreira de Araujo
postado em sexta-feira, 18 de novembro, 2011
Simone.Estudante.Quanto a sua pergunta.O MM.Juiz determinou /Arquivamento,registre-se e cumpra-se certo? Resta a você minha amiga,fazer exatamente o que o que a r. sentença determinou.a)pedir ao Cartório no Forum a Certidão do Registro do Testamento,não confundir com o Registro de imóveis,este ato e de obrigação da própria escrivania(cartório).Ato continuo dar entrada no processo sucessório respeitando-se as regras,ditadas no testamento ,Incluindo no processo o beneficiário do testamento(legatário).Nada mais minha filha.Alguma dúvida ainda?pode me comunicar.araujo.
Selma
postado em sábado, 19 de novembro, 2011
Pode um juiz nomear inventariante um dos filhos, sem abertura de testamento e em consulta aos demais herdeiros, já que são 5 irmãos e a maioria nem foi ouvida? Entramos com testamento e pedido de destituição do inventariante. O que é correto fazer?
Rose
postado em quarta-feira, 23 de novembro, 2011
Olá me responda por fazfor se puder me ajudar.Eu Cuido do meu tio que tem 74 anos e ele fez um testamneto deixando os bens em meu nome, e também deixando uma indenização de anistia que tem para recebr do estado.ele mora comigo a 10 anos, desde que a mulher dele colocou ele pra fora de casa por motivo de ele beber muito, ele tem um filho com ela, mais tb este filho nunca o procurou e nunca o ajudou em nada.Ele nunca pediu o divorcio para evitar brigas pois separaram ja de idade avançada, mais estao separados de corpos ja a 10 anos.minha pergunta é sendo eles casados em comuhao universal de bens, ela tem direito mesmo ele deixando o testamento?Obrigada me ajude porfavr
ANTONIO CARLOS
postado em quarta-feira, 30 de novembro, 2011
BOA NOITE, EU QUERO SABER SE QUANDO A PESSOA SÓ TÉM UMA CASA, E TÉM ESPOSA E QUATRO FILHO QUE NAO É DESTA UNIAO, APOS O FALECIMENTO DO PAI TÉM QUE DIVIDIR, ESSE UNICO BÉM?
12