Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > CAUTELAR DE SEPARAÇÃO DE CORPOS - CONSENSUAL - PARA O CASAL COM MENOS DE 2 ANOS DE CASADO?
UsuárioDiscussão
Rodrigo Valente Mota
Postado em terça-feira, 31 de julho, 2001
Prezados colegas,

O casal tem menos de dois anos de casamento e quer se separar de forma consensual. Infelizmente a legislação civil não permite a forma consensual quando inexiste dois anos de casamento.

Portanto, qual a melhor forma para que haja uma separação legal?

Percebi alguns julgados onde admitem a cautelar de separação de corpos, em conjunto, dando legalidade à separação, inclusive fixando alimentos provisórios. Existem outros meios?

É correta a interposição de cautelar "consensual" de separação de corpus?

Agradeço antecipadamente qualquer auxílio.

Rodrigo

ÚsuarioResposta
Cristina
postado em segunda-feira, 12 de outubro, 2009
Prezados Srs.
Vivo com meu companheiro a 18 anos, na epoca eu com 14 anos e ele 39, não tinha consciencia de tantos problemas ao qual enfrentaria, pois ele ja tinha filhos mas nao vivia com a mae deles a mais de 3 anos. Porém quando realmente decidimos viver juntos, esses filhos voltaram a viver na mesma residencia que eu, o q causou muitos problemas de agressoes fisicas a mim, deteriorando assim a minha relaçao com meu companheiro que a tudo aceitou pacificamente. Chegando ao momento de uma das agressoes da filha dele vir a matar meu filho com 3 meses de gestaçao. E nada forá resolvido, pois gostando muito dele e nao querendo separar-me aceitei tais condiçoes calada. Anos se passaram e após tratamentos e perda de outros filhos descobri que ele nao queria ter filhos. Bem...o pior de tudo isso é que a 10 anos, vivemos separados de corpos na mesma residencia. Pois não tenho condiçoes financeiras para mudar de local. Eu sempre trabalhei na loja dele, e cuidei da casa. E com 33 anos tenho pouca experiencia profissional. O pior veio agora que a ex-mulher dele separou-se do marido dela, e veio morar aqui no mesmo quintal, e ele novamente aceitou pacificamente e os filhos dele estao ameaçando tirar eu daqui. Como minha relaçao com ele ja esta acabada e ele nao pretende separar amigavelmente e dando meus direitos, ele encontrou apoio na antiga familia e hoje sinto-me numa prisão. Preciso urgente de conselho de como devo proceder diante de tal situaçao. Já que estou inclusive correndo perigo de novas agressoes. Desde já agradeço...
maria
postado em sexta-feira, 12 de fevereiro, 2010
Teho uma amiga que esta separada do marido a mais de 08 anos vivendo em casas separadas sem nenhum tipo de convivio, quando houve aseparacao ela levou os bens que havia dentro de casa , mas o marido dela quer se separar sendo que depois dessa separacao ele adquiriu outros bens e nao ha filhos , gostaria de saber se ela possui ainda direito sobre os bens que ele adquiriu depois da separacao de corpos , ja que ela nao quer dar o divorcio sem alguma recompensa ?
Rose
postado em quarta-feira, 24 de março, 2010
Sou casada a 6 anos e quero me separar mais meu marido não quer aceitar a separação quero saber como proceder com a separação de corpus?Temos um filho de 4 anos.

Obrigada.

MARILIA
postado em sexta-feira, 16 de dezembro, 2011
Gostaria de saber se posso entrar com pedido de separação de corpos de meu marido.Moramos na mesma casa , porem ja nao temos qualquer relação de casamento, apenas o social.Nao dormimos jumtos ha 3 meses...ele ainda nao tem onde morar, mas queria a separaçõa para resguardar -me de qualquer tipo de acusaçaõ sobre minha moral, ja q a pessoa em si podera alegar que tenho outro, o que nao e o caso.Separação de cporpos se aplica a isso tambem?Agurada resposta.
12