Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Guarda de filho
UsuárioDiscussão
Andrea
Postado em sexta-feira, 15 de agosto, 2003
Tenho uma dúvida a respeito do seguinte caso:

A mãe tem um filho de 8 anos cujo pai, apesar de ter registrado a criança, nunca cumpriu com nenhuma obrigação alimentar, obrigação esta que também nunca foi buscada em juízo.
A mãe mora, juntamente com seu filho menor com os pais. A mãe morre. PERGUNTA:
A guarda desta criança passa automaticamente aos avós, ou há necessidade de regularizar em juízo?
Se nada for feito judicialmente, teoricamente haverá problema para os avós (de, no caso, perder a guarda do neto) apenas se o pai requerer a guarda do filho judicialmente?

ÚsuarioResposta
Neuma Manica
postado em terça-feira, 19 de agosto, 2003
A regularização da guarda do menor em tela, deverá ser buscado judicialmente pelos avós, pois não há relação com obrigação alimentar e guarda, uma não exime a outra.
O que será levado em conta para definir a guarda é o fato de esta criança nunca ter convivido com o pai, portanto, há grandes chances de que os avós tenham sucesso quanto a obter a guarda do neto e assim, regularizar a situação que é mais adequada e segura, mesmo porque há os benefícios da justiça gratuita, se caso não disporem de meios para arcar com as despesas processuais.
Kamilla
postado em quarta-feira, 18 de março, 2009
Se a mãe tem algum medo de que aconteça algo com ela no parto e deixa um documento registrado em cartorio sobre a sua vontade do filho não ser criado pelos avos paternos e sim pelos avos maternos, pois o pai é medico e nao teria tempo para cuidar da criança, haja vista, ele já ter um filho e ser criado pela outra mae.
Esse documento teria alguma validade em juizo para requerer a guarda da criança??
edilson
postado em segunda-feira, 04 de maio, 2009
no meu caso tenho uma filha e a mãe dela moreu, nós não moravamos juntos, e a menina era criada com a mãe e uma tia, quando soube que estava com uma doença terminal a mãe pediu para não tirar a menina de sua tia e de seu avô, só que hoje acho muito errado isto, daqui a pouco a tia dela casa ou algo parecido
e a menina vai ser criada com outro homen que não é nada dela. por isto acho esta decisão bastante incomoda, sempre paguei pensão, mesmo quando a menina estava na barriga, hoje ela tem 04 anos, tenho o direito de pedir a guarda da menina?

Roberto de Azevedo
postado em terça-feira, 11 de agosto, 2009
Olá ! Tenho uma filha com 13 anos que nasceu no Brasil mas vive com a mãe desde os 3 anos na Argentina. O relacionamento entre mãe e filha vai muito mal e eu estive pensando em traze-la para o Brasil. A criança está de pleno acordo mas a mãe se nega a abrir mão da guarda da menina. Gostaria de saber quais os tramites necessários para conseguir a guarda e quais seriam as chances de sucesso.
Antecipadamente agradeço qualquer informação que possa ajudar.
maria
postado em segunda-feira, 01 de fevereiro, 2010
olá eu gostaria de saber a possibilidade de eu conseguir a guarda do meu neto, eu tenho um neto de um ano , que no momento mora comigo e o pai, a mãe o visita dia sim dia não, ela é uma inresponsável , já tem uma filha de cinco anos de um outro casamento que mora com a mãe dela.
aí eu gostaria de saber quais as chances que eu tenho como avó de ganhar a guardo do meu neto.
claudete
postado em sexta-feira, 04 de junho, 2010
tenho um subrinho que teve uma filha com uma pessoa ele registrou mais agora a mae morreu ele nunca morrou com a criança mais visitava sempre ele tem direito de ficar com a criaança?
patricia
postado em segunda-feira, 04 de julho, 2011
eu estou gravida de 8 messes,porem a risco de eu morrer durante o parto pois estou mto nervosa e isso pode causar varias complicaçoes.se eu morrer não quero que minha filha seja criada pelo pai dela,pois acho q ele não e psicologicamente estavel e que a criação dele não foi mto bom.
quero que minha filha seja criada pelos meus pais,os avos maternos.oque eu faço?
a guarda do bebe vai altomaticamente para o pai?
SAMUEL
postado em terça-feira, 29 de novembro, 2011
Ola
Chamo-me Samuel, estou com um problema familiar, eu moro com minha esposa tenho um filho de 7 mês só que não somos casados, o problema todo e que não esta dando mais certos vivermos juntos, quero separa só que não quero ficar longe do meu filho, minha esposa não tem condições, sua família não tem nenhuma estrutura, seu dois irmão são viciados em crack e seu pai dependente de álcool, sua mãe esta doente por motivo de depressão e eles mora de aluguel, queria saber qual chance eu tenho de ganhar a guarda do meu filho?
minha esposa nao trabalha e nao tem lugar nehum para mora.

aguardando ancioso por uma resposta.
Anônimo
postado em quarta-feira, 13 de março, 2013
A mãe do meu filho faleceu e meu filho esta com avo
-Eu como pai cero a gorada do meu filho o que posso fazer telho tudo preparado casa da minha namorada porque azeitou a jodar me com o cazo do meu filho SOS