Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > reconhecimento de paternidade amigavel
UsuárioDiscussão
Filipe Grimaldi
Postado em terça-feira, 31 de janeiro, 2012
Boa Tarde, Meu nome é Filipe tenho 22 anos. Recentemente eu e meu pai procuramos uma advogada para fazer o reconhecimento de paternidade. O que ocorre é que eu não quero mudar meu nome, ou seja, inserir o sobrenome dele, quero apenas que o nome dele apareça aonde fica escrito não declarado.
Isso é possível?

ÚsuarioResposta
Amaro Dewes
postado em domingo, 05 de fevereiro, 2012
Filipe, olá: Em tese, não vejo grandes problemas a que voce permaneça com seu nome que consta da tua certidão desde o nascimento. Voce é maior e capaz, com capacidade para acordar, discordar, transigir e firmar compromissos. Logo, insista com a sua advogada a que não altere o teu nome e que ambos, voce e seu pai, estão conformes com isso. Mais, voce pode alegar que a alteração lhe trará problemas com relação a sua vida passada no que diz com negócios feitos, documentos de identidade, título eleitoral, certificado de reservista, CNH, documentos de colégios, etc. e o principal: - que é voce conhecido com seu nome e que assim quer que permaneça e continue. Em caso de dúvidas, antes de praticar o reconhecimento, converse com o Promotor de Justiça que ação sobre o Registro Civil aí de sua cidade, ele certamente lhe poderá auxiliar nessa empreitada. Boa Sorte.