Enviar Mensagem

Forum > Direito do Consumidor > Alguém está usando meu CPF e agora consta no SPC
UsuárioDiscussão
Ana Paula Maximo
Postado em segunda-feira, 13 de outubro, 2003
Estou com um sério problema, pois uma pessoa, do sexo masculino e de outro estado - Santa Catarina, onde nunca estive - está usando meu CPF, inclusive tendo cadastro no DETRAN - o que me impossibilitou a dar continuidade ao processo de habilitação, e em outra empresa, que agora incluiu meu CPF no SPC, por uma dívida que não me pertence.
Já fui à Receita Federal para averiguar a posssibilidade de duplicidade do número de CPF, mas só o meu está cadastrado, e em meu nome.
Como essas duas entidades não conferem a veracidade dos dados?
O que posso fazer? A quem devo processar?
Por favor, me ajudem.
Obrigada,
Ana Paula Maximo

ÚsuarioResposta
Ana Maria Costa
postado em segunda-feira, 13 de outubro, 2003
Ana Paula,
Não tenho bem certeza, mas acredito que você tem que pegar uma certidão junto a Receita Federal que confirma que o nº do CPF pertence a você.
Vá no SPC, SERASA e todos os outros órgão de proteção ao crédito e retire uma certidão, onde consta que seu CPF possui restrição e o nome das empresas que incluíram seu nome e CPF nos referidos órgão.
Diante dos nomes das empresas, você pode ingressar com ação de indenização por danos morais e materiais contra todas elas, tendo em vista que elas são rsponsáveis por verificar toda documentação e pela inscrição nesses órgãos de restrição ao crédito. Você ingressar no Juizado Especial.
Quanto ao DETRAN, você pode tentar administrativamente, ingressando com um processo administrativo, juntando aquela certidão da Receita Federal, solicitando a liberação do seu CPF, e consequentemente, a liberação de seu processo de habilitação. Caso lhe seja negado, ou não seja possível fazê-lo administrativamente, junto toda a papelada desse pedido e ingresse na Justiça Comum, ou seja, Vara Cível, e requerendo essa liberação e que seja limpo dos cadastros do DETRAN qualquer mancha no seu nome ou no seu nº de CPF.
Aconselho a procurar um advogado para ingressar com as ações, mesmo em Juizado. Não se esqueça, é melhor você estar assessorada por profissionais.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ana Maria
Ana Maria Costa
postado em segunda-feira, 13 de outubro, 2003
Ana Paula,
Não tenho bem certeza, mas acredito que você tem que pegar uma certidão junto a Receita Federal que confirma que o nº do CPF pertence a você.
Vá no SPC, SERASA e todos os outros órgão de proteção ao crédito e retire uma certidão, onde consta que seu CPF possui restrição e o nome das empresas que incluíram seu nome e CPF nos referidos órgão.
Diante dos nomes das empresas, você pode ingressar com ação de indenização por danos morais e materiais contra todas elas, tendo em vista que elas são rsponsáveis por verificar toda documentação e pela inscrição nesses órgãos de restrição ao crédito. Você ingressar no Juizado Especial.
Quanto ao DETRAN, você pode tentar administrativamente, ingressando com um processo administrativo, juntando aquela certidão da Receita Federal, solicitando a liberação do seu CPF, e consequentemente, a liberação de seu processo de habilitação. Caso lhe seja negado, ou não seja possível fazê-lo administrativamente, junto toda a papelada desse pedido e ingresse na Justiça Comum, ou seja, Vara Cível, e requerendo essa liberação e que seja limpo dos cadastros do DETRAN qualquer mancha no seu nome ou no seu nº de CPF.
Aconselho a procurar um advogado para ingressar com as ações, mesmo em Juizado. Não se esqueça, é melhor você estar assessorada por profissionais.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ana Maria
solange costa alves
postado em sábado, 29 de dezembro, 2007
caro amigo

no dia 28/12/2007, estive fazendo pedido (atraves do telefone) de um cartão da credcard citi, quando iriamos efetuar o preenchimento do relatorio, a nossa da da impresa citada acima me informou que o meu CPF esta em restrição, certamente tomeu um susto quando me enformou.
o que eu devo fazer?

atenciosamente

solange costa alves
juazeiro-BA
aline justiniano de oliveira
postado em quarta-feira, 30 de abril, 2008
fui abrir uma conta em um banco e a abertura foi negada pois consta que uma pessoa do Rio de Janeiro esta usando meu cpf.O que eu faço?
Marina Pires
postado em quarta-feira, 04 de março, 2009
Recebi um telefonema da operadora VIVO de São Paulo me cobrando uma conta de telefone.Eu disse que não tinha telefone nenhum em meu nome.A atendente então confirmou meus dados, ela disse meu nome completo, nome dos meus pais, falou até em carteira de habilitação, sendo que eu nem dirigir eu sei. E o pior, tudo isso no estado de São Paulo, onde eu nunca estive, moro no Rio ha dez anos.Conclusão: tem alguém usando meu nome.Não consegui mais falar com a VIVO, que naum me ligou mais.A atendende disse que eu tinha que procurar uma dlegacia e fazer um b.o.Acho pouco provável que consiga fazer isso aqui....se alguém puder me ajudar, me da uma dica de como proceder, eu agradeço....
Fernando Barbosa Pereira da Silva
postado em quarta-feira, 01 de abril, 2009
boa noite eu queria saber oque eu faço,pois meu pai descobriu que tem alguem usando seu cpf em nome de uma empresa e agora o cpf ta pendente e eles tão pedindo imposto de renda sendo que meu pai não tem firma aberta e isso ele já foi em varios lugares pra resolver,mas é sempre a mesma coisa nunca resolve...e isso tem trasido muito transtorno isso é uma vergonha e ele não pode fazer nada pra tirar o nome dele dessa bagunça ?
LUCAS FERREIRA
postado em domingo, 02 de janeiro, 2011
EU TAMBEM FUI NO CORREIO TIRAR MEU (CPF) MAIS QUANDO EU CHEGUEI LA JA TINHA UM CPF NO MEU NOME SENDO QUE EU NUNCA TINHA CADRASTADO MEU CPF , O QUE EU FASSO PARA CONSEGUIR MEU CPF?TENHO QUE PROSSESAR ? SE O MEU NOME JA TIVER NO SPC ,. QUEM VAIS ESSAS COISAS E VANDALISMO ,. E O QUE E MEU EU ACHO QUE EU TENHO DIREITO E POR ISSO EU QUERO MEU CPF ! POR FAVOR ME AJUDEM , MUITO OBRIGADO .
Regina Alves Barboza
postado em domingo, 13 de novembro, 2011
acho que tem outra pessoa usando meu cpf Como vou saber se isso está acontecendo?
Anônimo
postado em terça-feira, 30 de julho, 2013
CHEGOU UMA CONTA DE 3.0278,68 DE TELEFONE DE 2012 O 013/34774564 SENDO QUE MORO Á 200 KILOMETROS DE DISTANCIA E MEU CODIGO É 019 , FIZ UM BOLETIM DE OCORRENCIA, FALEI COM A VIVO NADA NADA. PORISSO QUERO CANCELAR MEU CPF MEU NOME SE POSSIVEL TENHO 73 ANOS NÃO MEREÇO PASSAR ESSA VERGONHA
Adilson Santos de Paula
postado em domingo, 23 de fevereiro, 2014
Alguém está usando o meu cpf, o que eu devo fazer?