Enviar Mensagem

Forum > Direito do Consumidor > Renegociação de dividas
UsuárioDiscussão
Ivo Santana de Jesus
Postado em sexta-feira, 26 de março, 2010
Eu tenho uma divida datada 2008 no valor de R$ 1211 e eu gostaria de está pagando com tudo o banco está me cobrando o valor de R$ 44000 isso é correto? O que faço?

ÚsuarioResposta
Cleiton
postado em terça-feira, 30 de março, 2010
Na verdade precisava de todos os dados para fazer o cálculo certo, mas suponhamos que, a dívida seja de junho de 2008. São nove meses de atraso com juros judicial de 1%
1.211,00 x 9% = R$-108,99.

Atualização monetária é de(06/08 - 03/09 - Tabela TJ - SP) R$-1.319,97.

R$-108,99 + R$-1.319,97 = Valor a ser cobrado R$-1.428,96.

Lógico que este cálculo feito acima não inclui multas caso houver alguma.

Mas o correto a ser feito Sr. Ivo é que o senhor procure o Procon de seu município ou da região e leve estes papeis que o senhor tem para que ele possa analisar mais corretamente.
Abraço
vitorio benvenuti
postado em terça-feira, 30 de março, 2010
É prática corriqueira das instituições bancárias de capitalizar os juros em contratos de emprestimos, financiamentos, imobiliários ,de capital de giro dentre outros.

Esta prática é conhecida com o nome de anatocismo ou juros compostos.

Se não houver ação judicial proposta pela instituição bancária, o ideal é ingressar junto ao poder judiciário, para recalcular todos os valores da sua dívida, devendo juntar no processo um parecer tecnico econômico-financeiro, demonstrando a prática do anatocismo pelo banco.

Se já foi proposta ação executiva, deverá apresentar embargos à execução alegando a prática dos juros compostos, bem como, a proibição da cobrança da taxa de permanência com a correção monetária.

Qualquer dúvida pode consultar o meu site: www.vitorio.adv.br

Atenciosamente

VITORIO BENVENUTI