Enviar Mensagem

Forum > Direito das Coisas > Compra de terras em inventário
UsuárioDiscussão
Jefferson Domingos
Postado em quinta-feira, 01 de março, 2007
Olá,

Fui ver um terreno para comprar, mas o mesmo está em processo de inventário há cerca de 9 anos. Existe maneira segura de comprar tal terreno? Ainda sim, Este terreno é uma fração de uma fração, ou seja. O bem é uma área grande que foi dividida entre os filhos. Um dos filhos dividiu o que lhe cabe em duas partes. Uma delas é a que eu gostaria de comprar. Existe alguma maneira segura de se fazer isso? E como se daria o desmembramento e registro de imoveis separado da minha parte, sei que com relação as licensas e prefeitura (tamanho, localização) o registro é possível ?

ÚsuarioResposta
Amaro Dewes
postado em terça-feira, 15 de maio, 2007
Jefferson, olá: Respondendo sua primeira dúvida: - a maneira mais segura para comprar um bem que integra um inventário é através de alvará de autorização judicial e pagar o preço somente quando autorizado e pela forma autorizada pelo Juiz do inventário. Certo. O assim agir dá uma enorme tranquilidade. A segunda: para fazer a localização da fração que eventualmente for comprada, é de boa cautela colher na escritura a assinatura dos demais herdeiros / adquiirentes partícipes do inventário e por que isto ? para evitar que depois venham requerer / questionar sobre sua fração e também para evitar que eventualmente venha alguém a exercer o direito de preempção (preferência) para a compra. Assessore-se por advogado de sua confiança que deverá examinar o processo do inventário e a possibilidade de o senhor efetuar sua compra com tranquilidade, ou pelo menos com menores riscos. Boa Sorte.
Vanessa
postado em segunda-feira, 22 de fevereiro, 2010
Olá
Estamos para começar uma divisão de bens tenho uma casa com minha mãe no terreno moramos a 30 anos com minha vó lá agora queremos ficar com o terreno e abrir mão do resto da herança, são em 6 filhos 5 concordaram menos um. Esse um pode nos tirar do terreno?
jailson bittencourt
postado em quarta-feira, 14 de julho, 2010
gostaria de saber meus avos deixaram treis areas de terras um terreno de 48 ectares, um de 1,20 ec,..e um de 40, ectares da familia de meus avos são entre 9 erdeiros ja faleceu 4 dos irmãos de meu pai moramos em cima de um desses terrenos de 48 ectares cuidamos de uma area de 13 ectares deus que nasci trabalhamos em cima da area plantemos fumo lavouras agricolas em geral a 8 anos meu pai e meus irmãos desidimos plantar eucalipto plantemos 30 mil pés de eucalipto temos em cima do terreno casa luis água etc.. passando 4 anos meu pai faleceu... minha tia decidiu bota os terrenos em inventario de 4 anos pra cá minha tia e 2 tios meus vem ameacando nois para abandonar a area que cuidamos que esta em inventario com um monte de fausas mentiras eles vem falando para a juiza do forum de minha cidade que estamos desmatando a região mais os orgão ambientais ja estiverão varias vezes no locau e nada encontram a juiza local decidiu manda um embargue para não mexermos mais em nada dai como fica eu preciso trabalhar cortar meus ocaliptos para sobreviver e meus tios com um monte de fausas mentiras passando por bomsinho gostaria que me mandase a resposta obrigado...
jailson bittencourt
postado em quarta-feira, 14 de julho, 2010
gostaria de saber meus avos deixaram treis areas de terras um terreno de 48 ectares, um de 1,20 ec,..e um de 40, ectares da familia de meus avos são entre 9 erdeiros ja faleceu 4 dos irmãos de meu pai moramos em cima de um desses terrenos de 48 ectares cuidamos de uma area de 13 ectares deus que nasci trabalhamos em cima da area plantemos fumo lavouras agricolas em geral a 8 anos meu pai e meus irmãos desidimos plantar eucalipto plantemos 30 mil pés de eucalipto temos em cima do terreno casa luis água etc.. passando 4 anos meu pai faleceu... minha tia decidiu bota os terrenos em inventario de 4 anos pra cá minha tia e 2 tios meus vem ameacando nois para abandonar a area que cuidamos que esta em inventario com um monte de fausas mentiras eles vem falando para a juiza do forum de minha cidade que estamos desmatando a região mais os orgão ambientais ja estiverão varias vezes no locau e nada encontram a juiza local decidiu manda um embargue para não mexermos mais em nada dai como fica eu preciso trabalhar cortar meus ocaliptos para sobreviver e meus tios com um monte de fausas mentiras passando por bomsinho gostaria que me mandase a resposta obrigado...
glaucio mota
postado em sábado, 07 de agosto, 2010
glaucio mota , olá morro em um terreno que n está em meu nome, eu costrui uma casa nesta terreno que foi dado uma parte pele minha avô de criacão, este terreno esta no nome do falecido marido dela, ela ja e falecida os tres filhos dela n tem como pagar oum inventario eles sào meus irmãos de criacão, eu quero compra este terreno um compromiso de compra e vendo e seguro! ou de que formo eu posso obiter este terreno.
ROBERTO ALVES
postado em domingo, 21 de novembro, 2010
Bom dia acabei comprando um terreno mas o terreno tem inventário a qual o segundo dono não me falou , fui lesionado e agora o atual dono não esta disposto a fazer o inventário o q eu faço em termos de para me sair dessa situação gostaria de resposta e de uma ajuda ele disse q faria um contrato compromissorio mas não adianta pq o imovel não esta passando para mim, continua no nome dele o faço???
ROBERTO ALVES
postado em segunda-feira, 10 de janeiro, 2011
bom dia , comprei um terreno a qual o 2 segundo dono não havia dito, q tinha inventário mas ele me fez contrato para mim como segundo dono e atual dono me deu a escritura tenho algum risco o q devo fazer
fazer gostaria q me respondesse por email algum advogado da area por favor.
loja@gilfire.com.br
alexandre silva
postado em domingo, 10 de julho, 2011
ola ,eu e meus irmaos temos um terreno de herança que era do meu avõ,,,agora eles querem vende esse terreno para min,,,qual seria os documentos nessesarios,,para fazer a compra ,,e aonde eu posso fazer isso,, grato alexandre