Enviar Mensagem

Forum > Direito das Coisas > Qual a ação que cabe para demolir construção irregular
UsuárioDiscussão
João Batista Guimarães
Postado em sexta-feira, 22 de abril, 2005
O vizinho construiu parede sobre o muro alheio e, fez um quarto inclusive com cobongos (elementos vazados) dando pra dentro do muro alheio. Quero saber qual o remédio para a solução da lide e de como proceder junto ao juizado de pequenas causas ou o juizado da justiça comum.

Obrigado,

João Batista.·.

ÚsuarioResposta
lilda stefenon
postado em segunda-feira, 30 de agosto, 2010
o terreno ao lado do meu foi venddido,o muro construido era do vizinho e agora ele vai demolir o muro, e disse que nosso terreno vai ficar aberto,isso esta correto existe lei para isso ou ele tem que proteger meu patrimonio
Joelma Ferreira
postado em terça-feira, 07 de setembro, 2010
Olá. Boa tarde. Há cerca de dois anos compramos uma casa q partilha o mesmo espaço com mais duas. As casas não possuem muro de separação entre elas, o q separa a minha casa da de trás é as costas da minha e um espaço de 1,5m entre elas e a do lado esquerdo é a parede da sala e da garagem q faz separação. Quando a adquiri, ela já possuía elementos vazados na área, o vizinho de trás quería me obrigar a fechar tudo relatando q tinha direito de pedir isso, entrei em comum acordo e concordamos fechar metade para não matar a minha passagem de ar, porém tive q fechar a janela do quarto da minha filha q tbém dava costas para a casa dele, porém estava a mais 2m de altura, ou seja, o quarto ficou sem circulação de ar. Falei pra ele q se ele quisesse iriamos entrar com ação e tanto eu qaunto ele perderíamos espaço para fazer o muro. Enfim, agora quero ampliar minha casa construindo mais um andar, desejo saber se posso colocar elementos vazados no terceiro piso, q sería um terraço, voltado para a casa de trás?
Karla Daniele de Paula
postado em terça-feira, 21 de setembro, 2010
Moro em um conjunto de casas na cidade metropolitana de BH (Santa Luzia) minha visinha está construindo o segundo andar da casa dela a obra toda me parece legal MENOS um quarto q ela vai fazer com uns 40cm de diferença do meu muro, isso é certo?
sei q o limite é de 1,50 e ñ tem esse limite, mas por ser casa de conjunto isso muda em algo?

agradeço des de ja
RITA DE CASSIA NOGATA IDE
postado em quarta-feira, 22 de setembro, 2010
Sou moradora do bairro de MIRANDOPOLIS, SP e o meu vizinho faz constantes reformas. A úlitima foi de um terceiro andar com churrasqueira e muro acima do meu telhado.
Várias reclamações são feitas junto a SUBPREFEITURA DA VILA MARIANA e eles afirmam que nada pode ser feito por a obra já estar concluída. Se nada pode ser feito, PORQUE NÃO VÃO AO LOCAL NO ANDAMENTO DA OBRA ???
E o que me estranha nisso tudo é que a casa em questão nunca foi multada... Ou seja eles constroem com bem entendem, prejudicam a minha casa e fica por isso mesmo.
Alguém pode me dar uma orientação ?
Grata
maria helena
postado em quinta-feira, 21 de outubro, 2010
a minha construção foi feita encostada no muro, veio um novo vizinho e colocou um chuveiro colado na minha parede e no muro, com as batidas para a instalaçao ele trincou toda a parede da minha casa. Reclamei ele não deu a mínima. tenho, eu, direito de reclamar na justiça já que minha casa é colada no muro?
maria helena
postado em quinta-feira, 21 de outubro, 2010
a minha construção foi feita encostada no muro, veio um novo vizinho e colocou um chuveiro colado na minha parede e no muro, com as batidas para a instalaçao ele trincou toda a parede da minha casa. Reclamei ele não deu a mínima. tenho, eu, direito de reclamar na justiça já que minha casa é colada no muro?
leiliane de martins
postado em quarta-feira, 03 de novembro, 2010
Boa Noite,
Moro numa casa de 2 andares na segunda casa da rua e meu vizinho de esquina subiu o nosso muro até minha laje tampando toda minha vista.
Antes via a ponte a esquina e agora saio na minha sacada do segundo andar e dou de cara com um muro.
E fora as infiltrações q deu na parede do meu quarto. Mais enfim o que mais me encomoda é esse muro, e ja tentei resolver amigavelmente mais não rolou, tenho direito de exigir que ele arranque esse muro?
givanildo de souza nunes
postado em sexta-feira, 05 de novembro, 2010
olá, gostária de esclarecimentos, pois fiz uma obra de emergência em minha residencia para conter uma barreira e melhorar a segurança e o aspecto da mesma, no entanto a prefeitura de jaboatão pediu para eu demolir a construção pq a mesma não estava regularizada no orgão competente, pergunto se posso ainda regularisa minha obra ou se devo entrar com algum remédio juridico pra garantir a permanencia da mesma?
Adilson de Oliveira e Souza
postado em quarta-feira, 29 de dezembro, 2010
Moro no município do RJ-Seropédica, atrás da minha casa eu tenho 4 terrenos que é para plantação.Como a rua que fica atrás da minha casa estão fazendo obras de esgoto e calçamento da rua eu parei de planta até acabarem as obras.
No lado esquerdo destes terrenos moram varias pessoas e casas,eu murei todo o meu terreno,jogaram os burros abaixo,eu cerquei tudo ,retiraram os moiros e arames,hoje estar tudo aberto deste lado.
Para a minha surpresa eles estão colocando o esgoto deles dentro deste terreno,já reclamei,já falei e até já teve bate boca.
Eu tenho 70 anos de vida e moro nesse lugar há 32 anos o que eu posso fazer para resolver isso amigavelmente ou até por outro lado?
Maria Luiza Polido Pereira
postado em quarta-feira, 12 de janeiro, 2011
Senhores,Estou com problemas com uma obra paralela a minha casa.A casa sofre uma reforma, e construção de um segundo andar.Ela não possui seu próprio muro, e fez um aterro de mais ou menos uns 80 cm, colados ao meu muro, com uma jardineira, sem contenção, o que gerou uma infiltação se estendendo até minha varanda , numa altura de mais ou menos uns 90 cm. Por se tratar de um terreno aterrado, com o peso da construção do segundo andar, abriram rachaduras nas minhas paredes,já que minha casa não dispoe de colunas para sustentação do peso e pressão da obra paralela. Penso que seria necessário um calculo estrutural pelo engenheiro da obra afim de evitar tais transtornos na minha residencia.Paralelamente, destruiram um telhado que possuo numa cozinha improvisada,gerando goteiras e chuvas dentro da minha casa, ao ponto de termos que esvazia-la para não ficarmos sob a chuva.Destruiram meu piso dos fundos, com concretos, pedras ,além de empurrarem meu muro, formando uma barriga pela pressão da coluna alí construída.Pergunto.Quais são os meus direitos?A quem recorrer?Agradeço a orientação.
1234