Enviar Mensagem

Forum > Direito das Coisas > PENSÃO ALIMENTICIA DADA POR PAI AUTONOMO
UsuárioDiscussão
ALH
Postado em segunda-feira, 03 de novembro, 2003
Olá gostaria muito que me orientassem numa questão que tenho muitas dúvidas: Tenho um filho de 12 anos, e no momento estou desempregada sem recurso algum,o pai dele registrou ele com 8 anos .A partir disto,ficou combinado dele pagar um salário mínimo de pensão alimentícia, e na época eu estava trabalhando e aceitei. Quando ele fez o registro assumindo nosso filho,eu não estava presente e não sei se houve algum acordo entre cartório ou juiz pelo estipulado do valor da pensão alimentícia. Ele é autônomo, e casado, tem uma filha,(que a esposa atual engravidou 5 meses apos saber da existencia do meu filho com ele) agora alega que não poderá mais dar o salário mínimo e quer reduzir a pensão para a metade, sem contar que ele não visita o menino, e qdo aparece é para trazer o valor da pensão com um recibo feito de proprio punho para eu assinar.E os bens que ele possui esta no nome da atual esposa(carros e imovel ) e ela trabalha e ganha bem. Por gentileza, gostaria de saber se isto é possível ele reduzir a pensão, ja que não tenho condições alguma de manter meu filho, moro com meus pais e eles não tem aposentadoria, tive que tirar meu filho de uma boa escola particular, para coloca-lo numa escola publica que nem aula esta tendo direito devido os professores faltarem direto e meu filho esta abalado com isso psicologicamente , eu quando trabalhava sempre pagava um bom colegio para ele,mudou o padrão de vida dele. Outro detalhe: o pai dele(avô de meu filho) faleceu há 6 meses, e deixou varios imóveis, e aposentadoria para a esposa.(vó do meu filho ) Gostaria de saber se ele não pode pagar o valor combinado do salário mínimo de R$240,00, eu posso EXIGIR da mãe dele ? Já que ela ficou com vários imoveis alugados e aposentadoria do avô de meu filho? Peço por gentileza aguardo vosso exclarecimentos, em saber os direitos de meu filho. E tambem não sei como agir sobre o inventario do avô dele, pois nao sei como ficou estabelecido.Quais os direitos do meu filho? Desde já agradeço. alh

ÚsuarioResposta
ROSELI DIAS QUINTELA ERBA
postado em terça-feira, 13 de abril, 2010
BOA TARDE MEU FILHO PAGA PENSAO ALIMENTICIA PELO SALARIO MINIMO PAGA MEIO AINDA PAGA CONVENIO DE 50 REAIS E TAMB ABONO SO QUE DESDE DEZEMBRO ELE TA DESEMPREGADO CASOU TEM UMA FILHA DE 2 ANOS E PAGA ALUGUEL TA VIVENDO DO SEGURO DESEMPREGO QUE E 600 REAIS MAS PAGA 236 DE PENSAO E 350 DE ALUGUEL A FAMILIA TA NA BRIGA PORQUE NAO CONSEGUE PAGAR O CONVENIO PRA MENINA SO A PENSAO ELE TEM TAMB SEUS GASTOS ENTROU NA JUSTIÇA JA FAZ UNS 7 MES MAS NADA SAIU AINDA SO QUE TA APERTADO PRA ELE SEM EMPREGO A MAE DA MENINA E DE MAIOR TEM OUTRO FILHA E SOLTEIRA MORA COM OS PAIS E NEM TRABALHA GASTA O DINHEIRO DA MENINA EU QUE DO TUDO PRA MENINA QUERIA SABER SE ELE NAO PAGAR O CONVENIO ATE ARRUMAR EMPREGO DA ALGUM PROBLEMA PRA ELE PORQUE FOI FEITO NO JUIZ MAS ANTES DELE CASAR E TER OUTRA FILH POR DEUS RESPONDE PRA MIM TO INQUIETA DE TANTA BRIGA POR CAUSA DO CONVENIO E NEM USA ELA USA ME DESCULPE TO DESESPERADA NAO GOSTO DE BRIGA SOU DA PAZ ME AJUDE ME RESPONDENDO OBRIGADA ROSELI
elaine donizete elias
postado em sexta-feira, 27 de agosto, 2010
MEU EX MARIDO ESTA COM A PENSÃO ATRAZADA,FOI PRESO MAS JÁ ESTA NAS RUAS.A PENSÃO FOI PAGA NO FORUM POR MALDADE POIS DEMORA PARA QUE EU RECEBA.ELE SABE QUE TENHO CONTA NO BANCO, MAS DEPOSITA NO FORUM.FOI PAGA DIA 20/07/2010 E ATÉ AGORA NÃO RECEBI ,GOSTARIA DE SABER SE DEMORA TANTO ASSIM POIS MINHAS FILHAS ESTÃO PEDINDO AS COISAS.MUITO AGRADECIDA
Regiane coli vieira
postado em quarta-feira, 08 de setembro, 2010
preciso de uma orientação : meu marido saiu de casa faz 2 anos e até hoje não pagou nenhuma penção ,mas ajuda em casa , se eu for pedir penção no forun ,ele é autonomo ,quantos ele pagaria e que direito eu teria ,temos uma filha de 14 anos por favor me responda obrigado
Regiane coli vieira
postado em quarta-feira, 08 de setembro, 2010
preciso de uma orientação : meu marido saiu de casa faz 2 anos e até hoje não pagou nenhuma penção ,mas ajuda em casa , se eu for pedir penção no forun ,ele é autonomo ,quantos ele pagaria e que direito eu teria ,temos uma filha de 14 anos por favor me responda obrigado ,e ele tem um carro de que eu e minha filha teria direito?
rute beatris tavares
postado em quarta-feira, 13 de outubro, 2010
adotamos uma menina,por problemas de saúde dele.Nos separamos 3anos depois...Meu ex-marido me pagava 2salarios emeio.Atualmente,nuns cinco anos ficou estipulado em me pagar 8.000,00parcelado de 200 reais por mês e mais a pensao(pq ele nao estava depositando) e entrou com o pedido de baixa de pensao;afirmando com a carteira estar prestando serviso pra uma empresa de um amigo.Onde é só fachada pois nao trabalha neste escritorio de remates)como posso saber dos ganhos dele? A menina tem problemas mentais,ficou com sequelas da desnutrição...Crio ela com luta e sacrificios fora gastos absurdos de medicamentos.Como a minha cidade é pequena e ele de familia tradicional e rica,to sem esperança nenhuma!!!!quanto entro na justiça sempre perco . O q me orientas? Mãe sem esperança.
rute beatris tavares
postado em quarta-feira, 13 de outubro, 2010
adotamos uma menina,por problemas de saúde dele.Nos separamos 3anos depois...Meu ex-marido me pagava 2salarios emeio.Atualmente,nuns cinco anos ficou estipulado em me pagar 8.000,00parcelado de 200 reais por mês e mais a pensao(pq ele nao estava depositando) e entrou com o pedido de baixa de pensao;afirmando com a carteira estar prestando serviso pra uma empresa de um amigo.Onde é só fachada pois nao trabalha neste escritorio de remates)como posso saber dos ganhos dele? A menina tem problemas mentais,ficou com sequelas da desnutrição...Crio ela com luta e sacrificios fora gastos absurdos de medicamentos.Como a minha cidade é pequena e ele de familia tradicional e rica,to sem esperança nenhuma!!!!quanto entro na justiça sempre perco . O q me orientas? Mãe sem esperança.
gisele aquino avila
postado em quarta-feira, 20 de outubro, 2010
ola gostaria de saber, estou com um processo letigioso e pensao alimentcia desde marco/10 e ainda nao teve nehuma audiencia, so que o meu advogado disse que é lento. só que o juiz ja estipulou um valor de 20% que seria 250,00 so que ele deposita 160,00 reais. dizendo que ele nao esta de carteira assinada, mas sei que ele trabalha com o irmao em uma panificadora . ( o irmao dele é socio com outro). como fica essa situacao. o pai da minha filha ganhou no ano passado em novembro de 2009 uma quantia trabalhista + ou - 70,000,00. ele comprou carro, caminhao so que nao estao no seu nome. e agoro o que eu posso fazer para mostrar para o juiz que ele tem condicoes de dar uma boa pensao para sua filha, e mostrar que ele tem varias coisas mas no nome de parentes.
obrigada.
Antonio
postado em quarta-feira, 03 de novembro, 2010
Minha pergunta é simples, tenho uma néta que no momento está com 11 anos deidade, o pai da mesma paga um a(pensão) de R$60.00 so, que o mesmo recebe um salario de R$600.00 mensal.
Esta quantia é justa (juridicamente), caso contrario qual ocaminho que minha filha no caso mãe da minha néta deve tomar.
sandro ramos
postado em quinta-feira, 04 de novembro, 2010
ola.gostaria de dizer,voce tera que recorrer ao advogado e dizer a tua situçao atual,antes que ocorra 3 meses de atrazo,pois podera que a ex,na raiva te leve pra cadeia.e cadeia na certa ,.quanto mais vc disse que nao estao se entendendo.procure um forum ou teu advogado o mais rapido possivel, do juiz vc so tera a prisao decretado e podera acorrer que teus pais pagem estes valores caso estejam atrasados.
em relaçao a valores nao e o que o juiz declarar,mas sim o que vc pode pagar,pois a ex nao dita valores,e vc que diz com quanto pode ajudar.afinal de contas vc nao esta negando ajuda...a nao ser que ela quer viver a tuas custas. desculpe .mas so quiz ajudar.
sandro ramos
postado em quinta-feira, 04 de novembro, 2010
ai meu jovem,e vc que podera entrar num acordo com ela,em relaçao a valores.se realmente vc nao tem condiçoes,o juiz com certeza ou ate o proprio advogado podera fazer em oficio o valor que vc podera ajudar.talves sera o valor minimo....50,00 100,00., conversando tudo se revolve.
1234