Enviar Mensagem

Forum > Direito das Coisas > DOAÇÃO COM USUFRUTO VITALÍCIO!!!!ME AJUDEM!!!!!!
UsuárioDiscussão
Ana Paula Machado
Postado em sábado, 09 de maio, 2009
OLÁ!
ESTOU COM UM CASO DE DOAÇÃO COM RESERVA DE USUFRUTO VITALICIO PARA DUAS PESSOAS, SENDO QUE UM USUFRUTUÁRIO VEIO A ÓBTO E O OUTRO TOMOU A POSSE DO IMÓVEL. AGORA O SEGUNDO USUFRUTUÁRIO ABANDONOU O IMÓVEL,QUE ESTÁ EM TOTAL ESTADO DE DETERIORIZAÇÃO E ABANDONO, NÃO FORAM PAGOS OS IMPOSTOS(IPTU,AGUA,LUZ). A MINHA DÚVIDA COMO PROPRIETÁRIA É SE EU PODERIA USAR AS CAUSAS EXTINTIVAS DE USUFRUTO,E O CONTRATO FOI FEITO EM 1996, USARIA O CC/02 OU O DE 1916? É POSSIVEL A EXTINÇÃO DESSE USUFRUTO, JÁ QUE RENUNCIAR O MESMO NÃO QUER FAZER, O QUE TORNARIA MAIS FÁCIL PARA TODOS.
ATT..
ANA.

ÚsuarioResposta
Fabiano Takeo
postado em sábado, 01 de janeiro, 2011
Pergunto:
Estou com um Problema grande, tenho duas propriedades e sem boa saude, meu pai disse: *Assine esse documento de Uso e Fruto Vitálicio*, no momento pensei que isso so seria para administrar para mim enquanto me recupero mas...tudo isso foi depois que ocorreu um acidente comigo.
E como estava em depressão e machuquei minha cabeça.
Agora estou junto com minha esposa, e quero cuidar do que é meu, não deixa entrar e nem cuidar. Fala que so posso entrar, caso separar-se dela. Não to mais aguentando essa situação. E hoje entrei aqui e vi, que vcs dão dicas por favor. Quero resolver na Paz essa minha situação, ja conversei com advogados e me disseram que não tem jeito. Estou desempregado faz quase um ano e minha esposa trabalhando com esporão no pé.
Me ajudem... Por favor.
Agradeço pela atenção
julia maria farhat
postado em quarta-feira, 23 de fevereiro, 2011
Minha mãe herdou com o falecimento de meu pai, um sítio que ele compreo em nome dos netos. Eu sou solteira, tenho 60 anos, e tomo conta do sítio. gostaria de saber se minha mãe pode passar o usufruto para o meu nome, ou caso ela venha a falecer, eu e minha irmã, herdaremos o uso fruto.
Desde já, agradeço, um abraço.
Julia
Alex
postado em sexta-feira, 18 de março, 2011
olá sou advogado porem não exerso a profissão, duvida de como fazer uma declaração minha sogra se separou e meu sogro quer fazer uma declaração de livre espontanea vontade como usufrutovitalicio em nome do ex consorte e de seus filhos de uma casa(imovel) sem escritura...como posso fazer esta declaração tem algum modelo básico
João Flávio de Mello Moraes
postado em quinta-feira, 24 de março, 2011
Me uni a uma mulher desquitada que ja tinha quatro filhos.
Desta união tivemos um filho
vivemos juntos a 31 anos e ela continua na condição de desquitada
Possuo bens
O que fazer para no caso de obito dela, seus filhos não sejam agraciados com parte da herança.
jose carlos rodrigues pinto
postado em sexta-feira, 27 de maio, 2011
Apos sair da empresa na qual eu trabalhava, aposentei, e com o acerto comprei uma casa ,com recursos oriundos do acerto de contas,no qu foi pago a vista o imovel, sendo que ja passei o imovel para o nome dos filhos mas com a clausula de USUARIO VITALICIO, para mim e minha esposa, minha pergunta, um dos filhos quer adquirir uma casa pelo sistema da Caixa Econimica Federal, gostaria de sabe se existe algum impecilio para isto, pois de acordo com o que sei, quem tem um imovel na cidade nao pode financiar outro ,
Cátia Lopes
postado em segunda-feira, 29 de agosto, 2011
Boa tarde!

Minha mãe faleceu a três anos, ela era casada com o meu pai com separação de bens. Em 1995 eles fizeram um documento em que a minha mãe, deixou a parte dela para uso fruto vitálicio para o meu pai. A minha pergunta é: Eu como filha única por parte de mãe, não tenho direito a nada? O testamento não teria que ter a assinatura dela ou só as testemunhas bastam? Tenho direito a algo?
Marta
postado em quinta-feira, 03 de novembro, 2011
Estou comprando um imóvel com doação em usufruto de um pai para um filho, onde o pai veio afalecer e a mãe está viva.
Como devo proceder neste caso???
É verdade que a mãe fica com50% e pode abrir mãe da parte dela em favor do filho que fica com 100% e pode então vende-lo para mim sem problemas???
simone
postado em sábado, 06 de abril, 2013
Boa tarde!
Minha mãe faleceu e meu pai gostaria de colocar a casa em usufrutos vítalicio,somos sete irmãos.
Sendo que não é pago o imposto do imóvel a mais de 40 anos,mesmo assim pode se fazer o procedimento de usufrutos,como devemos fazer?
12