Enviar Mensagem

Forum > Direito das Coisas > Usucapião para carro
UsuárioDiscussão
Julio
Postado em segunda-feira, 07 de maio, 2007
Olá a todos, gostaria de tirar uma dúvida sobre o usucapião de coisas móveis. Sou apaixonado por carros antigos, e vejo que em ferros velhos existem carros raríssimos em condições deploráveis. Tenho vontade de adquirir um desses e restaurar, mas como estão em ferro velhos, estão dados baixa no detran, logo, não é legal circular com esses carros em vias públicas.
Existe a possibilidade de eu adquirir um desses, reformar ele e, depois de 3 ou 5 anos pedir posse por usucapião?
Obrigado e abraços,
Julio

ÚsuarioResposta
Reinaldo Mer
postado em terça-feira, 22 de dezembro, 2009
Gostaria de saber tenho um Gol 89/ que estou com ele a mais de cinco anos e não consigo encontrar o antigo proprietário,que o adiquirio em um leilão,tenho NF e tudo ,essa pessoa não passou o carro para o seu nome que ainda está em nome do banco,sendo que entrei em contato com o banco o mesmo me informou que só o responsavél da NF pode solicitar a transferencia ,eu consigo nesse caso fazer do USO CAPIÃO para regularizar esse veículo,fico no aguardo de uma reposta.

Muito obrigado.
joel peixoto dos santos
postado em quarta-feira, 20 de janeiro, 2010
bom dia.
meu filho financiou um carro em 36 x, pagou agumas e o carro fundiu o motor, desempregado e sem condiçoes de pagarsolitou acordo para devolução do carro, porem não conseguiu, parece que o banco foi adqurido por outro, resumindo. ja faz mais de 6 anos. um advogado disse pra pedir o usocapião do mesmo, gostaria de saber se podem me ajudar, o que fazer.
eloir
postado em sexta-feira, 30 de abril, 2010
OLA, TEMOS UM PEOGEOT FRANCÊS ANO 77 E FOI ESTRAVIADO O DOCUMENTO DELE E POR ISSO ELE ESTÁ PARADO.COMO FUNCIONA O USO CAPIÃO. ALGUEM AÍ PODE ME AJUDAR? muito grato.
Guilherme
postado em quinta-feira, 20 de maio, 2010
Respondendo ao Julio, Eloir e demais que tem interesse em questões referentes a usucapião de bens móveis, em especial de automóveis que é o objeto das perguntas, digo-lhes que é possível, contudo como se tratam de demandas judiciais, cada caso deve ser analisado separadamente em suas peculiaridades.
Caso seja do seu interesse, é preciso conhecer melhor as questões referentes a posse e propriedade do automóvel, que se tratam de requisitos e condições necessárias para a propositura de tal ação.
Fico a disposição para trocar ideias e passar-lhes orientação a este respeito.
jose jesus da silva
postado em terça-feira, 24 de agosto, 2010
foi dado um carro em troca de pensão alimenticia, porém, o adquirente e pai da criança não pagou totalmente o veúiculo e o dono anterior se recusa a passar o carro em nome da mâe da criança. Já faz cinco anos que o carro está parado e sem transferencia. Pergunto:fui nomeado por provisão da Justiça Gratuita para a Acão de Usucapião do veiculo. Preciso de uma petição que gere semelhança ao que preciso.
Se puder me ajudar, envie pelo meu Email acima.
No aguardo de sua resposta, resta-me agradecer pela força.

obrigado JESUS
Guilherme
postado em quarta-feira, 01 de setembro, 2010
Caro colega José Jesus da Silva,
Não aparece qualquer email em sua pergunta. Sugiro a leitura dos artigos 1260 e seguintes do Código Civil.
É importante observar a forma da negativa mencionada em sua pergunta, se configura ou não contestação a posse do veículo.
Espero ter ajudado, e fico a disposição caso tenha mais dúvidas. Pode entrar em contato pelo email gantigos@gmail.com para quaisquer esclarecimentos.
Boa sorte.
clair soares da silva
postado em domingo, 15 de maio, 2011
comprei um veiculo do estado da baia,so que na hora de transferir o carro estava com empedimento na receita estadual, tenho direito de requerer uso capiao deste veiculo
Rafael Zillig
postado em quarta-feira, 22 de junho, 2011
Amigos gostaria de tirar uma duvida.
Eu comprei um carro de um senhor que faleceu, a esposa dele fez um documento informando que passo o veiculo pra uma outra pessoa, ai eu comprei dessa pessoa e ela fez um documento passando pra mim, mais o documento do veiculo ainda está no nome do falecido.
Eu consigo pedir um usocapião para esse veiculo.

Obrigado
Ronaldo Coelho
postado em sábado, 16 de julho, 2011
Amigo ! isso vai depender do tipo de financiamento que vc fez,se for LISEN fica facil,é só entrar em contato com a financeira e pedir pra fazer devolução amigavel,desde que vc não depene o carro antes de devolver,agora se o seu financiamento for CDC ai vc esta enrolado talvez vc precise do procon par interceder por vc e tentar algum tipo de acordo,pois esse tipo de financiamento funciona assim vc não pode mais pagar entra em contato com eles eles aceitam o carro de volta o mesmo vai a leilão,apuram determinado valor o que faltar vc paga.
Ex:o valor do carro a vista custa R$25,000 digamos que financiado ele aumente para R$35,000 e vc pagou R$10,000,R$35,000 - R$10,000 que vc já pagou faltam R$25,000,vc devolve o carro,o mesmo vai a leilão,digamos que ele seja arrematado por R$15,000 ainda faltam R$10,000.esse é o valor que vc vai ter que pagar a financeira.
O BANCO NUNCA PERDE.SÃO TUDO SANGUE SUGA
Anônimo
postado em sexta-feira, 24 de agosto, 2012
olá, comprei um carro a 4 anos , mas não consigo achar o do dono para transferencia, ,sera que consigo esse direito de usocapião?meu interece é legalizalo. fico grato pela resposta.
12