Enviar Mensagem

Forum > Obrigações e Contratos > Universidade quer me reprovar por faltas, mesmo com notas que me aprovariam
UsuárioDiscussão
mariana rosa
Postado em quarta-feira, 02 de dezembro, 2009
Estudo ciencias economicas e ultrapassei o limite de faltas (20), tenho 22 faltas e em um dia eu tenho um BO de assalto na noite anterior à aula. A faculdade não quer aceitar o B.O. e caso eu seja reprovada perderei a bolsa integral. Com esse BO as minhas faltas seriam reduzidas para 18 e eu seria aprovada. Mesmo com as faltas já lançadas no sistema a faculdade não me impediu de realizar as provas finais, onde obtive a nota necessária para ser aprovada. A professora alega que a falta referente ao dia do BO foi compensada com dias que ela não passou a lista de presença e ficou como Presença não registrada. Porém, se a lista não foi passada, não tem como comprovar se faltei nesses dias. É fato que teve dias desses (que não teve lista) que eu também não fui, mas se não há assinatura, não tem documento pra comprovar e só essas duas faltas excedentes é que estão me prejudicando.
Aguardo ajuda. Obrigada.

ÚsuarioResposta
lucio soares
postado em domingo, 29 de agosto, 2010

Gostaria de saber se a faculdade é obrigada a comunicar ao aluno que foi reprovado por faltas. É que estou no último período do curso de administração e só agora fui comunicado q estou reprovado por faltas em uma matéria do quarto período.

OBRIGADO
marcelo barbosa
postado em quinta-feira, 02 de dezembro, 2010
olá, estudo em uma universida estadual. segundo o regimento interno da instituição, para eu ser aprovado tenho que estar de acordo com os seguintes artigos:(regimento)Art. 94 - É considerado aprovado o aluno que cumprir, em cada disciplina, as seguintes exigências:
I. Freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas
efetivamente ministradas na disciplina;
II. Obter média aritmética final igual ou superior a 5,0 (cinco).
Art. 95 – O cálculo das médias parcial e final dos alunos será realizado de
acordo com o disposto na Resolução — CsU 04 de 27 de fevereiro de 2003

procedimentos de calculo de média parcial e final
Art. 6° - Os alunos que obtiverem média parcial inferior a três ( MP <3,0) terão média final igual a média parcial (MF = MP), e estarão impedidos de realizar a prova final.
Art. 7° - Os alunos que obtiverem média parcial igual ou superior a sete (MP≥ 7,0) terão média final igual a média parcial (MF = MP), e estarão dispensados de fazer a prova final.
Art 8° - Os acadêmicos que obtiverem sua média parcial superior ou igual a três e também inferior a sete ( 3,0 ≤ MP < 7,0), obrigatoriamente farão prova final.
Art. 9º - A média final, MF, dos alunos que fizerem prova final será a médiaaritmética entre a média parcial, MP e a nota da prova final, NPF (MF = 0,5 X {MP +NPF}).

Fiquei com media final 6.4 em uma matéria vou ter que fazer essa 5° avaliação ou prova final?.gostaria de saber se cabe recurso contra isso visto que esta ultima avaliação, invalidara minhas 4 notas parciais? outra questão que percebi também é que a LDB, nada fala sobre notas para se aprovado.
desde já agradeço a atenção.
Breno Rodrigues
postado em terça-feira, 30 de agosto, 2011
Querida antes quero saber se a sua instituição é publica ou privada, em ambos os casos vc pode impetrar um mandado de segurança, se for privada a competencia é da justiça federal se for publica é competencia da justiça estadual, procure a DEFENSORIA DA UNIÃO(PRIVADA), DEFENSORIA DO ESTADO(PUBLICA), ABRAÇO!!
ANDREIA almeida
postado em quarta-feira, 31 de agosto, 2011
por favor,sou adventista e estudo na uniube ,faculdade a distancia,tenho nota para passar nesse ultimo período,mas fiquei sabendo que reprovei por falta,isso é 4 horas de falta,eu não vou aos sábados nos seminários,e isso era a quantidade que eu poderia faltar o semestre todo,só que em um domingo passei muito mal e não pude fazer a prova,tenho atestado para isso e tudo,passei mal e não assinei a lista de Freqüência,fiz a prova substituta e tirei nota boa,o caso dá nota tinha resolvido,mas a falta não,agora eles me falam com convite conficionado para a formatura,beca paga e tudo mais,tenho nota,fiz o tcc,inclusive assinado e muito elogiado pela banca e por 4 horas reprovada,sempre fui uma ótima aluna e ajudei muitos colegas,como posso agir pela justiça nas formas da lei.
cristiane
postado em terça-feira, 07 de fevereiro, 2012
estudo em uma universidade particular à distância e obtive nota em uma determinada matéria 7,90 como não tenho computador disponível necessito ir a lan house e a casa de parentes para fazer os trabalhos ,recentimente fui verificar o meu histórico de notas virtual e observei que tinha sido reprovada nesta matéria por falta no total de 6 faltas onde só lembro ter faltado apenas um dia por estar doente totalizando 4 faltas pois,cada dia são 4 listas de presença ,como posso resolver este problema ,pois sempre que necessito sair mais cedo sempre espero passar a lista pois moro em outro estado e já tem algum tempo que fiz essa matéria foi entre 28-08-2011 e 15-09-2011 e só bercebi agora.Aguardo ajuda.
lalla
postado em sexta-feira, 31 de agosto, 2012
eu acho que com 30 falta em cada materia ja reprova
José Alfredo dos Santos Filho
postado em sábado, 22 de setembro, 2012
Bom dia!
Primeiro quero informar que a listagem de faltas só servem para o professor provar que deu o conteúdo, em caso do aluno querer questionar, mas não server para fazê-lo reprová-lo. Nem na época da "ditadura" isso acontecia. Segundo, caso o professor ou a faculdade insista em manter a reprovação, entre com um "mandado de segurança" contra eles. Uma liminar garantirá sua aprovação e conclusão do curso.
Geralmente que faz isso são as faculdades particulares para ganharem mais dinheiro, isso caracteriza literalmente roubo.
José Alfredo dos Santos Filho
postado em sábado, 22 de setembro, 2012
... Há, esquecid e dizer para que não se deixem vencer, porque seja "pública ou privada", as faculdades, somos nós que sustentamos a todos que nelas atuam, então, sendo assim são nosso empregados e tem que nos servir bem. Chega de "DITADURA MASCARADA". O que precisamos é de qualidade no ensino e moralização e ético no corpo discente. Em muitas universidades professores sem no mínimo "Pós-graduação" estão lecionando. Só porque o cara é delegado, está dando aulas, mas ele precisa ter no mínimo uma "Pós-Graduação, entenderam? Investiguem isso e BOTEM A BOCA O TROMBONE, não se deixem ser vencidos e enganandos.
carla
postado em quarta-feira, 16 de janeiro, 2013
olá,aproveitando as discussões,quero colocar o meu caso.Estudo em uma intituição federal e fui reprovada em duas disciplinas no 2º semestre,fiz prova pela resolução 5 e não tive o repasse das notas pelos professores,desde então estou buscando resposta,sem sucesso.Como não obtive resposta nenhuma vez fia a matricula por duas vezes na s disciplinas ,mas não foi postado nada pra eu fazer,(é modalidade EAD)e continuei sem resposta e agora descobri que estou reprovada.Existe alguma lei que possa me amparar neste caso?Principalmente porque procurei resolver o problema ,porém sem resposta da instituição?Já fiz até o TCC.Penso que não foi minha culpa,porque procurei resolver por muitas vezes e se não conseguir resolver vou ter que esperar ser ofertado pela faculdade e isso pode levar de 2 a 3 anos, é justo isso?