Enviar Mensagem

Forum > Responsabilidade Civil > Pedido de Tutela antecipada para uma pessoa idosa
UsuárioDiscussão
Paula Brandão
Postado em terça-feira, 17 de agosto, 2010
Srs., sou o parente mais proximo (direto) de uma senhora de 90 anos que sofre de mal de alzheimer, visto que seu unico filho já é falecido. Ela é pensionista, porém neste último mes, quando houve o recadastramento anual realizado pelo banco, foi entregue um novo cartão para movimentação da conta, e para tal seria necessário o castro de uma nova senha, porém a pesar da propria estar presente, a senha não foi liberada pelo banco, por entender que ela não responde mais por si. Desta forma, informaram que deveriamos ter uma procuração junto ao INSS. Ao entrar em contato com INSS, fui informada que eu deveria procurar a justiça, pois precisaria de uma liminar de um juiz, juntamente com um atestado médico, informando que ela não tem mais condições de responder sozinha, para que eu possa, em seu lugar, cadastrar a senha para que o beneficio possa ser retirado.
Peço orientação, para que eu consiga agilizar esse processo, já que ela está sem receber seu beneficio.
Poderiam me informar quanto tempo, geralmente demora num processo como esse?
Antecipadamente, agradeço a ajuda.

ÚsuarioResposta
Amaro Dewes
postado em domingo, 22 de agosto, 2010
Paula, olá: Por primeiro, a idade de pessoa (90 anos) por sí só não é impedimento para ela receber diretamente seus benefícios de pensão e/ou aposentadoria, isto tanto no banco quanto no INSS. Se ela está em condições plenas das faculdades mentais, está boa da cabeça, desnecessário procuração ou mesmo autorização judicial para receber cartão magnético, senhas e mesmo o próprio benefício. Em ela estando em condições mentais normais, sugere-se retornes ao INSS e solicites a liberação dos valores, senhas, etc. etc. Em havendo insistência da necessidade de alvará ou qualquer outro documento judicial em sendo a pessoa normal, neste caso segere-se procures advogado de sua confiança para que seja manejado o devido processo legal, primeiro, para que o INSS e o banco liberem o valor devido e, ao depois, um processo de reparação de danos morais inclusive em face das exigências incabíveis em face da normalidade mental da anciã. Boa Sorte.
LAURA
postado em domingo, 10 de outubro, 2010
Gostaria de saber se minha mãe de 77 anos pode nomerar um tutor para cuidar dela e de seus direitos, não que ela não seja lucida , mas acontece que meu pai foiu acometido por um cancer e esta em fase terminal , minha mãe não é alfabetizada e tenho dois irmão que não moram com eles e que nunca contribuiram em nada e agora que meu pai esta muito mal disseram que aasim que ele falecer irão se mudar para casa de minha mãe como eles sempre matrataram minha mãe temo pelo que possam fazer com ela gostaria de saber se ela poderia me nomerar sua tutora ou outra irmã que tenho, como é de vontade de minha mãe para que uma de nós possamos cuidar dela sem a interferncia de meus irmão pos tememos pela integridade fisica dela e que meus meus outros irmão façam algo para pegar a casa que é de direito de minha mãe , na falta de meu pai ,
Peter Tufolo
postado em segunda-feira, 13 de dezembro, 2010
Bem, está pessoa está acometida de mal de Alzheimer (está com a,lienação mental?), assim, vc deve obter uma relatório médico caracterizando o está atual da doença (com cid) em seguida contrate um advogado e mencione que necessita de uma medida de urgência (tutela antecipada), isto é relativamente rápido (em média 30 dias).
Não tem como vc obter nada sem este procedimento de interdição mesmo porque no caso de mal de Alzheimer sempre ocorre a deficiencia mental. Boa sorte.