Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > Doação pai para um só filho
UsuárioDiscussão
Fernando
Postado em terça-feira, 31 de maio, 2005
Gostaria de saber se um pai pode dispor da legítima disponivel, ou seja 50% de seus bens, para fazer doação somente para um filho sem o consentimento dos outros filhos? Caso afirmativo,qual lei regulamenta?

ÚsuarioResposta
Nelson Santos
postado em quinta-feira, 04 de março, 2010
Olá, Gostaria de saber como fazer a doação da parte disponível do pai para o filho único. para entender 50% pertence ao pai, e os outros 50% pertence a este filho o qual o pai fará a referida doação. como fazer este documento de doação, é necessário mencionar a parte que já pertence ao filho? por favor, poderia me enviar modelo?
Desde agradeço a nobre colaboração
julio cesar diniz
postado em sábado, 01 de maio, 2010
meu pai tem 82 anos e que dar sua casa para minha irma, somos seis irmaos mais um dos cunhados nao quer assinar , mesmo assim meu pai pode fazer a doaçao des de ja agradeço
joel
postado em segunda-feira, 03 de maio, 2010
prezados senhores,

Minha sogra e sogro podem fazer a doação de um apto. a uma filha maior de idade sem anuência do outro irmão (maior) e a esposa dele ? sendo o único imóvel disponível ? qual artg. código civil trata sobre isto ? obrigado
Mary
postado em sábado, 15 de maio, 2010
Meu pai tem 4 filhos e dois deles tem uma condiçao financeira muito boa os outros dois nao. Ele possui um unico imovel como bem, ele quer saber se ele pode fazer um testamento deixando o imovel somente para os dois filhos com menor condiçao financeira. Ele teria que fazer um testamento para um e minha mae outro testamento para o outro? ou eles poderiam fazer contrato de doaçao desse bem para esses 2 filhos? E eles necessitam de consentimento dos outros 2 para realizar tal ato?
Camila
postado em quarta-feira, 21 de julho, 2010
meu avo tem um sitio, e ele em vida dividiu este sitio, entre os filhos, cada um fez um contrato de doaçao, meu avo doando uma parte do terrono para cada um, só que cada qual pegou a parte que queria e estipulou o tamanho do terreno, sendo que um saiu privilegiado e outros prejudicados, sendo assim uma das irmas brigaram entre elas, dizendo que Maria invadiu o terreno de Ana, pode ana pedir reintegraçao de posse, sendo que no documento de doaçao, so consta que o terreno é de 10 metros não especificando qual o lugar desta parte do terreno, ou seja a diviçao foi efetuada pelos irmaos,observando tambem que o meu avo tem a idade de 78 anos, o contrato é valido? Ana é parte legitima para pedir reintegraçao de terra, é correto o pedido, por favor ampare legalmente. obrigado!
Gislene
postado em quarta-feira, 03 de novembro, 2010
Oi vim morar com meu pai a dois anos, sou casada e tenho 2 filhos, meu pai quer passar a parte dele da casa para mim, é necessário ter a aprovação dos meus outros irmãos?
Minha mãe faleceu a 11 abnos e só agora vou entrar com o inventário, tenho mais 8 irmãos......
Maria
postado em domingo, 05 de dezembro, 2010
Olá, estamos passando por um problema minha mãe é viuva tem 87 anos e tem mal de parkison e problemas na coluna grave isso já a 10 anos, tenho uma irmã mais nova que mora com ela desde que nasceu,ela sempre ganhou muito pouco, que tem uma filha de solteira, a minha sobrinha é bem casada e possui imovel proprio, minha mãe sempre a ajudou em todos os sentidos,as duas desde que nasceram.Bom eu e meu irmão que é deficiente visual eu sou divorciada e me encontro em aux- doença do NSS, tenho casa propria e meu irmão recebe o LOAS e ajuda assistencial da Europa que é trimestral de R700,00 e é casado e tem 4 filhos ,ainda tenho 2 sobrinhos na Europa, que ficaram herdeiros diretos pois esse outro irmão pai deles já é falecdo, estou mais ou menos resumindo.Bom essa irmã que mora com minha mãe,fez na surdina, acho que ela coagiu a minha mãe a doar a parte da (minha mãe) a herança prá ela e para minha sobrinha, sem nos conscientizar, soubemos atravez de fofocas, minha mãe mente diz que não doou nada prá ninguém, e a minha irmã tambem mente, a minha sobrinha não diz nada, mas se cala totalmente cortou relações com toda a familia.Todos moramos bem próximos da nossa mãe exceto os da Europa, Gostaria de saber se isso legal, tem como cancelar? como??Não gostariamos de prejudicar nossa irmã, mas ela agiu com muita falsidade conosco e ainda prejudicando todos nós,sei que nós temos o direito de 25% do meu pai e ela também !!!!Praticamente ela ,a filha e o genro vão ficar com a casa toda, meu irmaõ está quase numa miséria total, e eles não pensaram nisso, fizeram tudo escondido, minha mãe foi coagida por êles,não sei qual os argum,entos que teriam usado, eu também cuido da minha mãe, mas moro em casa separada e nunca faria uma coisa dessas é legal isso ???? aguardo respostas de quem entende do assunto, desde já muito obrigado !!!!!!
REINALDO NOGUEIRA
postado em segunda-feira, 27 de dezembro, 2010
CONSTRUI UM IMÓVEL EM CIMA DA CASA DE MEU PAI.MEU PAI QUER ME DOAR A PARTE QUE CONSTRUI. TENHO OUTROS QUATRO IRMÃOS. GOSTARIA DE SABER SE ELES PRECISAM CONSENTIR(ASSINAR) PARA AUTORIZAR A DOAÇÃO OU BASTA O CONTRATO DE DOAÇÃO DE PAI PARA FILHO? SE POSSÍVEL DESCRIMINA OS ARTIGOS DA LEI.
William
postado em segunda-feira, 17 de janeiro, 2011
MEU SOGRO, DEU PARA CADA UMA DAS TRES FILHAS, UM TERRENO, SENDO DUAS CASADAS EM COMUNHAO DE BENS E UMA SOLTEIRA, AGORA ESTAMOS QUERENDO TRANSFERIR PARA O NOSSO NOME OS LOTES PARA QUE POSSAMOS DAR INICIO A CONSTRUÇAO DE NOSSAS CASAS. QUAL A FORMA MAIS BARATA E MENOS BUROCRATICA DE FAZER ESSA TRANSFERENCIA, SEM PRECISAR DE TODO MUNDO ASSINAR, OU NÃO TEM JEITO MESMO E TODOS TERÃO QUE ASSINAR? OBRIGADO!
americo neiva
postado em quarta-feira, 02 de março, 2011
pode um pai dar um terreno a um filho sem que os irmaos asinem
123