Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > HERDEIRO FALECIDO ANTES DA ABERTURA DO INVENTÁRIO
UsuárioDiscussão
cezar pinheiro
Postado em segunda-feira, 20 de outubro, 2003
O defunto faleceu deixando meeiro e 7 filhos, na ÉPOCA DA ABERTURA do inventário. Três filhos já haviam falecido, um deles deixou mulher e filho.
1º)O filho do herdeiro falecido herda 50% da parte devida ao filho do defunto (por estirpe) e a meeira os outros 50%, certo? (dependendo do regime de casamento)
2º)Os filhos que vieram a falecer depois do defunto e antes da abertura do inventário (não deixaram herdeiros ou filhos) sucedem normalmente? Há uma aceitação tácita? Caso não, por que? Caso sim, então é transmitida sua parte ao pai que é o herdeiro dos mesmos, além de meeiro do de cujus? Será paga a taxa duas vezes?

ÚsuarioResposta
Adriano Alves
postado em domingo, 17 de outubro, 2010
MINHA AVÓ FALECEU E DEIXOU UMA CASA ELA TEVE 7 FILHOS,DOIS MORREM ANTES DA MINHA AVÓ AMBOS DEIXARAM FILHOS ESSES FILHOS TEM DIREITO A PARTE DOS SEUS PAIS?. E DOS 5 QUE RESTOU UM MORREU ANOS DEPOIS DA MINHA AVÓ DEIXANDO ESPOSA ELA TEM PARTE NESSA CASA ?
renato novais de freitas
postado em terça-feira, 26 de outubro, 2010
O tio faleceu solteiro antes do termino do inventário da mãe, deixou como herdeiro 04 irmãos, mas um ja era falecido.
pergunta os filhos do irmão já falecido herda a parte que caberia ao pai, apesar de ter falecido antes do irmão;.,!
roseneide maria da silva
postado em segunda-feira, 03 de janeiro, 2011
minha mae deixou uma casa simples,eu dividie sem medir e sem demachar a casa,para meus irmaos morar,eles não tem condiçoes de pagar casa,o primeiro irmao falecido casado de comunhaõ de bens,deixou a esposa e tres filho todos casado,depois faléceu duas irma,deixaram filhos todos casados,quero saber qual são os direitos de todos.
vanessa
postado em sexta-feira, 14 de janeiro, 2011
bom dia gostaria de saber os direitos de todos os filhos a minha vó mãe do meu pai faleceu cinco anos antes dela morrer o meu tio fez ela assinar um papel cem ninguém saber ele e filho do segundo marido da minha vó mais os documentosa da casa estar nome do meu avõ do primeiro casamento quero saber os direitos dele e do meu pai quer entrar na justça para dividir entre os herdeiros o terreno em partes iguais para os herdeiros legitimos pq o meu pai ficou so com um quarto e a minha outra tia não ficou com nada a outra irmã do meu pai fez um murro e dividiu o terreno entre ela e a neta da minha vó sendo a parte de cima do meu outro tio que ja falei que não e filho do meu avo como pode o meu pai so ficar com um quarto e a outra filha não ficar com nada preciso de ajudar com urgéncia muito obrigado
vanessa
postado em sexta-feira, 14 de janeiro, 2011
bom dia gostaria de saber os direitos de todos os filhos a minha vó mãe do meu pai faleceu cinco anos antes dela morrer o meu tio fez ela assinar um papel cem ninguém saber ele e filho do segundo marido da minha vó mais os documentosa da casa estar nome do meu avõ do primeiro casamento quero saber os direitos dele e do meu pai quer entrar na justça para dividir entre os herdeiros o terreno em partes iguais para os herdeiros legitimos pq o meu pai ficou so com um quarto e a minha outra tia não ficou com nada a outra irmã do meu pai fez um murro e dividiu o terreno entre ela e a neta da minha vó sendo a parte de cima do meu outro tio que ja falei que não e filho do meu avo como pode o meu pai so ficar com um quarto e a outra filha não ficar com nada preciso de ajudar com urgéncia muito obrigado
claudia
postado em quinta-feira, 10 de fevereiro, 2011
Boa tarde!!! Gostaria de saber o seguinte, a minha tinha faleceu, ela tinha 06 irmaos, entao 04 morrerao ela deixou uma cs, fostaria de saber se os irmaos que falecidos tem direito?ou so as 02 iramos que estao vivas.

A outra pergunta e que o meu tio morreu, e ele tinha uma filha que esta desaparecida a mais de 40 anos, a mae sumiu com a filha , enao tem paradeiros nenhum das duas,ele morreu e deixou uma chacara,esse imovel sera dividido, como???
Adriana
postado em terça-feira, 15 de março, 2011
Meus avós tinha 9 filhos , meus avós faleceram cada um em uma época diferente, dois filhos deles também um desses era meu pai. Eles deixaram um único terreno, mas como minha mãe era divorciada do meu pai eu perdi o contato com a família, porém no velório do meu pai reencontrei a família, só que eu nunca fui atras da parte que me convinha e os herdeiros nunca me procuraram para saber se eu e meu irão tinhamos interesse. Fiquei sabendo a mais ou menos um ano e meio que no terreno esta morando um tio meu, sua filha e o companheiro de minha tia que também é falecida. Esta semana fui procurar um dos meus tios para saber se havia possíbilidades de eu construir em cima de umas das casas, pois moro de aluguel, porém essa tia disse que não por se tratar de uma casa velha, mas disse também que não tiraria a filha do meu tio que mora no terreno de lá, eu não pedi pra tirar ela, eu só pedi para construir, mas se fosse levar em consideração essa prima ainda não é herdeira, pois o pai dela não morreu. Tem como eu entar na justiça para poder construir lá??? Se eu entrar com o inventário tenho que começar a partir do falecimento de meu avô, depois de minha avó e finalmente do meu pai ou posso entrar com um único inventário??? Tem como eu conseguir a escritura com uma declaração de pobreza??? For favor me ajude, não quero prejudicar ninguém, mas também não quero ser prejudica. O que devo fazer????
Adriana
postado em terça-feira, 15 de março, 2011
Meus avós tinha 9 filhos , meus avós faleceram cada um em uma época diferente, dois filhos deles também um desses era meu pai. Eles deixaram um único terreno, mas como minha mãe era divorciada do meu pai eu perdi o contato com a família, porém no velório do meu pai reencontrei a família, só que eu nunca fui atras da parte que me convinha e os herdeiros nunca me procuraram para saber se eu e meu irão tinhamos interesse. Fiquei sabendo a mais ou menos um ano e meio que no terreno esta morando um tio meu, sua filha e o companheiro de minha tia que também é falecida. Esta semana fui procurar um dos meus tios para saber se havia possíbilidades de eu construir em cima de umas das casas, pois moro de aluguel, porém essa tia disse que não por se tratar de uma casa velha, mas disse também que não tiraria a filha do meu tio que mora no terreno de lá, eu não pedi pra tirar ela, eu só pedi para construir, mas se fosse levar em consideração essa prima ainda não é herdeira, pois o pai dela não morreu. Tem como eu entar na justiça para poder construir lá??? Se eu entrar com o inventário tenho que começar a partir do falecimento de meu avô, depois de minha avó e finalmente do meu pai ou posso entrar com um único inventário??? Tem como eu conseguir a escritura com uma declaração de pobreza??? For favor me ajude, não quero prejudicar ninguém, mas também não quero ser prejudica. O que devo fazer????
Elisabeth Batista de Lima
postado em segunda-feira, 28 de março, 2011
meu pai faleceu a 9 anos, deixou herdeiros
mãe e 4 filhos sei que 50% pertence a minha mãe
e 50% divididos entres os 4 filhos
não foi feito inventario
gostaria de saber se é necessário todos assinarem
o inventario.
BERNARDO LUIZ MARQUE OLIVEIRA
postado em quarta-feira, 15 de junho, 2011
No inventário de minha avó finalizado e com formal de partilha, a inventariante era minha mae. Mas a mesma faleceu e pergunto se é necessário a reabertura do inventário, pois os outros herdeiros querem vender o imóvel inventariado.
123