Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > Inventário
UsuárioDiscussão
Celene Jones
Postado em quarta-feira, 06 de agosto, 2003
MEU PAI FALECEU EM 1.981,ERA CASADO COM COMUNHÃOI DE BENS COM A MINHA MÃE, NESTA ÉPOCA MINHA MÃE JÁ TINHA UM TERRENO COM ESCRITURA NO NOME DELA, ATÉ HOJE NÃO FIZEMOS O INVENTÁRIO.
MINHA MÃE ESTÁ VIVA, SOMOS EM 08 IRMÃO VIVOS E 1 IRMÃO FALECIDO,COM UMA FILHA DE 23 ANOS.
SEI QUE NA PARTILHA MINHÃ MÃE TERÁ 50% E NÓS OS HERDEIROS 50%, A MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE:
MESMO DEPOIS DE 22 ANOS PASSADOS SEM DARMOS ANDAMENTO NO INVENTÁRIO, AINDA TEMOS QUE FAZE-LO, NO CASO DE PRETENDERMOS VENDER O TERRENO?
TEREMOS QUE CONTRATAR UM ADVOGADO? QUANTO NORMALMENTE SERÁ O GASTO COM ESSE PROFISSIONAL PARA PROVIDENCIAR O INVENTÁRIO, TEREMOS QUE PAGAR ALGUMA MULTA POR NÃO TER PROVIDENCIADO O INVENTÁRIO? COMO SERÁ APLICADO ESTA MULTA, QUAL A PORCENTAGEM APLICADA, SERÁ SOBRE O VALOR VENAL ATUAL DO TERRENO? SERÁ APLICADA POR QUEM?
OBS.: O TERRENO ESTÁ LOCALIZADO EM UMA CIDADE DO INTERIOR,E NÓS MORAMOS EM SÃO PAULO, PODEREMOS CONTRATAR UM ADVOGADO DE SÃO PAULO OU DA CIDADE ONDE LOCALIZA-SE O TERRENO?
DESCULPEM-ME POR TANTAS DÚVIDAS

AGRADEÇO IMENSAMENTE, QUEM PUDER ME RESPONDER.

ATENCIOSAMENTE, CELENE

ÚsuarioResposta
Ahmed
postado em segunda-feira, 26 de abril, 2010
porfavor .... Sr.fernando entre em contato comigo urgente.
meu e-mail e miiido@hotmail.com
minha esposa tem terreno em joinville no centro quero falar com vc urgente
o manda pra mim o endreço do senhor e seu telefone
joana
postado em sexta-feira, 09 de julho, 2010
gostaria de saber o seguinte o imovel esta regitrado no nome de minha avo ela ja morreu e deixou para 8 herdeiros que ja faleceram 3 quero saber se os filhos deles tem direito na parte deles pois eles ja nao tem pai e nem mae
Laura G.
postado em sábado, 08 de janeiro, 2011
Comprei um imóvel - onde tenho promessa de compra e venda com firma reconhecida - e passei a escritura em nome de minha mãe para que, ao comprar outro imóvel, eu pudesse sacar fgts. Pergunta: como devo fazer para ser a herdeira total deste imóvel? Quero que minha mãe usufrua em vida, porém, como comprei sozinha, não acho justo dividir o bem com minha única irma, no caso da morte de minha mãe. Grata, Orniela
Luzia
postado em terça-feira, 22 de março, 2011
Boa Tarde,
Meu pai faleceu em novembro de 2007, na época minha mãe não recebeu orientações para dar início ao inventário e até esta data não foi feito. Hoje quero regularizar a situação e não sei por onde começar. Meu pai não deixou testamento e como herdeiros ficamos minha mãe, eu e minha irmã (todas maiores).
As dúvidas são:
- Qualquer pessoa (herdeiros) pode ingressar com o pedido de inventário
- Gostaria de saber de posso requerer o Inventário com um Defensor Publico, no caso de sim, como devo proceder e aonde procurá-los.
- Quais seriam os documentos necessários?
- Pode ser requerido em outro Estado?

Agradeço sua atenção,
12