Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > NECESSIDADE DE INVENTARIO NA VENDA DE IMOVEL POR HERDEIRO VIUVO
UsuárioDiscussão
celia souza luz
Postado em sábado, 28 de março, 2009
5 filhos receberam dos pais, através de uma escritutura de doação com usufruto, em dezembro de 1983, um imóvel residencial. O pai faleceu em 1984 e mãe em 2007. Não foi promovido inventário, e este era o unico bem dos pais. Todos os filhos são casados, sendo que 2 deles em Regime de Comunhão Universal de Bens (casamentos ocorridos antes de 1977) e agora 1 deles ficou viúvo. Com a intenção de vender tal imóvel, e a necessidade de registro da escritura, comentou-se a existência de uma brecha na Lei que dispensa o inventario do citado herdeiro viuvo. Pergunta-se: O herdeiro viuvo, que não possuia qq outro bem além de 1/5 deste, necessita de inventário, para poder negociar sua parte, ou este é dispensável ? Qual a fundamentação legal ?

ÚsuarioResposta
elias borges
postado em domingo, 26 de setembro, 2010
tenho um vizinho, o mesmo é viuvo, tem 3 filhos, gostaria de saber se o mesmo pode vender uma casa sem inventariar?
muito obrigado
jaqueline
postado em sexta-feira, 15 de outubro, 2010
somos entre 4 herdeiros meu pai e separado da minha mae legalmente morou 6anos com outra pessoa adiquiril alguns bem como é feito este inventario pois com a madrasta nao tem acordo amigavel quando se separou da minha mae ficou com uma casa na praia .a conpanheira dele tem direito tambem nesta casa sei que temos que fazer inventario mais queria entender melhor
maria anjos
postado em quarta-feira, 27 de outubro, 2010
gostaria de saber no casa de um imovel onde um dos herdeiros é viuvo tem tres filhos, sendo que uma dos filhos morreu e deixo um menor,. gostaria de saber no caso de venda do imovel como se proceder a este menor referindo a sua cota parte. é preciso pedir alvará ao juiz? ou o pai pode representa-lo?.
desde já agradeço aguardando resposta.
Carol
postado em sexta-feira, 12 de novembro, 2010
Meus pais compraram um apartamento após o casamento e o imóvel foi colocado no nome da minha mãe.
Eles eram casados em comunhão de bens e tiveram sete filhos, contando comigo.
Posteriormente, eles se separaram, apenas de corpos e o meu pai agora faleceu.
Temos que fazer inventário? Eu entendo que não porque o apartamento está no nome da minha mãe.
Por favor, solicito uma orientação. Obrigada.
Mônica Oliveira
postado em domingo, 14 de novembro, 2010
O meu caso ,foi de uma doação de um tio meu, de uma casa para a minha mãe juntamente comigo e minha irmã,um imovel dividido em tres partes,a 32 anos,sendo que na epoca eu era de menor,o meu tio comprou o imovel e colocou o usofruto para a minha mãe em quanto ela viver, tudo isso feito na escritura,gostaria de saber se quando ela falecer precisa fazer inventario,pois na escritura ja esta em nome meu e da minha irmã.A outra coisa essa parte que e de usofruto da minha mãe,ela pode doar,passar para outra pessoa ,como testamento.
Viviane Cardoso
postado em quarta-feira, 17 de novembro, 2010
Minha mãe constriu uma casa no terreno da minha avó,depois veio meu outro tio e construiu outra casa,sendo três casas no mesmo terreno.Minha avó faleceu,sendo q ela tem no total 10 filhos.Gostaria de saber qual é o direito da minha Mãe e do meu tio q construiram a casa no terreno?Se não for feito o inventario o que pode vir acontecer?Aguardo resposta.
Eliseu
Minha Mae Faleceu hà 4 meses, meu Pai tem 85 anos e somos em 6 irmãos. Uma das minhas irmãs esta querendo vender o imóvel que era de meus pais mesmo sem inventário. É possivel fazer esta venda sem o consentimento dos demais irmãos?
Eliseu
Minha Mae Faleceu hà 4 meses, meu Pai tem 85 anos e somos em 6 irmãos. Uma das minhas irmãs esta querendo vender o imóvel que era de meus pais mesmo sem inventário. É possivel fazer esta venda sem o consentimento dos demais irmãos?
jose santos araujo
postado em segunda-feira, 20 de dezembro, 2010
1-Se um herdeiro não assinar para a venda do imovel
2- O pai idoso pode pedir pagamnto de aluguel para o filho que mora no imovel para a sua manuntenção, pois ele não é bem cuidado pela filha que não saber.
maria tania soares
postado em sexta-feira, 31 de dezembro, 2010
meu pai tem um filho de menor fora do casamento, minha mãe já faleceu, e meu pai quer vender um imóvel que possui, os filho legitimo comcorda com a venda, mas há o problema do filho de menor, já que meu pai tem 82 anos, meu pai podera vender o imovel tendo este filho
123