Enviar Mensagem

Forum > Direito das Sucessões > Direitos dos filhos de uma casa em usofruto
UsuárioDiscussão
Claudia Regina Maciel do Nasciemnto
Postado em terça-feira, 17 de junho, 2008
Meus pais são separados, e foi determinado pelo juíz, que a casa em que moro seria de usofruto,porém a minha mãe a tomou como sendo de posse dela e alega que eu e meu irmão só teremos direito a casa após o seu falecimento.
Mas já ouvi de advogados e amigos que, ela só tem direito por que um "fruto" ainda está em casa e que a casa não é dela. Os direitos são iguais para todos.
Gostaria de saber mais a respeito, quem tem razão?
Sem mais:
Claudia.

ÚsuarioResposta
Rafaela
postado em sexta-feira, 04 de junho, 2010
Olá, meus pais estao separados a uns 10 anos. Minha ficou com a guarda dos filhos, hj estou casada, não mor com ela, tenho dois irmaos um com 15 e o outro com 23 anos. Esse de 23 anos se juntou com uma jovem de 20 anos, mas como meu irmao mais velho vivia encomodando minha mãe, ela pediu para eles morarem em outro lugar, entao pagaram aluguel por uns cinco meses, depois minha mãe acabou voltando atras e deixou eles voltarem a morar com ela. Mas agora meu irmão esta encomodando minha mae novamente, estao brigando constantemente com ela, ele fez um quarto atras da casa dela e diz que nao sairá pois a metade do terreno é dele, o que devemos fazer, ele está certo? Sendo que ela possui 3 filhos? Obrigada.
CHARLES E.CASTRO
postado em quinta-feira, 29 de julho, 2010
Bom dia,
Estou transferindo meu apartamento para o meu nome ele está em nome do meu pai, e gostaria de saber se posso colocar no contrato de compra e venda o Uso-Fruto para minha esposa e filho. como devo proceder!
simone fatima
postado em sexta-feira, 30 de julho, 2010
Boa noite, eu estou comprando um lote para eu construir uma casa com o dinheiro de uma indenização mas quero por em nome da minha filha de 10 anos, quero saber se ela podera vender este bem quando for de maior? e se meu ex marido tera direito sobre este bem? E eu estou amigada com outro homem a uns 2 anos e se ele tera direito ou não a este bem. a indenização so saiu agora este ano 2010 . Obrigada
eduardo da silva cesar
postado em domingo, 12 de setembro, 2010
bom dia, construí nos fundos de casa, onde mora minha mãe, ela separada de meu pai, agora ela quer que eu saia,...sou casado e com dois filhos, falei com meu pai, e ele me disse para não sair, e que procure a justiça civel, e se for o caso sair, após ser indenizado por ela, pelos gastos, na referida casa, isso tudo judicialmente.por favor me ajude, grato!!
marilia Cecatto
postado em terça-feira, 21 de setembro, 2010
Olá gostaria de esclarecer uma dúvida por gentileza , moro com meus avôs a 27 anos, meu vô é meu tutelar, sou solteira sendo eles País de 10 filhos todos já casados , porém atualmente veio uma tia minha morar um nossa casa , e ela alega que tem direito ao usufruto da casa de meus avôs, diz que ele tem que passar a casa no nome dela , quem tem mais direito eu que moro a 27 anos ou ela ??? Caso meus AVÔS resolvam passar para eu ou ela todos os filhos terão que assinar em cocordância correto?

grata!
carlos eduardo ray
postado em quinta-feira, 23 de setembro, 2010
Ola...moro com minha mae e avo,mas a minha avo passou a casa em uso fruto para outros dois filhos e agora ela quer passar para o nome de minha mae como e possivel???
MOEMA
postado em segunda-feira, 04 de outubro, 2010
Olá boa noite, sou casada com separação total de bens, e meu marido quer doar uma casa para mim em uso fruto dele, isso quer dizer que eu não posso vender a casa? caso a gente venha a separar eu posso alugar o imovel e receber esse dinheiro para mim? me informe tudo sobre essa situação,
desde jpa obrigada.
Moema
Patricia
postado em quinta-feira, 14 de outubro, 2010
Gostaria de saber se tenho direito sobre a casa deixada pela minha avó, pois quando em vida tinha passado a casa no nome de minha mae, e usufruto dela, so que ela morreu e minha mae tirou o nome dela no papel, ela queria vender aqui so que tinha que ter uma carta sentença de separação, pois ela era casada com meu pai e ficou com toda a casa pois tinha ficado com a guarda minha e do meu irmão, ele nao e mais vivo, tenho dois filhos onde moro na casa no terreno tem duas casas e no contrato da casa so consta uma construída, gostaria muito de saber se tenho algum direito sobre o imóvel. Att. Patricia
Thaís
postado em quinta-feira, 16 de dezembro, 2010
a minha dúvida é meio complicada de se explicar..e um assunto muito delicado mas não vou conseguir dizer com tanta delicadez então vamos la!
eu tenho uma irmã em parte de MÃE só que tem 33 anos,minha mae me teve logo depois que o pai dela morreu eu tenho 18 anos..quando eu era de menor era mil maravilhas e agora virou um INFERNO!
minha irmã consiste em dizer que a casa é DELA e que quem manda aqui é ELA,que o pai dela deixou pra ELA e minha mae nao tem nada aqui..quando a gente vendeu o lote de trás ela deu varios papeis pra minha mae assinar..eu penso sempre nisso mas fico calada eu tenho uma dúvida de que ela tenha dado um papel pra minha mae assinar,com minha mae passando a parte dela pra ela quando ela morresse..porque minha irmã diz que quando minha mãe morrer ela me tira da casa eu gostaria de saber se isso é possível ? ela fazer isso com minha mãe só minha mãe assinando alguns pappeis ?muitos dizem que o meu direito é a parte da minha mae quando ela morrer,eu to CANSADA da minha irma dizer que a casa e dela e fazer inferno quebrando as minhas coisas pra me atingir e eu sair daqui!TEM ALGUMA LEI QUE RESOLVA ISSO?QUE EU POSSA MOSTRAR A ELA QUE QUEM MANDA AQUI É A MINHA MAE ?QUE SE ELA NAO PARAR A JUSTIÇA TIRA É ELA DE CASA?eu to tao desesperada que qualquer soluçao que eu achar eu aceito..porque sinceramente nao aguento mais! quem souber me dizer a quem eu devo recorrer primeiro tambem eu agradeço! muito obrigadaaaaa.
Thaís
postado em quinta-feira, 16 de dezembro, 2010
a minha dúvida é meio complicada de se explicar..e um assunto muito delicado mas não vou conseguir dizer com tanta delicadez então vamos la!
eu tenho uma irmã em parte de MÃE só que tem 33 anos,minha mae me teve logo depois que o pai dela morreu eu tenho 18 anos..quando eu era de menor era mil maravilhas e agora virou um INFERNO!
minha irmã consiste em dizer que a casa é DELA e que quem manda aqui é ELA,que o pai dela deixou pra ELA e minha mae nao tem nada aqui..quando a gente vendeu o lote de trás ela deu varios papeis pra minha mae assinar..eu penso sempre nisso mas fico calada eu tenho uma dúvida de que ela tenha dado um papel pra minha mae assinar,com minha mae passando a parte dela pra ela quando ela morresse..porque minha irmã diz que quando minha mãe morrer ela me tira da casa eu gostaria de saber se isso é possível ? ela fazer isso com minha mãe só minha mãe assinando alguns pappeis ?muitos dizem que o meu direito é a parte da minha mae quando ela morrer,eu to CANSADA da minha irma dizer que a casa e dela e fazer inferno quebrando as minhas coisas pra me atingir e eu sair daqui!TEM ALGUMA LEI QUE RESOLVA ISSO?QUE EU POSSA MOSTRAR A ELA QUE QUEM MANDA AQUI É A MINHA MAE ?QUE SE ELA NAO PARAR A JUSTIÇA TIRA É ELA DE CASA?eu to tao desesperada que qualquer soluçao que eu achar eu aceito..porque sinceramente nao aguento mais! quem souber me dizer a quem eu devo recorrer primeiro tambem eu agradeço! muito obrigadaaaaa.
12345