Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Uso e Fruto
UsuárioDiscussão
Fabiane
Postado em segunda-feira, 15 de maio, 2006
Meu pai deixou uma casa no nome dos filhos e minha mae ficou com uso e frutos dessa casa. Gostaria de saber se agora que todos os irmaos são de maior idade, é possivel vender a casa e quanto porcento caberia a minha mãe.

Obrigada

ÚsuarioResposta
Patricia Cristina
postado em domingo, 11 de janeiro, 2009
Minha Vó faleceu e não foi feito o inventário, agora o meu avô quer vender a casa, mas não quer dividir com os 05 filhos a parte da minha vó e os filhos não abrem mão da parte deles com exceção de um. Surgiu na historia uma mulher que envolveu com o meu avô e ela quer que meu avô venda a casa, sabe lá pra que. Gostaria de saber se nesse caso o meu avô consegue vender a casa mesmo que os filhos não abrem mão da parte deles? E se nesse caso cabe Usos e Frutos para o meu avô da parte dos filhos? E se havendo Usos e Frutos o meu avô pode fazer uma doação em vida para um dos filhos da parte dele?
rosangela de souza maia
postado em sexta-feira, 23 de janeiro, 2009
gostaria de saber pois o meu sogro comprou um terreno com uma casa e tem 42 anos e nunca fizeram escritura,agora o meu sogro morreu e a minha sogra era viuva de outro e nunca casou com ele.minha sogra tem 5 filhos,uma delas construi no quintal,outras duas tem casa em outro lugar e eu construi tanbem no quintal com o meu marido e eu queria fazer uma reforma,queria saber quais os meus direitos e dos meus filhos caso o eu o meu marido separamos o ate morremos,minha sogra quer colocar a escritura em uso e frutos.caso minha sogra morra os filhos tem direito de venderem o terreno?minha cunhada quando fez a casa dela fez um iptu no nome dela e necessario que eu faça um tanbem?nao vai dar problema fazendo iptu sem ter escritura do terreno?eu ja moro com o meu esposo 20 anos e tenho dois filhos,ele tem um filho com outra e qual os direitos dos filhos ?
Marina Duarte
postado em sexta-feira, 20 de março, 2009
Oi! Gostaria que vocês respondessem uma dúvida minha.
Minha tia quer comprar um apartamento, mas ela mora com um homem a uns 20 anos, ela gostaria de colocar o apto em usufruto para mim. Mas se ela vir a falecer antes dele, ele terá direito sobre o apto?
jorge bcheche
postado em sexta-feira, 03 de abril, 2009
prezados srs ,
gostaria de saber se pode uma empresa ter uso e fruto aos doadores ,
pois eu e minha esposa demos( transferimos ) a empresa para os nossos filhos e precisamos de uma garantia !

sds

jorge
LUIS CLEBER
postado em segunda-feira, 13 de abril, 2009
Olá
A minha sogra deseja desmembrar o terreno onde ja estao construidas tres casas, porem ela deseja dividir entre as filhas, se nao me engano ela nao possui escrituras somentes notas de compra e venda do mesmo e tb nao paga o iptu, qual o procedimento a tomar ?
é possivel desmembrar o terreno se nao paga iptu o que fazer ?
obrigado
Beatriz Andrade
postado em domingo, 19 de abril, 2009
Gostaria de saber o seguinte:
Tenho um relacionamento estável com uma pessoa a 15 anos, não moramos juntos mas a frequencia em minha residencia é diária e nos finais de semana também, não possuo certidão de união estável.
Meu companheiro é separado desde 1992 e divorciado desde 2006 e possui dois filhoS maiores de idade.
O mesmo adquiriu um imóvel em seu próprio nome,imóvel este que eu já estava residindo e continuarei a residir mediante documento de uso frutos que o mesmo providenciará.
Gostaria de saber, quais serão as minhas chances de permanência neste imóvel decorrente de sua morte antes da efetivação deste documento de uso e fruto? E quais são os procedimentos para elaboração deste documento?
Grata
Marta Charles
postado em sábado, 30 de maio, 2009

Boa noite,

tenho uma dúvida muito grande sobre "USO E FRUTOS " .
Meu irmão separou-se , na partilha dos bens , ficou determinado um terreno com casa não seria vendido e sim doado aos filhos , mas na condição de "USO E FRUTOS " DO CASAL , um tempo depois da separação , meu irmão veio a falecer , e minha ex- cunhada , tomou conta de tudo -sendo que os filhos eram menores , hoje os 2 são maiores de 21 anos , a parte que pertencia ao meu irmão não passaria definitivamente aos meus sobrinhos ? - para que eles possam usar o bem.
Como poderia ser feito a divisão da parte do meu irmão .não sei exatamente o conteudo do divórcio , se realmente os 2 deveriam ser falecido para que os filhos pudessem tomar posse do que lhe pertence.

Desde já , agradeço.
ana maria
postado em segunda-feira, 22 de junho, 2009
Olá, fui casa por 21 anos e agora estou me formando porque todo esse tempo cuidei de marido e filhos, como dois ja casaram e só um filho adotivo de nove anos mora comigo.Estou terminando o curso Superior de Pedagogia.
Gostaria de saber se tenho direito a pedir pensão para mim tb ou só para o meu filho menor, por que assim que esse meu filho ficar mais velho , tenho certeza que ele irá morar com o pai por que ambos são muito apegados, eu tenho medo de nao conseguir me estabelecer no mercado pois tenho 53 anos.Tenho medo de perder convenio médico e como será a minha velhice.Tenho direito a pensão independente do meu filho. Se eu vier a viver com outro homem sei que não, mas se eu ficar sozinha...
vanessa reis
postado em sexta-feira, 17 de julho, 2009
Gostaria de saber referente a minha casa tenho 20 anos meu pai abandonou eu e minha mãe quando eu tinha 06 anos de idade a casa aonde eu moro está no nome dele e não sei nem o que ele faz .....gostaria de saber se por direito meu essa casa é minha e como faço para passa lá para o meu nome.....

marcele
postado em segunda-feira, 31 de agosto, 2009
meu pai se separou da minha mae e agora esta com outra mulher ele tem alguns terrenos e diz que pretende botar em uso e fruto das 4 filhas, gostaria de saber se caso ele construa uma casa e va morar la com a namorada se ela tem direito de ficar com a casa eo terreno ou com alguma parte?
lembro que ele ainda nao fez uso e fruto se ele for morar la antes disso quais sao as chances dela e se depois de feito ela ainda pode ter direito?
12345678910...