Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Reintegração de Posse. Como proceder?
UsuárioDiscussão
Luciana
Postado em quarta-feira, 03 de agosto, 2005
Prezados colegas,

Primeiramente gostaria de me desculpar por ter entrado com este assunto no tópico inapropriado. Entretando por ser o mais lido neste site jurídico, resolvi postá-lo aqui pois estou preocupada e com muitas dúvidas....

Gostaria de saber na prática com funciona este meu caso concreto:

O meu cliente tem a escritura de um sitio que era utilizado nos finais de semana pela filha mais nova, está situação se perdurou por uns 10 anos.

A filha faleceu há quatro meses, mas o marido e os filhos afirmam que a casa era dela porque ela é quem usava e pagava as contas.

Colocaram, sem autorização do proprietario, uma pessoa para lá morar.

Já foi pedido tanto para o genro, como para a pessoa que está no sítio para que saia amigavelmente. Tal fato não ocorreu.

Tenho que entrar com reintegração de posse com pedido de liminar.(ou seria outra ação?)

O documento que comprova a propriedade eu tenho.

A minha dúvida é como provar os outros requisitos exigidos pelo Código Civil: Prova do esbulho, da posse anterior e a data do esbulho.
Pensei em registrar um boletim de ocorrência e anexar fotos, embora casa esteja bem cuidada e não sei se adiantará tais fotos.

O fato é que preciso provar muito bem para que o Juiz conceda a liminar e não peça a audiencia de justificação, principalmente porque meu cliente é uma pessoa muito doente e isto seria extremamente desgastante.

Gostaria de sugestões dos colegas, ainda mais se tiverem experiências parecidas.

Um beijo no coração de quem iluminar esta minha dúvida.

Luciana

ÚsuarioResposta
Angela Duarte
postado em segunda-feira, 08 de março, 2010
Tenho 12,5 por cento de uma casa que foi herança do meu pai. Uma pessoa comprou a casa dos outros herdeiros e ficou de comprar a minha depois, pois eu não me encontrava no Brasil. Fui tentando negociar, mas passaram-se 10 anos e esta pessoa nunca quiz acertar comigo. Na semana passada mandei um recado para a pessoa dizendo que ia colocar na justiça pra recebe a minha parte, mais a minha parte no que se referia ao uso e aluguel da casa. Para surpresa minha, hoje fiquei sabendo que a pessoa acaba de vender a parte para uma outra pessoa.
Gostaria que me informassem quais são os meus direitos.
Eu como proprietaria desta parte teria que ser comunicada no caso da venda do imóvel? Eu teria prioridade para comprar a outra parte da casa?
Posso ainda embargar a venda? Qual seria o melhor aconselhamento para o meu caso?
Aguardo e agradeço imensamente pela resposta

Angela Duarte
Patricia C. Pedroso
postado em quarta-feira, 01 de setembro, 2010
Boa tarde!
Estou com um sério problema, venho passando por várias dificuldades financeiras e moro num terreno que comprei financiado e está atrasado há 3 anos. Soube hoje que um oficial de justiça foi lá em casa levar um pedido de ação de reintegração de posse. Estou desesperada! O que posso fazer? Como posso resolver?
Ellen Jaridssa Santana
postado em sábado, 05 de novembro, 2011
- Estou com problema, sou erdeiro de um sitio, tem um morador a mais de 15 anos morando lá,ele esta lá sem a ordem dos erdeiros,e sem ordem da minha mãe, a escritura das terras esta em nome de minha mãe, já falecida. A muito tempo que venho tentando amigavelmente para que ele saia das terras, a energia do sitio esta no nome dele, mas tem uma divida das terras no INCRA, não esta sendo paga, nem pelos erdeiros, e nem pelo morador, e agora ele entrou com ação de posse, e como devo tomar as minha providencia ? sou a procuradora das terras.
12