Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Averbação Certidão de Nascimento - correção de nomes
UsuárioDiscussão
Robson Reis
Postado em sexta-feira, 24 de junho, 2005
Meu pai é português, ao entrar no Brasil toda documentação dele no Brasil foi realizada faltando um dos sobrenomes dele. Estou tentando obter nacionalidade portuguesa e o consulado exige que o nome de meu pai esteja completo na minha certidão de nascimento. Tenho os documentos dele em Portugal com o nome completo e os do Brasil com o nome incompleto. É possível conseguir este averbamento? Tenho chance? Demora muito? Custoso?

ÚsuarioResposta
Gustavo Martins Cicilian
postado em domingo, 06 de setembro, 2009
Estou querendo requerer minha cidadania ITALIANA, meu pai é italiano nato e quandoele foi fazer fazer a carteira modelo 19 foram colocados os nomes dele dos meus avós errados,gostari e saber qual o meio que devo usar para regularizar esse documentoe em consequncia corrigir o meu também para queeupossa requerer a cidadania ou se existe um meio mais pratico ou que seja mais usado...obrigado
Daniela C. Oliveira
postado em sexta-feira, 09 de outubro, 2009
Gostaria de saber como faço para averbar meu nome ......... Pois eu era registrada somente no nome do meu pai , agora pois minha mãe me reconheceu , mas sou casada ........... Cono faço para pedir averbação do meu nome .....
Thomas
postado em sábado, 02 de janeiro, 2010
Olá, dr. Milton.

Lendo sua resposta no fórum, fiquei com uma dúvida: como aferir se o erro em certidão civil (de casamento, nascimento ou óbito), como uma data incorreta ou um nome omitido, foi de responsabilidade do Ministério da Justiça, abrindo assim a possibilidade de correção "de officio"?

Muito grato.
Alvaro Souza
postado em quinta-feira, 07 de janeiro, 2010
Olha Emilia - não acredito que consigas, mas se conseguires está muito barato....
Paulo José Lopes Assunção
postado em domingo, 28 de março, 2010
Senhores, boa noite! Minha RG foi tirada pela Cert.Nasc. há 23 anos atrás. O digitador da SSP acrescentou a prepósição "de" ao nome e ao retirar a 2ª via corrigida a partir da cert.Casamento verifiquei que omitiram o sobrenome "Lopes" do nome da minha genitora contrário ao que consta na minha Cert.Nascimento, fato que impossibilitou a emissão pela faculdade do meu diploma. Qual o procedimento para corrigir (acrescentar o sobrenome Lopes ao nome da minha mãe, na minha certidão de casamento) e, posteriormente registrar uma 3ª via da RG.
Agradeço o apoio e a orientação.
Paulo Assunção.
quetura catherine dantas moura
postado em quinta-feira, 06 de maio, 2010
fui registrada so com o nome da minha mae ,quando fiz 14 anos de idade meu pai me reconheceu mas até hoje ñ fizemos a averbaçao desses documentos nasci no r.j. mas moro na paraíba vou me casar mes que vem dia 12/06/2010 e o cartorio do r.j. ñ fez ainda dizendo q esta na mao do juis e agora o que é q faço estou desesperada
quetura catherine dantas moura
postado em quinta-feira, 06 de maio, 2010
o que posso fazer para casar sem ter feito a correçao dos nomes
marcos juliano
postado em quarta-feira, 30 de junho, 2010
ola?!..gostaria muito de uma informacao..
sou filho de portugues,meu pai no epoca nao morava no brasil no epoca de meu registro, no cartorio.
mais hoje tenho o sobre nome de meu pai,na certidao de nascimento.
mais isso aconteceu na maior idade fomos eu e ele no ministerio publico fazer a inclusao de sobre nome no caso (reconhecimento de paternidade).
gostaria de saber se tenho o direito de minha dupla cidadania portuguesa ja q tenho o sobre nome dele na minha certidao. pois na minha certidao de nascimento nao possui nenhum averbamento .pois na minha certidao tem uma pauta q diz. -OBSERVACOES/AVERBACOES =esta escrito NENHUMA ,EMOLUMENTOS ;INSETO..
ficaria muito grato e obter um resposta de ajuda pois estou ficando louco com isso.sao tantas leis q ficamos perdidos..muito obrigado desde ja.
Andreza Vetromille
postado em quinta-feira, 15 de julho, 2010
Gostaria de saber o valor que sai para uma a verbação no mome, meu padrasto me cria desde dos 4 anos idade, e agora estou com 30 anos e quero ter o sobrenome dele.
Tenho uma filha mais velha de 8anos que possui só o meu nome, eu acrescentado o sobrenome do meu pai(padrasto) poderei mudar a certidão dela tb?
Cyndy
postado em quinta-feira, 27 de janeiro, 2011
fui registrada por outro homem, agora meu pai biologico conseguiu na justiça o reconhecimento de paternidade, sendo q vai ser feita uma averbaçao no meu registro de nascimento, posso tirar outro cpf:
123