Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Solicitação de guarda do meu sobrinho
UsuárioDiscussão
Marcia
Postado em domingo, 21 de novembro, 2004
Venho através desta pedir uma orientação, tenho um sobrinho de 3 anos (filho do meu irmão ), ele é separado da genitora do menor, não liga para o garoto e nem faz a visita de 15 em 15, já a genitora tambem não cuida dele direito, o meu sobrinho sempre esta com problemas de saude.
O que quero saber é: Eu poderia solicitar a guarda dele? mas no momento estou desempregada,e o meu avô que paga as minhas contas e tb a minha faculdade.
Ou poderia pedir uma documento dos pais (tipo uma declaração)com assinatura em cartoria de guarda provisoria ou teria que ser judicialmente.
O meu medo de ser judicial é que o juiz não aceite as minhas condições e por causa disso ele leve o meu sobrinho para ser adotado em outra familia. Ele poderia fazer isso?
Me ajudem...Realmente nao sei o que fazer! Amo muito o meu sobrinho ( é o unico que tenho ).
Eu sei que não estou trabalhando, mas sei que posso cuidar muito bem dele e princiapamente dar carinho.
Me ajudem....
Atenciosamente
Marcia

ÚsuarioResposta
SANDRA
postado em quarta-feira, 16 de junho, 2010
Olá! Já vi casos como o seu antes na literatura jurídica. Embora você seja brasileira, seu filho será um cidadão irlandês, portanto, você deverá procurar a Embaixada Brasileira aí em Dublin para obter orientações. A guarda, assim como o poder familiar já será seu por ser seu filho, porém o pai poderá requerer para si. Acredito que, se você for permanecer aí, você deverá fazer tudo sob as leis da Irlanda, nos Tribunais da Irlanda. Se fosse aqui, na ausência do pai, uma vez constatada, a guarda seria deferida à mãe e o processo correria á revelia, sendo o pai apenas representado por um Curador nomeado pela Defensoria Pública. Ou, caso fosse localizado, mesmo em outro país, seria citado por Carta Rogatória. Espero que resolva seu problema! Boa sorte!
Flávia
postado em quarta-feira, 07 de julho, 2010
Olá, gostaria de saber o que é necessário para que eu possa requerer a guarda de minha sobrinha de 11 meses que mora comigo. Minha irmã de 16 anos foi embora de casa porque eu e minha tia dissemos a ela que devido aos mal tratos que ela fazia minha mãe iria pegar a minha sobrinha para criar, pra ver se ela iria se assustar e tratar a filha com mais amor. Mas devido a isso ela pegou as coisas dela no mesmo dia e foi embora, e disse que nos tiramos a filha dela. Sendo que eu e minha sobrinha continuamos no mesmo lugar de sempre e ela que foi embora. Agora eu estou criando ela e quero a guarda, já que minha irmã não esta morando aqui e o pai vê a criança as vezes mas ainda não registrou. O que eu preciso fazer? Aguardo resposta, grata.
cristiane
postado em sexta-feira, 27 de agosto, 2010
gostaria de saber q tenho um sobrinho de 10 anos ela foi morar com a mae dele com7 durante esse periodo eu e meus pais cuidamos dele.minha mae faleceu meu pai pediu a mae dele q cuida se dele pois o mesmo trabalhava e ficava dificil para ele.ela assim o fez,mas hj em dia ela nao o trato como uma crianca,ele so vive apanhando na rua em casa onde estiver nao escolhe hora nem lugar,ontem ele chegou na minha casa desesperado me pedindo para q eu nao deixa se ele apanhar pois nao aguentava mais .gostaria de saber o q fazer
Brena
postado em sexta-feira, 27 de agosto, 2010
Boa Noite... Estou precisando muito da orientação de algum advogado ou pessoa que entenda deste assunto... Meus pais pegaram uma prima minha para passar alguns dias conosco, pois a mãe dela havia se separado do meu tio, e então não estava cuidando da menina que tinha apenas dez meses, então ela sugeriu que meus pais ficassem com ela por quinze dias, ate que a menina que estava com problemas de saúde melhorasse... Passado esses dias, a mesma não esboçou qualquer atitude para requerer a menina de volta, pelo o contrário, nos a levavamos a menina para ve-la, e ela saia do emprego dizendo a patroa que iria ver a menina, mas ia pra festas, nao quis a menina... Enfim, ela tem outro filho com o meu tio, um menino, mais velho do que a menina, e ela nao cuida dele de jeito nenhum, o menino não estuda, so fica na rua, ela nao trabalha, e é mal falada demais na rua onde mora... meu tio não tem apego por nenhum dos filhos, nao tem interesse em ter a menina... mais ela quer a menina agora, nos pegamos a menina com 10 meses, e ela ja esta com sete... não acho justo perdermos ela agora, depois de tanto tempo, fora que ela nunca quis a menina, nunca deu nada a ela, nem mesmo nas datas comemorativas, nunca cuidou dela... preciso saber se temos alguma chance de ter a guarda... por favor me ajudem,...
alessandra
postado em sábado, 04 de setembro, 2010
ola ! boa noite queria algumas informações ,tenho um sobrinho de 4 anos e queria saber como faço para obter a guarda dele pois os pais são separados e ele mora com a mãe só que ela não esta cuidando dele ,deixa com a
avó e vai bebe sempre faz isso nos finais de semana o pai não da assistencia a ele . a avó dele tem problemas
no coração e se acontecer algo me ajudem por favor amo muito ele e não quero velo nessa situação
vera lucia
postado em quarta-feira, 08 de setembro, 2010
Boa tarde, gostaria que alguem pudesse me responder. como faço para conseguir a guarda de uma sobrinha de 3 anos, a mesma vive com a mãe e a avó, a mae trabalha o dia todo e a avó ja é idosa tem um filho deficiente onde a mesma tem q cuidar, já a criança a quem me refiro esta na creche pela manha e a tarde fica com a avó, mas a criança nao tem carinho, atenção viive doente, teve uma epoca q ela veio ficar com a gente uns 6 meses, onede deu todo carinho atenção e tudo que uma criança precisa para se desenvolver bem, essa semana fiquemos sabendo qe ela esteve internada e até tomou sangue pelo fato de estar com anemia profunda, e até gastrite, eu e meu esposo queremos a guarda dela, o que eu faço? Alguem pode me orientar...
camila
postado em segunda-feira, 27 de setembro, 2010
MINHA IRMÃ TEM 2 FILHOS, 1 DE 6 ANOS E OUTRA DE 4 ANOS. O PROBLEMA É QUE ELA NÃO CUIDA DAS CRIANÇAS. ELA MORA COM MEUS PAIS, MAS SÓ BRIGA COM ELES, JÁ CHEGOU ATÉ A AGREDÍ-LOS. VIVE SE EMBEBEDANDO COM OS "AMIGOS" QUE ARRUMA POR AÍ. AS VEZES SOME POR DIAS, SEM DAR NENHUMA NOTÍCIA. ALEM DISSO TUDO, ELA É UMA LADRA! NÃO SE PODE DEIXAR NADA AO ALCANCE DELA QUE ELA ROUBA, SEJA DINHEIRO, ROUPAS, PERFUMES, ETC..
ESTAMOS DESESPERADOS POIS AS CRIANÇAS ESTÃO CRESCENDO VENDO A MÃE AGIR DESSA MANEIRA, CHEGAR BEBADA, SUMIR, BRIGAR COM OS PAIS, ETC.
MEUS PAIS JÁ NÃO TEM MAIS FORÇA PARA LIDAR COM ELA. A SITUAÇÃO É DESESPERADORA!
POR ISSO, GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA TER A GUARDA DAS CRIANÇAS E O QUE PODE SER FEITO PARA QUE MEUS PAIS SE LIVREM DESSE SOFRIMENTO.
POR FAVOR, PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE!
SILVIA HELENA CARDEAL FERREIRA
postado em domingo, 14 de novembro, 2010
GOSTARIA DE SABER AONDE EU VOU PRA DAR ENTRADA NA TUTELA DO MEU SOBRINHO QUE EU JA CRIO A 3 ANOS.OS PAIS CONCORDAM COM A TUTELA,SO QUE QUERO QUE ELE TENHA DIREITO A PENSAO DO PAI PRA AJUDAR NOS ESTUDOS DELE.O QUE DEVO FAZER?ONDE IR?QUAIS OS DOCUMENTOS? DESDE JA AGRADEÇO.SILVIA.
GOSTARIA DE SABER AONDE EU VOU PRA DAR ENTRADA NA TUTELA DO MEU SOBRINHO QUE EU JA CRIO A 3 ANOS.OS PAIS CONCORDAM COM A TUTELA,SO QUE QUERO QUE ELE TENHA DIREITO A PENSAO DO PAI PRA AJUDAR NOS ESTUDOS DELE.O QUE DEVO FAZER?ONDE IR?QUAIS OS DOCUMENTOS? DESDE JA AGRADEÇO.SILVIA.
1234567