Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Alimentos
UsuárioDiscussão
Adriana
Postado em terça-feira, 08 de junho, 2004
Tenho um caso em que o casal, já separado de fato com uma filha de 13 anos, quer fazer um acordo quanto a pensão da menor sem que tenha que haver uma acão de alimentos. O pai já contribui normalmente, mas seus depósitos são um tanto irregulares, então a mãe propos de colocar para o papel as condicões de pagamento, valores, dadas, para não precisar ficar ligando para o pai da menor todo o mês pedindo o dinheiro, e ele concordou em fazer o acordo.
Agora a dúvida é minha, afinal já vi homolagacão de acordo dentro da Acão de Alimentos, mas nunca uma extrajudicial, na verdade não sei se é possível esse tipo de acordo em se tratando de interesse de menor. Assim peco ajuda, por favor me respondam:
É possivel fazer um acordo de pensão alimentícia extrajudicial?
Como devo proceder?
Pode ser feito um tipo de contrato e registra-lo no Títulos e Documentos?
Este documento seria válido para uma possível execucão?
Como é a estrutura de um documento deste tipo?
Atenciosamente,
Adriana.

ÚsuarioResposta
Leandro Versiani
postado em terça-feira, 04 de agosto, 2009
Carissima Dra.
Peço-lhe que me envie um modelo para que eu possa confeccionar.
Desde já ficarei grato pelo envio.
Maurício
postado em quarta-feira, 12 de agosto, 2009
Eu também solicito um modelo de acordo extrajudicial de pensão alimentícia.
Desde já agadeço.
Elisea Mendoza
postado em segunda-feira, 31 de agosto, 2009
Uma grande dúvida e possível exemplo para todos. Acordo verbal de alimentos a um menor. Cumprimento voluntário por 2 anos. Após, deixou de cumprir. Pai(alimentante) reside no exterior. Possuo os comprovantes de remessa de dinheiro para a mãe do menor; escritura público do pai, obrigando-se aos alimentos, no entanto sem mencionar quantia. Como proceder para reaver o menor seus direitos aos alimentos? Obrigada aos que se interessarem pelo assunto.
anderson
postado em sexta-feira, 16 de outubro, 2009
Basta Ler o artigo 585, II do CPC que está a resposta, e o artigo 57 da Lei dos Juizados Especiais, e é só estudoas as formas de pacificação de conflitos...
anderson
postado em sexta-feira, 16 de outubro, 2009
Basta Ler o artigo 585, II do CPC que está a resposta, e o artigo 57 da Lei dos Juizados Especiais, e é só estudoas as formas de pacificação de conflitos...
Carol
postado em sexta-feira, 05 de março, 2010
Essa possibilidade de se realizar acordo extrajudicial para pagamento de pensão alimentícia poderia ser aplicada aos alimentos gravídicos?
Adriana
postado em sexta-feira, 23 de abril, 2010
Necessito saber acerca da validade de um acordo de pensão alimentícia registrada em cartório.
Poderá assumir forma de contrato conforme a vontade dos pais ou tem modelo específico?Podem as despesas serem divididas 50% para cada um?Quais documentos?No caso do não cumprimento do acordo o que devo fazer?
Desde já obrigada pelas informações
Thiago
postado em terça-feira, 11 de maio, 2010
Estou com um cliente que mora no exterior e quer pagar uma quantia mensal ao menino que já nasceu, inclusive, ele não conheceu o garoto. Os pais da criança não fizeram acordo extrajudicial. Meu cliente quer saber se pode depositar o dinheiro na conta da mulher e pegar o recibo com a mesma posteriormente, por meio deste advogado, é lógico. O termo certo seria "pensão alimentícia"? tenho dúvida, pois o termo é empregado em questões que transitam na justiça, porém, qual será o termo para os pagamentos realizados sem ter passado pela justiça?
MARIA DO CARMO NASCIMENTO
postado em domingo, 30 de maio, 2010
Gostaria de um modelo de acordo extrajudicial para dar entrada na separação consensual. Se puderem, me mandem por favor para meu e-mail: dudu1097@ig.com.br.
Obrigada.
JURACI OLIVEIRA NASCIMENTO
postado em segunda-feira, 30 de agosto, 2010
Prezados,

Tenho uma filha que completou 18 anos este ano, e pago pensão. Nesta pensão é de 25% de meu recebimento mensal, incluindo as férias e 13º sálario, ou seja todo valar recebido. Gostaria de saber se tenho como revisar essa pensão e como proceder para tal ação?
123