Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Inclusão de sobrenome
UsuárioDiscussão
Marco Antonio dos Santos
Postado em terça-feira, 03 de fevereiro, 2004
Minha dúvida é a seguinte:
Fui registrado apenas com o sobrenome do meu pai, que é DOS SANTOS e quero acrescentar o da minha avó materna que é TELLES DOS SANTOS mas apenas o TELLES, sendo que fique no final assim: DOS SANTOS TELLES. Necessitando assim retificar o meu registro de nascimento, o do meu casamento e por conseqüência o nome de casada de minha esposa. Qual o procedimento e quais os documentos necessários?

ÚsuarioResposta
Jarbas Coaracy Rezende
postado em terça-feira, 05 de fevereiro, 2008
Gostaria de saber sobre o Decreto 4.026 de abril de 1981, assinado pelo Governador Chagas Freitas, se ainda encontra-se em vigor, e trata-se de que?
kelly bonebergr
postado em quinta-feira, 21 de fevereiro, 2008
Olá a todos!!! bom minha duvida,e sobre a possibilidade de exclusão de sobrenome paterno por motivo de abandono ao menor. Lei é bem clara qto a inclusão de sobrenomes, mas deixa duvidas qto a excluir, por isso gostaria quealgum colega q ja tenha movido esse tipo ação ou parecido, me respondesse . A situação é o seguinte: o menor é registrado em nome de seu pai biologico, porém esta com 17 anos de idade e, por todo esse tempo fora criado e amado pelo cônjuge de sua mãe, que não é o pai biologico do menor. O pai fraterno( não biologico) quer dar seu sobrenome ao menor, pois fora quem sempre deu amor, carinho, atenção e as necessidades básicas que pertencem ao pai biologico e que nunca foram cupridas. Existe alguma possibilidade de retirar o sobrenome paterno desse menor de 17 anos, para colocar outro sobrenome, sendo que é de total interesse do menor?
Bruna
postado em sexta-feira, 14 de março, 2008
Olá! Gostaria de saber se é possível excluir o sobrenome de casada, sem separação?? Se possível, o que preciso fazer???
Meu nome ficou grande demais e gostaria de voltar ao nome de solteira.
Obrigada
Fabiana Sampaio
postado em segunda-feira, 31 de março, 2008
Olá. Sou casada há 6 anos no papel, gostaria de saber se posso incluir o sobrenome do meu marido, pois continuo com meu nome de solteira. obrigada,
Qual é o procedimento?
tacyabe ferreira
postado em domingo, 11 de maio, 2008
Meu nome é tacyane Ferreira de Souza,queria saber o que tenho q fazer para colocar o sobrenome da minha vó materna que é Overney?,mas minha mae nao tem teria algum problema de colocar o sobrenome da minha vó sem minha mãe ter?
Patricia Rodrigues Mazza Lagedo
postado em sexta-feira, 23 de maio, 2008
Após o matrimônio passei a me chamar Patricia Rodrigues Mazza Lagedo (Esposo-Mazza Lagedo), porém estou tendo problemas, pois sou conhecida como Patricia Tomaz Rodrigues no meu meio de trabalho. É possivel, mesmo casada retornar ao meu nome de solteira?
Cynthia
postado em quinta-feira, 05 de junho, 2008
Meu noivo,só foi registrado no nome do pai,e gostaria de incluir o sobrenome da mãe,como ele poderia fazer isso?
Edilene
postado em sexta-feira, 13 de junho, 2008
Queria saber se é possivel acrescentar o sobrenome de minha mãe ao meu nome...Eu me chamo Edilene Aparecida Silva...O silva é do meu pai, não colocaram em mim o sobrenome de minha mãe. O nome do meu pai é José Silva e o de minha mãe é Rosa Lazarini Silva...Gostaria que ficasse assim...Edilene Aparecida Lazarini Silva, mas tem outro porém, sou casada e acrescentei ao meu nome o sobrenome Góes que é de meu marido, isto pode atrapalhar? E meus pais são falecidos...Qual procedimento devo seguir? Obrigada pela atenção!
Rubem josé da silva
postado em sábado, 14 de junho, 2008
boa noite ...!
gostaria de saber se posso mudar no meu registro de nascimento uma letra....
pois todos os meus documentos estão escritos assim:
RUBEM JOSÉ DA SILVA
e percebi só agora que perdi o meu registro que está escrito assim:
RUBEN JOSÉ DA SILVA
pois só encontrei uma copia dele....
se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já.....
Talita
postado em sexta-feira, 01 de agosto, 2008
quero acrescentar o sobrenome da minha mae, eu sou maior mais tenho 2 irmaos menores. como faço? é mto demorado? quanto custa?
obrigada
1234567