Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Separação - Mulher tem direito a pensão se não trabalha?
UsuárioDiscussão
Sueli Nunes
Postado em terça-feira, 06 de janeiro, 2004
quando há um processo de separação por divorcio a mulher tem direito a receber uma pensão, caso ela não trabalhe só estuda? Gostaria de saber quais são os direitos que tenho,fui casada por 23 anos, e a minha filha de 20 anos que está cursando a faculdade viverá comigo. Fui informada pelo advogado do meu marido que pela nova lei nenhum juiz estipulará meu direito a pensão pela minha idade, 44 anos, alegando que tenho idade para trabalhar.Peço orientação, visto que não entendo nada de leis.
Obrigado pela atenção.Aguardarei respostas.
Atenciosamente
Sueli Nunes
sueamiga@hotmail.com

ÚsuarioResposta
Marco Aurelio
postado em sábado, 09 de fevereiro, 2008
Ola a todos!

Minha mãe está querendo separar e gostaria de saber o seguinte: Ela nunca trabalhou, sempre cuidou dos filhos. Agora ela está doente (Coluna) e nao tem condiçoes de trabalhar. Meu pai é aposentado. Será que ela tem direito a alguma pensão alimenticia?
solange
postado em sexta-feira, 29 de fevereiro, 2008
eu casei em 1995 e mim separei 8 meses depois, porque o meu marido mim agrediu apos um mes de casamento quero saber o que devo fazer para mim divorsiar pois depoi deste tempo nao tive mais contato com ele.convivo com uotra pessoa há 12 anos e tenho 2 filhos com meu marido atual
Greice Santos
postado em quinta-feira, 13 de março, 2008
Olá, gostaria de saber quais as chances de minha mãe ficar com a casa em que ela mora, se se separar. Acontece que deu um AVC(derrame) nela e ela não mexe o broço esquerdo e a perna tem uma certa dificuldade.(se aposentou por invalides).
No Caso o meu pai é alcoolatra e não trabalha por causa do vicio. Ja ocorreu brigas chegando as vias de fato comigo sua filha, com lesões corporais e tudo. eu moro com eles tambem ´so que trabalho o dia todo e sei que ele encomoda ela, briga com ela verbalmente sempre que esta em casa... Gostaria de saber quais as chances dela!
Sidney
postado em terça-feira, 15 de abril, 2008
Minha mulher faleceu, era pensionista do INSS, eu tenho direito a pensão? sendo que já sou aposentado do INSS.

Fico aguardando esclarecimentos,

Obrigado.
flavio
postado em sexta-feira, 16 de maio, 2008
Ola eu me separei a uma semana estou totalmente perdido ela foi embora n sou casado no civil tenho dois filhos com ela eu fiquei na casa mas ela disse q vai entrar na justiça pra requrer os direitos dela e dos filhos ela disse q quer ficar na casa porem no momento eu n tenho pra onde ir estou trabalhando mas estou ganhando muito pouco ela tambem trabalha e o olerite dela é maior q o meu a minha filha fica de dia com ela e vem pra minha casa a noite pois sou eu que levo ela pra escola e ela n quer morar com a mãe quer morar comigo mas eu n tenho condição de ficar com ela emtempo integrau pois tenho q trabalhar e a casa q ela ta querendo é fruto de herança eu n estou preocupado com a casa o problema é q por inquanto eu n tenho pra onde ir gostariaa de um esclracimento.

desde ja agradeço.
suely matias
postado em segunda-feira, 30 de junho, 2008
o meu sogro era oficial de justica deichou umapemcao boa mas mimha sogra estar doente nao pra morrer meu cumhado junto com a sobrinha estao gastando o dinheiro com costrucao com tudo guer ver pela frente quero saber si os outros filhos tem direito de uma parte desse dimheiro tambem mimha sogra quer dividir mas mimha cumhada quer so pra ela meus cumhados tem direito?
Marlene
postado em quinta-feira, 07 de agosto, 2008
Olá!! fui para o convivio do meu ex-esposo aos 16 anos e o mesmo com 21, na época não possuíamos nenhum bem. Fui casada durante 24 anos, hoje tenho 43 e nunca trabalhei na minha vida, só me dediquei a minha família e o meu nível de escolaridade é 2ª série do ensino fundamental I, antigo primário. Hoje meu ex-esposo quer formalizar a separação, e em relação a pensão alegou por orientação da advogada dele que não tenho direito a pensão pelo fato de que possuo idade ativa para trabalhar. Por favor, quero uma orientação, pois não tenho como sobreviver sem ajuda da pensão dele.
beniza
postado em quinta-feira, 04 de setembro, 2008
ola fui casa a oito anos tenho dois filhos to gravida e nao to ganhando nem uma pensao quais saos meus direito como devo agir
Lilian
postado em domingo, 14 de setembro, 2008
por favor alguem me ajude.moro com uma pessoa a08 anos em concubinato me diga e estamos nos seperando tenho direito a pennsão pois ñ trabalho ´so estudo,e eu tenho direito a casa que moramos por favor me diga quaie meus direitos,pois ñ tenho ninguem e nem onde morar nem nenhuma fonte de renda.
Roseangela
postado em quarta-feira, 17 de setembro, 2008
Tenho 46 anos, 2 filhos um de 16 anos e uma de 20 anos, não trabalho e queria saber se posso pedir
pensão para o meu marido, sem que a gente se separe .
Ele não ganha tão mal, mas gasta todo o dinheiro com os amigos e deixa faltar "coisas" em casa.Eu falei para ele sobre me dar pensão e ele disse só se for "legalmente".
Se a resposta for sim como devo proceder?
e se eu conseguir, no caso de seu falecimento ,vou continuar a receber a pensão ou não???
12345678910...