Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > FILHO ADOTIVO
UsuárioDiscussão
FATIMA
Postado em sexta-feira, 25 de julho, 2003
GOSTARIA MUITO DE SABER SE TEM DIREITO NA HERANÇA O FILHO QUE MEU FALECIDO MARIDO ADOTOU COM A AMANTE. Ele adotou a criança e quando a criança tinha 11 anos ele registrou como filho dele e da amante. a amante tem direito na herança também?
Eramos casados em comunhão universal de bens. atualmente essa criança tem 41 anos .
desde já agradeço pela colaboração de todos.

ÚsuarioResposta
EDUARDO OLIVEIRA
postado em segunda-feira, 28 de julho, 2003
OI ANDRÉIA, TUDO BEM??
QTO A SUA PERGUNTA, QUERO TE DIZER Q O FILHO ADOTIVO TEM OS MESMOS DIREITOS DOS FILHOS ADOTIVOS, TENDO , POSTANTO DIREITO A PARTE DA HERANÇA. QUANTO A AMANTE, ELA NADA TERÁ DIREITO A HERANÇA.
Jaqueline
postado em segunda-feira, 28 de julho, 2003
Prezada,

O filho adotivo tem os mesmos direitos do filho legítimo.
A concubina já é um caso mais complicado. Há muita controvérsia a respeito. Se ela provar que tinha uma relação duradoura, pública, e que ajudou seu falecido marido a constituir um determinado patrimônio, ela "pode" vir a ter direitos sobre esse determinado patrimônio.
Amaro Dewes
postado em terça-feira, 29 de julho, 2003
Andrea: É preciso deixar claro que, face o regime de seu casamento, comunhão de bens, o patrimônio do casal será dividido meio a meio onde, uma metade representa a sua meação. Esta é somente sua. A outra metade representa a herança deixada pelo seu marido e será dividida pelo número de herdeiros necessários deixados por ele. Assim, a metade que, grosso modo, representa a herança será dividida pelo número de filhos, se for o caso. E, em última análise: FILHO é FILHO e ponto. Hoje está fora de discussão a qualificação feita sobre filho e por isso, repiso: filho é filho e ponto. Na dúvida consulte advogado de sua confiança.
ricardo rezende
postado em terça-feira, 02 de setembro, 2003
Artigo 1.790 do NCC e seguintes. Bens adquiridos onerosamente na constância da união estável. Meação 1/2 para cada companheiro. Companheira pode pleitear. Art. 1790 do NCC - divisão dos bens.
antonia maria de souza
postado em terça-feira, 05 de agosto, 2008
tenho 44 anos com 3 anos de idade fui adotada por um cazal qu so tinha filho homen e nao pordiam mais ter filho minha mae adotiva morreu no tragico acidente de carro ela foi me deixar na maternidade pra eu dar a luz meu primeiro filho na volta ocarro virou e ela morreu meu dois irmao e toda familia dela jogaram a culpa em min e por isso me desprezaram enao tive direito a erança da minha mae depois meu pai cazou se novamente a mulher dele faleceu a3 anos atras meu pai hoje ja nao tem mais ricusso a unica coiza que tem e uma caza na praia em beberibe assim mesmo a sobrinha da falecida espoza dele esta querendo ficar com 50% da caza alegando ser o direito da tia amesma morra com meu pai desde pequena mais nao e registrada eu nunca ganhei nada nem da parte da minha mae nem da parte do meu pai hoje a caza esta disposta avenda mais estao querendo um inventario gostaria de saber quai meus direitos ja que sou registrada como filha legitima e nunca tive direito as bens adquirido por meus pais adotivo meus dois irmaos ja herdaram a parte dele e agora ainda revendicam direito junto com a sobrinha da minha madrasta meu pai tem 85 naos e vive neste confilto e portado de cancer quero saber como agir
marcelo jose de brito
postado em quinta-feira, 23 de outubro, 2008
sou adotivo desde 1 mes de vida portando tenho agora 38 anos sou registrado legalmente ,os meus pais ja tem uma certa idade pai 78 anos mãe 72 anos moram em minas gerais e tem mais duas irmãs que no caso seria fillha legitima de sangue deles .Eles no decorrer da vida contruiram 3 casas uma em sp e 2 em minas gerais.
OBS; sou solteiro ,ñ tenho filhos, moro so ,trabalho entrego lanche de moto.Ja as 2 filhas legitimas de sangue foram casadas e tiveram 2 filhos.
pergunta ? Tenho direito igual nas tres casa sendo que sou solteiro e ñ tenho filho
marcelo jose de brito
postado em quinta-feira, 23 de outubro, 2008
sou adotivo desde 1 mes de vida portando tenho agora 38 anos sou registrado legalmente ,os meus pais ja tem uma certa idade pai 78 anos mãe 72 anos moram em minas gerais e tem mais duas irmãs que no caso seria fillha legitima de sangue deles .Eles no decorrer da vida contruiram 3 casas uma em sp e 2 em minas gerais.
OBS; sou solteiro ,ñ tenho filhos, moro so ,trabalho entrego lanche de moto.Ja as 2 filhas legitimas de sangue foram casadas e tiveram 2 filhos.
pergunta ? Tenho direito igual nas tres casa sendo que sou solteiro e ñ tenho filho
michelle lane gonçalves ventureli
postado em domingo, 19 de dezembro, 2010
gostaria de saber si tenho direito de fazer um barraco no lote da minha mae pois ele deixou so minha irma fazer pois ela e filha biologica e eu sou adotada ele nao deixa tenho direito sim ou nao ....
michelle lane gonçalves ventureli
postado em domingo, 19 de dezembro, 2010
gostaria de saber si tenho direito de fazer um barraco no lote da minha mae pois ele deixou so minha irma fazer pois ela e filha biologica e eu sou adotada ele nao deixa tenho direito sim ou nao .... ele me adotou com 3 dias de nascida.....
Maria Evalngelista
postado em quarta-feira, 03 de agosto, 2011
Prezada, Michelle.
Você só poderá construir o barraco, se for do consentimento da sua mãe, não importa se é adotiva ou não.
O filho adotivo tem os mesmos direitos do filho legítimo, porém, se a sua mãe não permitiu a construção do barraco, não podemos obrigá-la a aceitar.