Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Sobrenome do filho
UsuárioDiscussão
Juliano F. Francisco
Postado em segunda-feira, 07 de setembro, 2009
O sobrenome do lado paterno de minha família figura como Francisco, mas devido a um erro que ocorreu quando meu bisavô registrou meu avô. O sobrenome correto deveria ser FRANCESCHINI.
Porém meu avô, meu pai e eu temos o sobrenome FRANCISCO.
Minha dúvida é: Posso registrar meu filho com o sobrenome FRANCESCHINI, sem citar o meu sobrenome de registro? O sobrenome da mãe constará após o prenome.
É permitido em vias normais? Ou é necessário alguma ação especial? Qual?
Obrigado.

ÚsuarioResposta
Amaro Dewes
postado em sábado, 12 de setembro, 2009
Juliano, olá: Não vejo possível voce ao registrar seu filho alterar o sobrenome de voces. Acontece que no ato do registro deve ser apresentada a documentação do pai e da mãe justamente para evitar equivocos nos nomes dos ancestrais. Deves sim, manejar ação própria para provar os equívocos dos registros de seus pais e avós e buscar uma sentença declaratória corrigindo todos os erros ocorridos e buscar seja a sentença extensiva ao registro de teus sucessores. Na dúvida procure advogado de sua confiança para mais esclarecimentos. Boa Siorte.
Alexandre da Silva Santos
postado em sábado, 12 de dezembro, 2009
Boa noite,gostaria de saber se posso registrar minha primeira filha com um sobrenome da minha família e que esta não consta no meu sobrenome e nem no sobrenome na minha mãe?,visto que meu sobrenome é Silva Santos o da minha mãe também,porém o nome da minha avó contém o Neri o qual eu pretendo colocar,noentanto pretendo pôr Nery, ou seja, com ¨y¨.posso fazer essa alteração?
natalia soares faria
postado em quarta-feira, 02 de novembro, 2011
oie boa tarde.meu nome e natalia soares faria e gostaria de esclarecer uma duvida tem alguma diferença o sobre nome do meu marido vier primeiro q o meu sobrenome no nome de nosso filho?issu pode influenciar alguma coisa com relaçao a guarda do meu filho ?ou o sobrenome da mulher sempre vem primeiro e depois do homem?me expliquem issu , por favor.
obrigada pela atençao , boa tarde