Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Pensão alimentícia - Novo código Civil
UsuárioDiscussão
Leonor
Postado em sábado, 28 de dezembro, 2002
Com a implantação do Novo Código Civil, que antecipa a maioridade para 18 anos, haverá alguma mudança em relação a pensão alimentícia, ou seja, o pai não deve mais pensão após o filho completar 18 anos?

ÚsuarioResposta
jorge luiz amaral braga
postado em sexta-feira, 06 de junho, 2008
venho por meio desta pedir uma orientção para pedi a suspensão de pensão alimenticia,pois eu tenho um filho que completou 18 anos nascido em 05 de maio de 1990, pois eu pago a pensão para ele desde 12/06/95
pois ele nunca viveu com migo, me ajude por favor grato pela atensão
MYRNA LIMA DE ASSIS
postado em quinta-feira, 03 de julho, 2008
Minha mãe ja estar judicialmente separada do meu pai 19 anos agora meu pai esta alegando que ela deve pagar pensao para o mesmo porque o próprio nao tem renda fixar. É POSSIVEL.
valter vieira domingues
postado em quinta-feira, 31 de julho, 2008
separei tenhos 2filhas e casei de novo e tenho mais 2 filhos quanto tenho de pagar de pensao para outras 2 filhas eu ganho 950.00
Maria Fernanda Carvalho da Silva Lemos
postado em quarta-feira, 20 de agosto, 2008
Olá,

eu estou com dúvidas sobre o tal novo código civil de pensão alimenticia que as pessoas estão comentando e os jornais estão destacando,

eu tenho 18 anos, e comecei minha faculdade agora neste 2º semstre de 2008, em uma Universidade particular, sendo que eles estão falando que agora a idade para o pai para de pagar a pensão alimenticia do filho é de 21 anos e da 24 anos e se tiver cursando ensino superior o pai é obrigatoriamente a dar continuidade na pensão até o término da faculdade.

Att,
Maria Fernanda Lemos.
Flávio Gonçalves de Oliveira
postado em terça-feira, 04 de novembro, 2008
oi, gostaria de saber, se quando uma filha tem uma vida com companheiro e ate tem filho, seu companheiro trabalha e ela tambem, ela é de maior e estuda ainda,,,, essa pessoa tem direito de continuar recebendo a pensao alimenticia?
sueli da conceiçao dos santos aniceto
postado em quarta-feira, 03 de dezembro, 2008
que saber sober a nova lei que da direito a mulher casada que separou do marido que foi casada mais de 15anos que nao tenho formaçao e emprego fixo etenhe filho menor se tenhe direito a ter uma pençao para se manter com ofilho
sueli da conceiçao dos santos aniceto
postado em quarta-feira, 03 de dezembro, 2008
que saber sober a nova lei que da direito a mulher casada que separou do marido que foi casada mais de 15anos que nao tenho formaçao e emprego fixo etenhe filho menor se tenhe direito a ter uma pençao para se manter com ofilho
wanderley ramos
postado em domingo, 15 de fevereiro, 2009
gostaria de formular a seguinte pergunta; pago pensão alimenticia a dois filhos de uma mesma mulher, nunca fomos casados, foi decretado o valor de 70 por cento do salario minimo. O normal não seria 33 por cento para os dois? aguardo uma possivel resposta. obrigado
Bazílio Elias de Oliveira Filho
postado em quarta-feira, 25 de fevereiro, 2009
Boa Noite

Desejo saber como está minha situação se tenho que pagar mesmo a pensao
DIRSON NEI
postado em domingo, 01 de março, 2009
Boa noite, pergunta, tenho dois filhos, uma com 16 e o outro 14, hoje estou sendo processado para pagar pensão alimentícia, onde ela solicitou o d n a, onde confirmou paternidade, ela pede o reconhecimento e a pensão negociamos 20 por cento , gostaria de saber se o juiz poderá interferir e aumentar por decisão dele passando por cima de nosso acordo ? .qual o mínimo que a justiça permite tendo dois filhos, se o juiz perguntar quanto posso pagar, e eu falar que posso 20 por cento, e a mãe da criança não concordar, o juiz pode estipular um valor acima do que propus? , ou a mãe da criança tem por obrigação de provar que posso pagar mais, ou não precisa, basta à vontade do juiz. Numero do processo. 2007.042.011845-0. Atenciosamente, Dírson Nei.
1234