Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE.
UsuárioDiscussão
MARIA CRISTINA
Postado em segunda-feira, 04 de novembro, 2002
Mantenho um relacionamento ha 11 anos, morando em casas separadas. Durante este tempo tive dois encontros "extra-conjugais" alem do mantido com meu "marido". Minha filha nasceu, meu "marido" a registrou, mas mantenho a mesma sozinha ,arcando com todas as despesas minha e dela desde seu nascimento - 15/11/98. Sou administradora de empresas e fiquei desempregada agora em Outubro.Hoje - 04/11/02 - pedi ao pai que a registrou auxilio para pagar a escola. Ele negou falando - pela primeira vez - que a filha nao era dele. Realmente eu nao tenho esta certeza, mas nao sei como resolver a situacao pois o rapaz com quem tive relacionamento acredita que a filha pode ser dele, mesmo morando em outra cidade e mesmo sabendo que outro a registrou, ele procura saber da crianca, visitando-a, dando presente e brincando com ela. Ja o pai-registral apesar de morar na mesma cidade, mantem-se afastado, frequentando minha casa em media 01 vez por semana e quase sempre nos horarios em que ela ja esta dormindo.Assim a crianca dedica mais atencao ao outro. Pergunto: - O mais certo a fazer e o exame de DNA, existe outro procedimento?! - Neste caso quem devera solciitar o exame: eu o pai-registral;- Se o pai-registral nao for mesmo o pai-biologico ele podera mover alguma acao contra mim - mesmo tendo registrado por espontanea vontade? -Posso pedir simplesmente a anulacao do registro e deixa-la registrada apenas em meu nome independente da realizacao do exame de DNA? -Devo pleitear legalmente a guarda definitiva da crianca independente do resultado do DNA?
-Se for comprovada a paternidade- registral e biologica iguais posso mover contra o pai-registral uma acao de danos morais?!
**(Ressalto que a crianca nao mantem relacionamento com a familia (avos, tios, primos , etc) do pai-registral e nem com a familia do suposto pai-biologico.
Peco desculpas pelo grande questionamento e solicito especial em me responderem. Muito obrigado.

ÚsuarioResposta
cristiane rodrigues
postado em quinta-feira, 05 de agosto, 2010
Gostaria de saber quais os documentos necéssario para meu pai me registrar sou registrada so no nome da minha mae tenho 35 anos tem 15 anos que ale promete que vai me registrar so ate agora nada. Resolve agir sozinha obrigada aguardando resposta
eneliran oscar da silva dantas
postado em terça-feira, 21 de setembro, 2010
ola!
eu gostaria de saber o que posso fazer pra trocar a paternidade, pois fui registrado pelo meu padrasto, gostaria que meu pai biologico fosse meu pai em meus documentos tambem.
aproveitando gostaria de saber como faço pra trocar meu nome, meu nome e o contrario da minha mae e isso me causa muito constrangimento!
obrigado!
Viviane
postado em domingo, 12 de dezembro, 2010
TIVE UM ENVOLVIMENTO COM UM RAPAZ E TIVE UM FILHO ELE SABIA DA GRAVIDEZ, NA EPOCA MORAVA NO RJ. SÓ QUE VIM TER MEU FILHO EM SP NA CASA DAS MINHAS ELE ME DISSE QUE IRIA VOLTAR PARA A CIDADE DE ORIGEM ( SOLEDADE ,PB) PORÉM IRIA PASSAR AQUI (SP ) PARA PODER REGISTRÁ-LO ,ISSO NÃO ACONTECEU TENHO O TELEFONE E ENDEREÇO DA CASA DOS PAIS DELE ENTREI NA JUSTICA POREM O PAI DELE DISSE QUE ELE NÃO MORA MAS LÁ E NÃO SABEM ONDE ELE ESTAR ,QUERO SABER SE POSSO ENTRAR NA JUSTIÇA SOLICITANDO QUE O PAI OU A MÃE DELE FAÇA O EXAME DE DNA
silvana
postado em quarta-feira, 09 de fevereiro, 2011
Me chamo Silvana tenho 3 filhos sendo 2 so estaõ resistrado em meu nome quando eles naceraõ o meu marido estava preso muito longe e acabei resitrando eles só no meu nome eu gostaria de saber como posso colocar o nome do meu marido porque as crianças só pode ver o pai se tiver o nome dele no resistro ele esta preso na penitenciaria de Balbino1 e as crianças estaõ me cobrando pelo o nome do pai des de já agradeço .
maria Luiza
postado em sexta-feira, 08 de abril, 2011
Boa noite estou com um super problema, peço por favor uma ajuda.
A namorada do meu cunhado engravidou, ele assumiu a criança, montou apartamento ,moraram juntos, e se separao, agora apareceu um rapaz na casa dele com um exame de DNA, dizendo que ele é o pai biologico da menina, e que esta morando com a mãe da criança, e não permite que o meu cunhado veja a menina que ele criou até agora aos 3 anos como sua. E o pai biologico entrou com uma ação de reconhecimento de paternidade, gostaria de saber se o meu cunhado pode entrar com uma ação para continuar vendo a filha, ele esta com depresão, e todos nos estamos sofrendo muito, a minha sogra ja emagreceu 6 kilos, e o meu cunhado parece uma criança de tanto que chora, ésta tomando ate revotril.
obrigada.
cris
postado em terça-feira, 24 de maio, 2011
OLÁ, MEU NOME É CRISTIANE, TENHO UM FILHO DE 11 ANOS CUJO O PAI É FALECIDO HÁ 5 ANOS.
QUANDO MEU FILHO NASCEU ELE ESTAVA PRESO, E NÃO PERMITI QUE REGISTRASSE MEU FILHO, ASSIM QUE ELA SAIU DA PRISÃO, FOI MORTO.
HOJE, MEU FILHO ME COBRA O NOME DO PAI EM SUA CERTIDÃO, O QUE FAZER PARA CONSEGUIR O NOME DO PAI NO REGISTRO DO MEU FILHO.

GRATA!
CRISTIANE
michelle fernandes
postado em sexta-feira, 27 de maio, 2011
tenho 27 anos so sou registrada no nome de minha mãe, meu pai mora em outro estado,minha mãe achou que eu não queria ser registrada por ele e isso não aconteceu(registro) tenho como entrar com uma ação de reconhecimento de paternidade mesmo morando em outro estado e eu encontro este serviço gratuito...
josimar batista gonçalves
postado em terça-feira, 09 de agosto, 2011
bom dia !!!!eu tenho um relacionamento a 12 anos,so que ele tem mora com outra pessoa,cendo que dentro destes 12 anos nos tivemos uma filha,que hoje esta com 5 anos.na epoca que fui registra-la ele foi comigo,mais eu a registei so no meu nome.agora e quero o nome dele no registro dela oque posso fazer quanto a isso????

em outro caso,eu tambem tenho uma outra filha de 16 anos,quando ela nasceu o pai dela tinha 20 dias de falecido,entao ela so pode ser registrado no meu nome porque nao autorizaram que eu registasse no nome do pai por ele se r falecido.a mae dele faz questao que eu a registre no nome dele pois minha filha e a unica filha que ele deichou.oque posso fazer neste caso,eu gostaria muito que tivesse o nome do pai ele foi uma pessoa importante na minha vida.
josimar batista gonçalves
bom dia !!!!eu tenho um relacionamento a 12 anos,so que ele tem mora com outra pessoa,cendo que dentro destes 12 anos nos tivemos uma filha,que hoje esta com 5 anos.na epoca que fui registra-la ele foi comigo,mais eu a registei so no meu nome.agora e quero o nome dele no registro dela oque posso fazer quanto a isso????

em outro caso,eu tambem tenho uma outra filha de 16 anos,quando ela nasceu o pai dela tinha 20 dias de falecido,entao ela so pode ser registrado no meu nome porque nao autorizaram que eu registasse no nome do pai por ele se r falecido.a mae dele faz questao que eu a registre no nome dele pois minha filha e a unica filha que ele deichou.oque posso fazer neste caso,eu gostaria muito que tivesse o nome do pai ele foi uma pessoa importante na minha vida.
kelly conceição
Eu vivia com um companheiro a 3 anos e tínhamos um filho de 2 anos...Nosso relacionamento era bastante turbulento desde o começo.Eu tive uma relação extra.engravidei, porém não sabia se era do meu marido ou não!
casamos no civil e no religioso quando eu estava de 8 meses de gravidez e sem ter a certeza de quem era o pai.porém não tinha comentado essa situação com ninguém.esperei a criança nascer para então contar o que houve para meu companheiro.fizemos DNA e a filha não era dele.ele já havia registrado a criança.
HOJE NÃO ESTOU MAIS MORANDO COM MEU MARIDO.E ELE SE RECUSA RETIRAR O SOBRENOME DELE DO REGISTRO.SENDO QUE ELE NUNCA ARCOU COM AS DESPESAS DA NENÉM.(NEM MESMO DO PRÓPRIO FILHO)
o pai biológico hoje ajuda nas despesas da criança e quer o direto de ter o nome dele no registro da neném.
•COMO FAÇO PRA OBTER ESSA TROCA DE NOME NO REGISTRO DA MINHA FILHA ?
•MEU EX.MARIDO PODE TER ALGUM DIRETO,PELO FATO DE TER REGISTRADO A NENÉM?
•MEU EX.PODE IR A JUSTIÇA CONTRA MIM ALEGANDO ADULTÉRIO,OU QUE EU TENHA AGIDO DE MÁ INTENÇÃO PARA TIRAR ALGUM PROVEITO DELE.(MESMO EU NÃO TENDO ADQUIRIDO NENHUM BENEFÍCIO COM O QUE HOUVE)?

TENTEI RESUMIR O MAXIMO! RSRS
123