Enviar Mensagem

Forum > Direito de Família > Reajuste de pensão alimenticia
UsuárioDiscussão
Renata
Postado em segunda-feira, 12 de agosto, 2002
prezados senhores(as):

Gostaria de uma informação o que é necessário para eu entrar com revisão de pensão, visto que ele paga 15% de seu salário para meu filho, acho isto muito pouco que equivale a R$260,00 e com certeza se tem muito mais gastos que isto, sei que também trabalho e ajudo na criação da criança visto que só de perua escolar pago R$75,00, fora alimentação/vestimenta, lanche para escola e outras despesas que criança tem.
Ele sempre ajuda com medicamento só que sempre consegue amostra gratis visto ter amigos de laborátorio, costuma também de vez em quando comprar roupa e tênis para o mesmo, tenho algo que posso recorrer ou devo ficar quieta com este valor que recebo?
Agradeço muito a atenção de todos vocês.

Renata

ÚsuarioResposta
Eliane Novaes dos Santos
postado em terça-feira, 18 de agosto, 2009
Tenho uma duvida, Gostaria de saber como faço para solicitar revisão de pensão, pois eu e o Pai do meu filho entramos em um acordo no CIC no Bairro do Encosta Norte que ele iria efetuar o pagto da escola, do convênio médico, e um vlr em dinheiro de 75,00 isso a +/- 4 anos atrás. Hoje ele não efetua o pagamento da escola somente o convenio médico no vlr. de +/- 63,00 e 80,00 em dinheiro. Moro sozinha com o meu filho de 6 anos que tem um problema renal que necessita do convenio médico para continuar o tratamento tenho gastos com água, luz, telefone, fora alimentação/vestimenta plano odontologico que no caso o meu filho necessita de um aparelho ortodontico não só pela estética e sim pela necessidade que o odonto informou existir e no momento não estou podendo custear, lanche para escola e outras despesas que criança tem. Ele reside com uma tia, esta trabalhando no momento e o que a tia dele me informa é que os gastos são somente com ele. Gostaria de saber como proceder e se é possivel solicitar o reajuste. Obrigada
Eliane Novaes dos Santos
postado em terça-feira, 18 de agosto, 2009
Tenho uma duvida, Gostaria de saber como faço para solicitar revisão de pensão, pois eu e o Pai do meu filho entramos em um acordo no CIC no Bairro do Encosta Norte que ele iria efetuar o pagto da escola, do convênio médico, e um vlr em dinheiro de 75,00 isso a +/- 4 anos atrás. Hoje ele não efetua o pagamento da escola somente o convenio médico no vlr. de +/- 63,00 e 80,00 em dinheiro. Moro sozinha com o meu filho de 6 anos que tem um problema renal que necessita do convenio médico para continuar o tratamento tenho gastos com água, luz, telefone, fora alimentação/vestimenta plano odontologico que no caso o meu filho necessita de um aparelho ortodontico não só pela estética e sim pela necessidade que o odonto informou existir e no momento não estou podendo custear, lanche para escola e outras despesas que criança tem. Ele reside com uma tia, esta trabalhando no momento e o que a tia dele me informa é que os gastos são somente com ele. Gostaria de saber como proceder e se é possivel solicitar o reajuste. Obrigada
flavia katia jose
postado em sexta-feira, 11 de setembro, 2009
oi gostaria de saber quanto devo pagar de pensao alimenticia a uma filha de 16 anos , se ganho 700,00 reais por mes . tenho mas 3 filhos ,pago aluguel .
tatiana santos paes
postado em quinta-feira, 15 de outubro, 2009
Minha fillha recebe por mes 150,00 de pensao.
So que todo mes ele atrasa de 10 a 15 dias,a alguma coisa que a lei pode fazer a respeito disso?
O que devo fazer? Tenho direito ao decimo terceiro?
sinara
postado em quinta-feira, 10 de dezembro, 2009
ola eu gostaria de saber se é justo aminha filha receber apenas 100,00 reais de pensão,em quanto o pai dela trabalha na usina ganhando um salario o qual eu sei que não deve ser tão ruim e ja faz 6 anos que a pensão não almenta o salario ja almentou varias vezes e ele nunca almentou a pensão eu acho q ele pensa que por ele ter arrumado outra filho e mulher, quem tem que pagar o pato é minha filha,sem contar que ele pegou um xerox da certidão da minha filha quando ele entrou na usina e recebe o abono familia dela e não manda nada para ela a mais ,fora o plano medico que ela tem e agora que ela esta tendo beneficio depois de 6anos isso porque eu entrei com advogado para registra apensão ai ele foi la na minha casa reclamar falar que ele esta apertado por isso q ele estava atrasando a pensão e q ia pagar agora certinho,ai eu falei do plano de saude foi onde ele deu jeito porq ficou com medo da pensão ser registrada pois até hj ele paga 100,00 reis da pensão sem ela ser registrada,e ele me pediu para não registrar que ele não vai atrasar eu falei para ele aumentar 50 reais ai ele falou que se almentase não ia colocar ela no plano de saude isso é justo?e pior eu paguei o advogado adiantado e pedi para ele rever a pensão mas ele esta me inrrolando o que eu devo fazer?
Dionathan
postado em terça-feira, 26 de janeiro, 2010
Bom dia,

Ola, gostaria de saber de quanto seria a porcentagem mais correta do salario do meu pai que deveria ser paga de pensão alimenticia, pois o valor que ele esta pagando e mutio pouco.
O salario dele hoje na carteira e mais de R$3000,00 e no olerite utrapassa aos R$4000,00 e mesmo assim continua pagando a importância de R$300,00 para mim e minha irmã juntos, ate o momento ele vinha oferecendo ajudas com medicação, obejetos escolares e alguns cursinhos baratos, mas agora por motivo de uma discursão pessoal entre a gente ele nao quer mais ajudar em nada.
Então com tal situação terei que recorrer a justiça pois tal valor não da para a gente sobreviver, pois a minha mae nao ganha tao bem para suprir com todas as necessiades e com uma pensao alimenticia tão baixa.

Por favor preciso muito dessa ajuda de voces com uma previsao media de quanto e como seria os parametros para definir a o valor e a porcentagem da pensão, lembrando que ele ja possui outra familia(esposa e um filho so dela, e agora a esposa esta gravida).

Agradeço desde ja pela ajuda.
PEDRO PAULO
postado em terça-feira, 02 de março, 2010
Gostaria de um auxilio:
Ganho em carteira o equivalente hoje a R$ 2969.00 sendo que estou na faculdade, pago prestação de carro, prestacao da reforma da casa de minha mae, e quero juntar dinheiro para comprar um apartamento.

Sou pai de um garoto de 5 anos, ao qual eu pago uma pensao mensal de 90% do salario minimo, e ainda pago plano de saúde R$ 60,00 e DENTAL 40,00, compro roupas de vez em quando, e recentemente fiz uma divida de 120,00 mes com coisas para ele. e ainda levo meu filho para sair, brincar no shopping, comer pizza, estas coisas. Fora dia das crianças, natal, aniversario, festas etc...

A mae da criança esta desempregada, e sempre fica me pedindo mais e mais, e quando falo que nao posso, (seja porque nao tenho ou seja porque acho um absurdo ela nao correr atraz de outro emprego, ou porque ela nunca me deu informações de para onde vai a grana que eu pago de pensao dizendo apenas que meu filho come e bebe etc...) ela fica brigando diz que ele vai ficar sem fazer as atividades da escola pq eu naum dei grana me sinto chantageado mas nao dou o dinheiro.

Tenho notado que meu filho se aproxima de mim sempre com alguma coisa sobre grana para dizer, ou para pedir, pai compra o brinquedo X (O mais caro da loja sempre) ou para pedir roupa, falar que a cueca ta furada, coisas do tipo.

Noto que as roupas novas que eu dou nunca voltam para que ele passe um final de semana comigo, a mae sempre envia ele com as piores roupas.

A bicilheta dele ficou quebrada 3 meses até que eu mesmo fosse la e mandasse arrumar.

Ela mora com o PAI e dois irmaos, que trabalham o pai trabalha a mae e falecida, bom outro dia me disse que parte do dinheiro que eu dou ela da para seu PAI pois minha filha come, bebe, dorme, toma banho, gasta luz etc...

realmente estou sempre individado, mas nunca atrasei uma pensao ou deixei "falta" para o meu filho.

Senhores minha pergunta o que eu posso fazer? A responsabilidade da sustentação do meu filho nao e de nos dois, porque a mim so cabe a parte financeira? Porque a mãe tambem nao e obrigada pelo juiz a conseguir nem que seja 300 reais por mes para O MEU FILHO.

Bom e isso oque eu posso fazer neste caso? devo pedir a guarda? devo dar mais e mais dinheiro sustentando sua boa vida? devo ficar na minha? pesso ajuda!!!
Fabiano Moraes
postado em terça-feira, 27 de abril, 2010
Ola gostaria de esclarecer uma duvida em relacao à uma pensao alimenticia que deverei pagar para um futuro filho. Tendo em vista que meu salario bruto gira em torno de R$ 4300,00, gostaria de estipular +/- quanto o juiz irá determinar que eu pague de pensao para a mulher de meu filho. Existe a possibilidade deste valor ficar menor que 30% do salario,como é de prache em outros casos, o juiz determina que se debite o valor estipulado em relacao ao salario bruto ou liquido?...Desde ja agradeco pela resposta.
Daniela Azevedo
postado em quarta-feira, 28 de abril, 2010
Por favor meu ex-marido paga o valor de R$ 540,00 de pensao para meu filho só que agara em maio tem o reajuste anual qual seria essa porcentagem, de aumento.

obrigada
rogerio ferreira
postado em terça-feira, 18 de maio, 2010
ola gosteria de saber como posso reajustar a pensao alimentar pois estou desempregado e tenho 2 filhas sendo maes diferentes e pago 20% e nao estou tendo condiçoes de pagar isso gostaria de colocar para 15% ATE eu regularizar minnha vida pois quero pagar mais nao tenho o dinheiro todo oque faço ?
12345