Enviar Mensagem

Forum > Obrigações e Contratos > Doação de Imóvel
UsuárioDiscussão
Patrícia
Postado em sexta-feira, 23 de março, 2007
Boa Noite! Gostaria de uma orientação, em como proceder para fazer um testamento ou uma doação de uma cliente, que quer doar a sua casa avaliada em torno de R$ 30,000,00, para sua neta, sendo que ela tem 6 filhos, e nem todos moram no Rio, é necessário a assinatura dos filhos? Ou a Avó pode doar o seu bem pra sua neta por um testamento particular?

Atenciosamente,
Patrícia Godinho. Aguardo um retorno o mais breve, obrigada!

ÚsuarioResposta
angela b
postado em quinta-feira, 23 de outubro, 2008
Boa tarde

Meu pai ira doar um apartamente para mim, ja que nao tenho renda suficiente para compra-lo e registrar diretamente, o valor é bem abaixo de 50% do patrimonio total, ele ja fez doacao ha 20 anos atras para dois irmaos meus, no caso nao ha ninguem contrario a doacao, e recentemente para uma irma minha, mas infelizmente parece existir alguma dificuldade no meu caso, gostaria de saber se isto procede e como devo agir.
Obrigada
Angela
alfredo de oliveira
postado em sexta-feira, 24 de outubro, 2008
Bom dia! Gostaria de obter a seguinte informação: tenho um apt em meu nome com 40% e em nome de minha irmã 60% qual a forma mais em conta para eu realizar uma doação dos 60% de minha irmã para o apt ficar 100% em meu nome? quais os custo, essa forma seria a mais em adquada para a transferencia (transação) ? Obrigado!
Claudionor Ornelas
postado em sexta-feira, 14 de novembro, 2008
Bom dia,,
Estou em processo de separação sem ter nenhuma objeção aos direitos da ex mulher em todos os seus
direitos no regime de comunhão universal de bens,porém a mesma quer se separar,mas não quer que se
faça a partilha da casa que recebi de herança por parte de meus pais,dizendo ela que assina o divórcio
mas não vende a casa pois é dela.Ora, ela também tem bens deixados por seu pai para mais tres írmãos
que todos se beneficiam pois moram nas propriedades, cada um em uma e quando falei que se ela assi-
nasse o divórcio amigavel eu abriria mão da parte dela nos bens da família dela e daria os 50% da casa
que meu pai deixou,pois com esta pessoa,nunca consegui adquirir nada,a mesma nunca trabalhou eu
contribuiu com qualquer numerário do seu trabalho.Minha pergunta é:-posso fazer um testamento,doação,
venda dos meus 50% do imóvel em questão, antes de ser homologado este divórcio que ela diz que não
assina nos termos de dividir a casa?Por quê ela tem direito nos bens deixados por meus pais e eu por ela
não tenho direito nos bens dos pais dela?Deixo claro que meus filhos tem 47a. e 42a.,alega ela que tenho que deixar pra os netos que tem 23,22,15 e 10a.e seus pais, todos tem propriedades quitadas pagas por mim
até a última prestação.Por favor, me dê orientação bem explicada.Obrigado,Claudionor Ornelas.
MARGHERITA TONAZZI E SILVA
postado em domingo, 16 de novembro, 2008
Sou casada com "separação de bens"... Posssuo dois filhos maiores e independentes financeiramente.
Recebi dos meus falecidos pais um imóvel a título de "doação"... Quero doar em vida este único imóvel
para os meus nétos, os quais crio na qualidade de "avó/mãe", já que mães deles faleceu aos 30 anos de
idade. Pergunto: - Posso doar este imóvel para os meus nétos sem o consentimento formal dos meus filhos ?

marcelo
postado em segunda-feira, 17 de novembro, 2008
Ola, meus pais me deram dois lotes, gostaria de saber quals sao os documentos necessários para doação, é necessario certidao negativa etc? E no caso de um esta arrestado na divida ativa? Como proceder?
Obrigado.
Maria Gaspari
postado em terça-feira, 18 de novembro, 2008
Bom dia,

Tenho um imóvel em meu nome e de meu ex-marido no valor 200.000,00 que entrou na partilha de nossos bens anteriores.
Queremos passá~lo em meu nome 100%. Sendo que a parte dele ficaria para mim , ou seja, ele me faria uma doação.
Ele se casou em 2003 novamente e agora tem um filho, quero saber a implicância disto na doação e se é possível que eu venha a ter problemas mais tarde com sua atual esposa e seu filho.
Também gostaria de ter uma idéia de quanto pagaria de impostos sobre esta doação.
Obrigado,
Maria
Maria das Graças do Nascimento
postado em segunda-feira, 24 de novembro, 2008
Bom Dia.
Sou divorciada e tenho três filhos do primeiro casamento, 34a, 30a e 28.
Mais tenho um companheiro a 25 anos com uma outra pessoa. Eu e meu companheiro fizemos uma casinha
de veraneio. Queremos (eu e ele) em conjunto doar esta casinha para os netos dele., filhos dos filhos do primeiro casamento dele. Como proceder para fazer um contrato de doação.
Aguardo o retorno o mais breve possivel.

Maria das Graças
ana
postado em domingo, 07 de dezembro, 2008
Boa tarde.

Sou estudante de direito e um amigo quer doar 33,00% (trinta e tres por cento) de uma casa a sua esposa, que são casados com separaçao de bens a mais de 20 anos,porém este imovel se encontra escriturado em nome dele e de mais 2 irmãos, sendo q receberão como herança de familia, os irmãos estão cientes da doação e concordam, mesmo porq ele passará a ela somente sua parte, a doação não atinge nem 20% do patrimonio total dele.
No entanto redigi um contarto de doação remuneratoria, colocando os irmãos como testemunha
porém, em caso de imovel o correto seria fazer por instrumento publico, e depois passar a escritura para o nome dela, e no momento ela não tem condiçao financeira p realizar.
Gostaria de saber se este contrato rmuneratorio da a ela alguma garantia ?
qual procedimento para realizar no cartorio o instrumanto publico de doação, se pode ser feita atraves de procuração especial especificando bem a ser doado e o nome do donatário, e quanto mais ou menos ficaria?
se existe alguma outro contrato q melhor caberia a esta cituação?
desde ja agradeço.
Ana Célai
postado em sexta-feira, 13 de março, 2009
Olá
Sou casada em comunhão parcial de bens, e minha avó quer doar o seu unico patrimonio para mim. Ela tem uma filha, minha mãe, e uma outra neta, minha irmã. Elas dizem que concordam...

É possivel fazer essa doação. Ela tem validade?

Se é possivel, meu marido terá os mesmos direitos que eu?

por favor quem souber me responda!!!!
RAQUEL COELHO
postado em sábado, 14 de março, 2009
OLA,PRECISO COM URGENCIA MODELO DE CARTA OU DOCUMENTO PARA DOAÇAO DE 50% DO IMOVEL COM CONSENTIMENTO DE MEUS 4 IRMAOS.SENDO QUE SO EXISTE UM IMOVEL PARA PARTILIA DE BENS. DESDE JA AGARDEÇO RAQUEL MG
12345678910...