Enviar Mensagem

Forum > Direito Civil (Geral) > Licença maternidade para estudantes
UsuárioDiscussão
João Marcelo
Postado em quarta-feira, 18 de agosto, 2004
Estamos tendo um problema com a faculdade da minha esposa. Quando estava grávida de 5 meses, ela procurou se informar na faculdade (tanto no departamente do seu curso como no departamento de admissão e registros) como deveria proceder a respeito de licença maternidade das aulas. Ambos os casos a resposta foi q ela teria 90 dias de licença à partir do dia que o médico liberasse. Considerando que nossa filha nasceria perto das férias, ela decidiu terminar o período letivo e pedir a licença no início do ´segundo semestre. Nossa filha nasceu durante as férias.
Hoje ela foi levar o atestado médico, quando foi informada que a PUC tem um procedimento diferente, que a licença e à partir do 8 mês apenas, e q ela teria que entregar o pedido meses antes. O que quer dizer q ela teria apenas licença para os dois primeiros meses de nossa filha, um absurdo visto que uma criança tem de mamar até no mínimo 6 meses. Agora eles ainda exigem que ela pague uma taxa para que eles avaliem se aceitaram o pedido de licença.
O que a lei diz a respeito? A faculdade tem o direito de fazer isso? Especialmente nesta situação em que fomos informados de duas fontes oficiais de algo diferente?

ÚsuarioResposta
cristina da silva
postado em domingo, 13 de abril, 2008
Faço fauldade na UFMT, ostaria de saber se existe alguma lei de licença maternidade para universitários. Pois meu bebê tem apenas um mês e mama de duas em duas horas, e já estou com um mês de faltas na faculdade. Na faculdade, me disseram que a licença só vale pras algumas matérias, no meu caso só pra duas e que as outras 3 eu tenho que frequentar diariamente as aulas para não reprovar, pois segndo eles, são matérias que o aluno precisa estar presente em sala de aula, como prática e didática. E como deve ocorrer, eu tenho que fazer as provas? E como?Ou eles têm que me dar trabalhos. Estou muito preocupada com essa situação, pois meu filho ainda é muito pequeno e precisa de mim.

Aguardo ansiosamente que esclareçam minhas dúvidas.
ana
postado em quarta-feira, 16 de abril, 2008
gostaria que me informasse se tenho direito a licença maternidade na faculdade , eu curso matematica na ufmt, e o meu bebe ja esta com 30 dias e eu continuo faltando aula, gostaria de saber como devo proceder, o que fazer , qual é o meu amparo legal para nao ser prejudicada?
daiana
postado em sábado, 12 de julho, 2008
Estou grávida de 8 meses, e dei entrada no afastamento dia 8/07/2008 com licença para 120 dias, quando fiquei sabendo dessa nova lei aumentando o tempo para 180 dias.
Queria saber se estou dentro dessa nova lei, e como faço para pedir esse tempo a mais.
Gostaria de saber também se todas as empresas são obrigadas a essa nova lei?
Pois trabalho em uma escola particular e exerço a função de Assistente de professora, quero saber se minha Patroa pode recusar essa nova lei?
lidiane
postado em segunda-feira, 06 de outubro, 2008
Entrei de licença maternidade e a instituição me disse que eu teria que fazer uns trabalhos para compensação das faltas. Gostaria de saber se a licença maternidade não compensa as faltas e se eles podem mandar eu fazer as provas sem ter assistido as aulas e se estas provas podem entrar no semestre que esta entrando (misturar um semestre com o outro)????
JOSIVAN GOMES MARQUES
postado em quarta-feira, 12 de novembro, 2008
Estou com o problema com minha esposa, ela foi aprovada no vestibular para uma universidade federal e teve um filho de parto cesariano, e um mes depois iniciou as aulas da universidade que fica em outra cidade. Como ela estava de lincença martenidade de 120 dias contados apartir do parto, solicitou o tracamento do periodo, ou uma assistencia domiciliar. Depois de 60 dias esperando uma resposta da universidade, seu processo foi negado, nem foi concedido a assistencia domiciliar por ela morar em outro municipio, e nem foi permitido o trancameento do semestre, pois seria o primeiro e o regimento da universidade não permite. Acontece q já transcorreram mais da metade do semestre, e obviamente não teria mais condição de cursar, uma vez q até pro falta ela já estaria reprovada, e regra o regimento interno da universidade q alunos reprovados por falta no primeiro semestre perderão sua vaga na universidade.
Portanto, gostaria de saber como proceder para que minha esposa não perca a sua vaga numa universidade publica, obtida através de muito estudo para uma aprovação no vestibular.
Ficaria muito grato por qualquer informação, e tenho urgencia, pois estamos correndo contra o tempo, e perdidos sem saber qual medida tomar.
vanessa
postado em quarta-feira, 03 de dezembro, 2008
Liliane,

Vc recebeu alguma resposta quanto ao seu questionamento? Pois tb estou com esta dúvida. Queria saber se existe alguma lei que fale sobre esse abono de faltas.

Obrigada.

Vanessa
tatiane
postado em domingo, 11 de janeiro, 2009
ainda não ingressei no curso universitário,mas ingressarei no início deste ano e gostaria de saber se posso tirar licença maternidade,jah que o nascimento do meu filho está progamado para abril..
gostaria também de saber quanto tempo eu terei de licença.
desde já agradeço.
Aline
postado em segunda-feira, 19 de janeiro, 2009
Olá Tatiane, é um direito seu tirar a licença mesmo na faculdade. Minha Bebe tem 5 meses e eu comecei meu curso no final de julho, só frequentei durante 3 semanas. E dois dias antes dela nascer eu tirei a licença. São 4 meses de licença, como quando minha licença acabou os alunos já estavam de férias eu só voltarei no ano que vem.
Mas quando nós tiramos essa licença somo obrigados a fazer trabalhos de todas as matérias do curso e , as vezes, fazemos provas também. Nessa parte eu não me dei bem, fui obrigada a fazer os trabalhos durante a minha licença e não tinha ninguém para cuidar da minha filha, acabei não conseguindo terminar tudo e não consegui pegar matéria para estudar para a prove. Fiquei com 2 DPs, mas acho que vou recorrer, mas não sei se eu tenho direito.
Ludmila Balduino Alves Ferreira
postado em segunda-feira, 02 de fevereiro, 2009
Gostaria de saber quanto tempo de licença maternidade a estudante
tem direito.
Katy Anne
postado em sexta-feira, 10 de abril, 2009
A minah dúvida é igual a de todas, de quanto tempo é a licença maternidade e qual é a lei?!!!
1234567