Enviar Mensagem

Forum > Direito Civil (Geral) > Dificuldade em escriturar Terreno
UsuárioDiscussão
Elida Prego Maciel
Postado em sábado, 17 de julho, 2010
Olá, Espero que vocês possam me ajudar. Comprei um Terreno de terceiros, como ele nunca escriturou o Terreno, e ele comprou de uma Construtora, fomos até lá e fizemos um contrato de Cessao de Direito para Eu e meu esposo pegarmos a autorização para escriturar e registrar o imovel. A construtora nos pediu um prazo de 15 dias para nos dar o papel da autorização para escriturarmos, passado o prazo, pegamos a autorização e fomos no cartorio escriturar e registrar, e descobrimos que o nosso lote na prefeitura não esta desmembrado, compramos 207 m2, mas na certidao negativa do imovel a metragem é 410m2. Fomos na construtora e ela pediu 30 dias pra arrumar essa situação. Isso faz 1 ano. Estava lendo o contrato que assinamos e lá tem o nome de uma Corte de Conciliação e Arbitragem onde deve ser tratato qualquer assunto sobre o contrato, liguei lá e ele me disseram que tenho que ir lá fazer a petição, gostaria que vcs me ajudassem a faze-la, me indicassem as leis em que devo respalda-la, uma fez que quero fazer com que a construtora arrume pra mim escriturar o terreno, sobre pena de multa caso não cumpra. Desde já agradeço.

ÚsuarioResposta
Max Gonçalves
postado em quinta-feira, 05 de agosto, 2010
Bom dia,

Estou querendo comprar uns terrenos em uma área de plena expansão aqui em Aracaju mas os proprietários dos lotes nessa região nao possuem escritura, somente recibos de compra e venda. Caso adquira algum lote como faço para escriturar e registrar esse lote, pois pretendo construir casas para vende-las posteriormente?

Muito agradecido.........
Luciana
Elida,

Vc nao precisa ir com uma petição pronta nesta camara de arbitragem. Basta vc ir até lá contar o seu caso e pedir uma audiência com a construtora. Nesta audiência a construtora deverá fazer uma proposta de acordo, lhe dando um prazo para entrega da documentação do terreno desmembrado. Se ficar tudo acertado terá validade como um título judicial. Aí se nao cumprirem com o acordo, vc pode executar o documento (obrigação de fazer) na justiça, e também requerer a adjudicação compulsória do terreno.
Luciana
Max.

Primeiro busque no registro de imóveis em nome de quem está registrada os lotes que vc pretende comprar. Se for de particular, verifique com os atuais proprietários se eles tem procuração para assinar em nome dos anteriores proprietários. Se não vc vai ter que localizar aquele q está constando no registro de imóveis. Se for construtora, loteadora, etc, basta procurá-la para obter a autorização para escrituração.
Jorge Luiz F. Cruz
postado em segunda-feira, 06 de setembro, 2010
Tenho um terreno 10,00 x 30,00m em meu bairro, que comprei de uma pessoa - firma individual- em 1988 e cuja escritura de compra e venda esta em nome dela desde 1987.

Acontece que o proprietário da empresa faleceu em 1990, a firma está inativa dede então e não consigo encontrar nehum parente do titular. Tenho comigo apenas a escritura original mas não mais o recibo de compra e venda que firmamos quando ele ainda em vida. Além disso proprietário da imobiliária é a minha única tstemunha pois preseniciou a transação.

O terreno ainda hoje está vago, mas cuido dele dede aquela época. Há aproximadamente uns 6 anos atrás encontrei asualmente um filho da viúva e ao lhe relatar tal situação ele simplesmente me afirmou zombeteiramente: -" azar o seu. Vá cobrar do papai !".

O que devo fazer para regularizar o que é meu? Posso cercar e tomar posse e alegar usucapião? ou terei que recorrer à justiça ?. Não tenho condições para tal . Me auxiliem, por favor.
cauby saldanha de castro
postado em quarta-feira, 17 de novembro, 2010
comprei um terreno por 55 mil reais mas ele vale uns 80 mil reais eu quero escriturar e nao sei agora eu tenho uma divida de 20.000,00 e quero escriturar para eu conseguir um credito para quitatar como eu faço isso me ajude se eu conseguir lhe mando uma quantia boa vc me dá só seu indereço e cx postal que vc recebe,me ajude
edson cavalcante
postado em domingo, 23 de janeiro, 2011
ola mim chamo edson moro em fortaleza no ceara
gostaria de saber se tenho como escriturare registra um terreno de erdeiros tenho um contrato de compra e vend acinado pelos 3 herdeiros queria sabe se tem como escritura esse terreno ou orientaçoes obrigado e espro resposta
Diego Campos
postado em sexta-feira, 14 de outubro, 2011
Olá, senhores internautas, comprei uma casa no regime de contrato de compras e vendas, que não possui escritura, e gostaria de saber como eu devo fazer para regularizar o meu imóvel?
joão Maria de Abreu
postado em quarta-feira, 23 de novembro, 2011
Bom dia!

PESSO AJUDA URGENTE. ESTOU COM DIFICULDADES EM ESCRITURAR MEU TERRENO.

Como ESCRITURAR um terreno com 3 LOTES comprados em 1995 se o vendedor vem alegando que vou perder 180m2?
Em 1995 comprei 2 lotes de terra medido (27,3 x 20) total=546,0m2, de esquina com muro na rua principal- murei o restante em 1996. Paguei todas as parcelas e pago todos os IPTU com base nesta área +160m de um novo lote menor adquirido nos fundos(20 x 8) alguns anos após.

O vendedor vem alegando que houve uma perda de 180m2 ( 9 x 20 ) nos lotes da frente devido um novo plano diretor da Cidade.

O cartório se recusa a mostrar os mapas registrados desde o inicio. Não quero perder a parte principal do meu terreno. Acho que houve má fé e estão tentando me enganar. Como resolver esta situação e regularizar meu terreno.

Outros moradores da área( tem uma rua no centro e lotes dos 2 lados - meus lotes ficam na frente no lado A.) querem fechar a frente, dizendo que vão transformar em condomínio e que eu vou perder a posse da area da frente e do muro, cujo valor dos lotes foram mais caros devido já está murado e de esquina desde1995.
Já fizeram até uma guarita na frente do meu terreno e tentam impedir que eu faça qualquer alteração, ajeitar a calçada e o muro.

Preciso do registro de Escrituração e estou sendo impedido por estãs questões. Há perdas e danos?. Se a prefeitura autorizou, há indenização e reparos? ou se plano diretor foi criado após a compra do meu terreno é possível reverter a situação?

Que tipo de ação devemos ajuizar para impedir estas alterações e conseguir Escriturar o Terreno todo?
joseane
postado em sexta-feira, 09 de dezembro, 2011
Gostaria de ajuda, pois comprei um terreno, so com o contrato de compra e venda. Na época fiz a busca em cartorio não constava em nome de ninguem. Passado dois anos e fui fazer uma busca em cartorio o imóvel está escriturado em nome de uma pessoa. Quero saber se perdi o imóvel, ou tenho como recorrer?