Enviar Mensagem

Forum > Direito Civil (Geral) > compra de imovel sem inventario
UsuárioDiscussão
Gelma
Postado em domingo, 04 de março, 2007
Estou tentando adquirir uma casa depois de muito tempo. Apareceu uma oportunidade para mim, porém, existe dúvidas. É possivel alguém vender um imóvel sem antes concluir ou possuir o inventário do mesmo? Ou seja, os herdeiros concordam em documento a venda de um imóvel.
Quais os documentos que necessito para que eu tenha uma garantia. Muito obrigado

ÚsuarioResposta
lucien
postado em quarta-feira, 20 de janeiro, 2010
Boa tarde resido em um imovel a mais de 10 anos, os donos faleceram marido em 1982 e esposa em 2007 deixando 3 filhos ( casados) a casa pela certidão de onus reais aiinda se encontra no nome do pai, enfim.
quero comprar esta casa, e os filhos concordam em vender uma vez q elesnao tem dinheiro pra pagar os impostos, mas os filhos nao fizeram inventario, ha como eu compra-la de alguma forma sem que eu tenha problemas futuros?
o que vem a ser, compra via alvará judicial??
como proceder?
Verônica Paula
postado em quinta-feira, 22 de abril, 2010
Prezados colegas, sou advogada e recebi o seguinte caso em meu escritório:
"Dois irmãos com seus respectivos conjuges herdaram o único imóvel deixado pelo falecimento de seus pais. O inventario foi concluido e a transmissão aos filhos herdeiros e conjuges foi averbada no Cartório de Imóveis. Agora, um dos irmãos que detém 50% da propriedade quer vender este imóvel. Ocorre que o outro irmão ficou viúvo recentemente e se nega a abrir o inventário do seu falecido cônjuge (eram casados sob o regime de comunhão universal e possuem filhos adultos). O Cartório de Imóveis não registrará a escritura da pretensa venda sem que haja o inventario do conjuge falecido".
Qual a melhor solução para este caso? Existe alguma medida judicial que obrigue o proprietário dos 50% a proceder ao inventário de sua finada esposa? Ou existe alguma medida judicial que autorize o Cartório de Imóveis a registrar a compra e venda sem a averbação do óbito e inventário de um dos proprietários ?
Agradeço se alguem puder me auxiliar.
Verônica
Henrique
postado em sexta-feira, 09 de julho, 2010
conto um fato para entendimento: um senhor e sua esposa adquiriram imovel da CDHU financiamento casa propria, a esposa veio a falecer e logo depois o Senhor falece, sobraram os dois filhos maiores, que pretendem vender a casa. então foi me oferecido o imóvel. Os herdeiros de comum concordam em assinar e reconhecer a venda, porém não posuem escritura somente o contrato assinado por seu pai já falecido. A CDHU reconheceu o falecimento dando a quitação do imóvel. Os filhos não efetuaram o inventário. Então pergunto o que fazer e como fazer. Os Senhorem poderiam me ajudar. Obrigado
Maria Lucia silva
postado em segunda-feira, 16 de agosto, 2010
Minha mãe é viúva há mais de 20 anos e tem 8 filhos. Agora ela resolveu vender a casa. Todos os filhos estão de acordo com a venda. É preciso fazer um inventário para vender a casa?
Erika
postado em terça-feira, 26 de outubro, 2010
Boa tarde,

Morava com minha família (pai, mãe e irmãos) na casa de meus avós, que tinham apenas dois filhos (meu pai e meu tio). Há aprox. 20 anos meus avós faleceram e não foi feito o inventário. Hoje, há 11 anos que meu pai faleceu e aprox. 6 anos que meu tio faleceu novamente não fomos atrás do inventário.

Logo após a morte do meu tio, a esposa dele e a filha (advogada), procuraram minha mãe, que estava com depressão profunda na época, para assintar a Transferência de Direitos Hereditários, pois elas queriam a parte delas, da casa, e queriam veder todo o imóvel. E quem assinou os papéis foi minha mãe, pois na época eu e meus irmão eramos menores de idade.

Hoje quero ir atrás dos meus direitos, pois eu e minha família fomos muito prejudicados, tendo que ir morar de aluguel sendo que não tinhamos condições financeiras e passamos muita necessidade.

Enfim, gostaria de saber se nessas condições, sem inventário do meu avó, nem do meu pai e nem do meu tio e eu e meus irmãos sendo menores de idade, se vale a assinatura da minha mãe em nesse documento de transferência de direito hereditário.

Elaine Alexandrino
postado em sábado, 13 de novembro, 2010
Moro em Vila velha e surgiu uma oprtunidade de comprar uma casa, porém esta casa tem escritura, mas o inventário ainda não foi aberto; Pergunto:
1º - Ao efetuar essa compra tenho como me resgardar legalmente?
2º - Essa escritura precisa passar por mais alguma mudança a mais que a trasferência de nome?
Grata, despeço-me.
ELAINE
ROBERTO ALVES
postado em quinta-feira, 06 de janeiro, 2011
BOM DIA EU TENHO UM PROBLEMA PARA PODE VENDE-LO , O Q EU POSSO FAZER O ATUAL DONO Q FAZER UM CONTRATO DE COMPRA VENDA PARA ME ASSEGURAR EU TENHO RISCO.
POR FAVOR ME AJUDE MEU EMAIL LOJA@GILFIRE.COM

ALGUM ESTUDANTE DA AREA DE DIREITO , PODE ME AJUDAR.
Washington luis Samora
postado em sábado, 26 de fevereiro, 2011
Meu pai morreu minha mãe é viva é uma empresário Local Márcio Pignaton quer influência para comprar que posso fazer?
GUILHERME DIAS
postado em segunda-feira, 30 de maio, 2011
Meu avô, ja falecido, tem um jazigo onde esta enterrado. Porem, ha a necessidade de fazer a transferência da titularidade deste jazigo. Como posso fazer esta solicitação, uma vez que este não foi citado no inventario?
leonice
postado em sexta-feira, 24 de junho, 2011
meu sogro faleceu a cinco anos .sao~em 8 erdeiros e os mesmos querem vender o imovel 6hequetares de terras e possivel vender sem faser o inventario
123