Enviar Mensagem

Forum > Direito Civil (Geral) > Pensão alimentícia atrasada há meses
UsuárioDiscussão
Joelma Aparecida Ferreira
Postado em sexta-feira, 03 de novembro, 2006
Olá, meus filhos de 09 e 11 anos recebiam pensão do pai no valor de um salário e meio (mínimo) para os dois , mas ele está atrasado desde fevereiro, pois mandou a de janeiro e parte de fevereiro no mês de maio e o restante de fevereiro agora em outubro, já dei entrada na ação de alimentos que foi em abril, ele só foi entimado a pagar em agosto e justificou dizendo ter pago o mês de janeiro e levou um recibo datado de jameiro só q esse pag. era do mês de nov/dez e q ñ estava pagando por falta de dinheiro, dizendo q vive de gado leiteiro e q o pessoal p/ onde ele fornece o leite parou de comprar (só q sei q é mentira) daí a carta precatória (ele mora na cidade vizinha à minha) voltou em 15 de agosto mais ou menos, e minha advogada só deu entrada novamente em outubro (pode?) quero saber o q posso fazer para agilizar isso, qual a chance de eu não receber os atrasados, minha advogada está agindo certo ou está muito lenta, receberei com juros, ele pode se justificar novamente ou agora terá q pagar??????????

ÚsuarioResposta
Valeria
postado em segunda-feira, 09 de novembro, 2009
Oi menina,

Espero que voce ja tenha conseguido resolver seu problema.Se nao conseguiu ainda,va em frente.Nao precisa testemunha.Basta a certidao de nascimento sua e de sua irma.Seu pai tem a obrigacao de pagar sua pensao enquanto voce estiver cursando a faculdade.Voce leva seus estudos a serio,entre na faculdade ate os 17 anos e onze meses e continua a recebernormalmente.Se voce nao conseguir ingressar na faculdade ate essa data,ele vai pedir a suspensao alegando que voce e maior de idade.Entao estude ,estude,...Se ele abandonou voces,nunca mais procurou por voce e sua irma,impetra um processo alegando abandono de incapaz.E UM DIREITO DE VOCES!!!VOCES PODEM E DEVEM ENTRAR COM REGULAMENTACAO DE PENSAO,REVISAO DE PENSAO,E ABANDONO DE INCAPAZ.e UMA BOA GRANA QUE PODE GARANTIR SEU FUTURO.NAO FIQUE TRISTE,ERGA A CABECA,PECA PARA ALGUEM TE ACOMPANHAR ATE O FORUM QUE TEM ADVOGADOS QUE ATENDEM DE GRACA.VA ATE.VALE A PENA.MEU FILHO TAMBEM TEM UM PAI ASSIM E HOJE ELE ESTA NA FACULDADE E CONTINUA RECEBENDO.LEVANTE A CABECA E OLHE AO REDOR,TEM MUITA GENTE QUE TE AMA E PODE TE AJUDAR A RESOLVER ISSO.FIQUE COM DEUS,QUERIDA.PARABENS PELA SUA INICIATIVA.BEIJO MUITO GRANDE .VAL
mario augusto
postado em quinta-feira, 21 de janeiro, 2010
Cara Dione, tem sim, pois será necessário executar os alimentos fixados pelo juíz, assim sendo, somente por advogado.
mario augusto
postado em quinta-feira, 21 de janeiro, 2010
Cara Dione, tem sim, pois será necessário executar os alimentos fixados pelo juíz, assim sendo, somente por advogado.
ana flávia da silva
postado em terça-feira, 26 de janeiro, 2010
eu queria saber por que o pai do meu filho ,ja vai fazer 3 meses que ele nâo me paga a pensâo,ele disse que esta afastado da empresa por motivo de doenças.
como tenho que fazr para receber as pensôes atrasadas.
keila tatiane ferreira flore
postado em segunda-feira, 01 de fevereiro, 2010
meu filho tem 12 anos ,em 2001 abri um processo e ganhei 20% do salario minimo como pemsão ,só que ele nunca pagou uma só ..sempre dizia q tava sem trabalho,eu ia levando com minha familia ,mas sempe ia la e pedia uma coisa e outra que nunca vinha.Só que agora ele ta apaentemente bem ,tem carro,moto ,uma esposa que ganha bem e ,parece que trabalha .Meu filho ganhou uma bolsa de estudos pelo basquete ja q teve um crecimento acelerado ,ele é uma criança especial ,tem 12 anos e 1,91 de altura ,precisa de alimentação melhor ,para ele ter poder ser matriculado preciso pagar a matricula integral e o material ,procurei ele pedindo ajuda ,mas não obtive resposta .gostaria de saber como eu procedo para ativar o processo ,para ele pagar .E se ele paga os atrasados ? A mãe dele é aposentada do estado,se ele não pagar ,ela pode ser acionada ? Dizem que tenho que dar parte na delegacia ,é verdade ?
Joelma Figueiredo
postado em quarta-feira, 05 de maio, 2010
oi! tenho uma filha de 16 anos, e faz mais ou menos uns 2 anos que não consigo mais recaber a pensão da minha filha. É certo o oficial de justiça ficar 3 meses com a carta precatória,com a ordem de prisão? que por final a resposta é sempre a mesma "não encontrado". ele mora numa cidade com mais ou menos 7 mil abidantes onde todo mundo se conheçe.ja mandei e-mail pra corregedoria. não sei mais o que fazer. e a quem recorrer.tenho vontade de ir na cidade onde ele mora e falar com o promotor.
sara menezes da silva
postado em sexta-feira, 14 de maio, 2010
bom dia meu esposo teve uma relaçao com uma mulher a 16 anos atrás . ano passado, ela colocou ela na justiça para registra o filho ele registrou sem ter certeza que o menino fosse seu filho.Ai o juiz estipulou o valor de 100reias,mais ele está desempregado desdo momento que foi audiencia ele so consegui pagar três meses e parou de pagar .O ntem chegou uma intimação para ele comparecer ao forum ,ele pode ser preso ou pedir o dna.
Denise N Panisio
postado em quinta-feira, 01 de julho, 2010
Cara Brenda. Seu caso é bastante simples. Pelo que entendi, seu pai já foi sentenciado no pagamento da pensão alimenticia.
Assim você, através de sua mãe, pode executar as pensões atrasadas sendo as tres ultimas sob pena de prisão.
Quanto aos valores, voce pode, a qualquer tempo, entrar com uma AÇÃO REVISIONAL, pedindo a majoração (aumento) dos valores.
Quanto ao seu pai residir em outro local, não tem importancia pois no universo da justiça temos o que chamamos de CARTA PRECATÓRIA que leva o processo e a obrigação, até onde seu pai estiver (em todo o território nacional).
Então não perca mais tempo. Procure um advogado.
patricia chies
postado em domingo, 24 de outubro, 2010
oi. meu nome é patricia ja estou a 8 meses sem receber a pensao alimenticia para minha filha e a advogada disse que só posso cobrar 3 meses dele ou entao colocar preso.mas se eu colocar ele preso ele nao vai perder o emprego? dai sim eu fico sem pensao... nao da pra cobrar os atrasados e em tantas horas ele é obrigado a pagar?inves di ir preso???
Andréia de Moraes
postado em segunda-feira, 07 de março, 2011
Sra. Patricia Chies, espero que já tenha resolvido o seu caso, mas vale esclarecer. Falando de forma didática, a execução das 3 últimas pensões alimentícias com pedido de prisão, é uma medida prevista em lei exatamente para "coagir" o pai a pagar, senão ele poderá ir preso. Infelizmente nem mesmo com essa medida drástica os pagamentos são realizados em dia. Pense que a prioridade é o bem estar da criança, ou seja, da sua filha. A obrigação do pai é pagar o que foi imposto e se ele não tem condições de fazê-lo, vai ter chance de provar isso em juízo, pelos meios legais. Quanto aos atrasados, há outra espécie de execução, onde ele é intimado para pagar sob pena de penhora de bens, inclusive de saldos em conta corrente. Converse com a sua advogada, esclareça melhor as suas dúvidas e tome as providências que ela indicar. Boa sorte!
1234