Enviar Mensagem

Forum > Direito Civil (Geral) > Compra de imóvel em sociedade - aditivo ao contrato
UsuárioDiscussão
Augusto Bacini
Postado em quarta-feira, 09 de dezembro, 2009
Contrato de sociedade após compra de imóvel?
Comprei um imóvel junto com um amigo e ambas pessoas físicas constam da escritura pública e no registro do imóvel.

Entretanto eu adiantei uma entrada a mais na compra e gostaria de formalizar isso, para que no momento da venda a quantia seja a mim devolvida com alguma correção OU que ele adiante a quantia devida como amortização antecipada para diminuir o saldo devedor do financiamento.

Como formalizar isso?
1) Um contrato simples com firma reconhecida apenas?
2) Uma escritura pública nova que faça referência à escritura pública da venda do imóvel para nós dois?
3) E o registro do imóvel, deve ser averbado de que forma com esse novo condicionante contratual? Entregando a nova escritura pública (item 2) no registro de imóveis para averbação?

Grato pela atenção!

ÚsuarioResposta
Amaro Dewes
postado em domingo, 13 de dezembro, 2009
Augusto, olá: Talvez o mais coerente é correto seja providenciar numa escritura de retificação da primeira lavrada onde conste o percentual que caberá a cada um de voces no imóvel porque nada impede, numa aquisição, tenham os compradores participações diversas em percentuais. Então, seria o caso de calcular o valor que cada participante investiu no imóvel e, via retificação, inserir este dado junto ao Registro de Imóveis competente mediante averbação. Boa Sorte.
Jéssica de Oliveira
postado em sábado, 03 de dezembro, 2011
Olá, comprei um automovel com meu namorado, mas tudo foi no nome dele, entretanto como compramos juntos eu pago metade e ele metade, mas de uns tempos pra ca a relação esta um tanto estranha e estou com medo de perder meu investimento feito até agora, gostaria de saber se há como fazer um contrato de sociedade da compra do carro, onde ambos assinem e seja valido judicialmente, para que eu não venha a correr o risco de perder todo meu dinheiro, eu sei que se pedir ele assina na boa, e seria bem melhor, pois caso ele resolvesse ficar com o carro teria de me dar a parte paga, e eu não sairia no prejuizo.