Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Aluguei uma casa que tem vazamentos na caixa d'agua
UsuárioDiscussão
Leonel Bagolin
Postado em segunda-feira, 05 de dezembro, 2011
A menos de um mês aluguei uma casa que tem bomba d'agua para encher a caixa.
Uma semana apos me mudar, descobri que o ladrão da caixa não vencia o que a bomba colocava, como consequência tive um vazamento.

Chamei um técnico que fez um laudo com a recomendação da instalar uma boia eletrica que desligasse a bomba assim que a caixa estivesse num certo nível.
Informei a imobiliária que se responsabilizou pelo servico, ja que eles tem uma prestadora de serviços proprios.
O técnico da própria imobiliária apareceu em minha casa com uma boia comum e fez o mesmo laudo que o outro, "uma boia simples não resolve o problema, é necessária a instalação de uma boia eletrica".

Tive outro vazamento, desta vez com consequências maiores. Perdi um colchão, um box de cama, travesseiros e cobertas, sem falar do transtorno de ter que dormir no chão em um colchão velho emprestado por um amigo.

Posso processar a imobiaria pode me entregar uma casa com vazamento e pedir indenização pelo colchão, box ou moveis perdidos ????

agradeço

ÚsuarioResposta
Maria
postado em quarta-feira, 07 de dezembro, 2011
Estes problemas são muito comuns, em casas sempre se deve observar a caixa d'agua e seu funcionamento antes de locar. A manutenção é de alçada do inquilino ou seja, futuramente a limpeza, troca da bomba ou bóia se estragar será de sua responsabilidade pois estará sob seu uso.
No atual problema é o locador que deve solucionar só não entendo porque você deixou a bomba encher e não ficou controlando. Faça todas as comunicações por escrito, um laudo de tudo que foi estragado e entregue na imobiliária pedido de ressarcimento dos teus prejuízos mas tenha certeza de que não foi descuido de você. Se saiste de casa e deixaste a bomba ligada enchendo a caixa, logicamente que poderia transbordar se ocorresse um problema.
Estes casos de vazamento que danifica bem do inquilino normalmente tem ganho de causa no Juizado Especial mas o dano tem que ter sido causado pelo locador e não por descuido de quem esta residindo no imóvel..
Você não pode processar a imobiliária, ela apenas é adminsitradora do contrato, você terá que entrar contra o locador que é o dono do imóvel e de acordo com o artigo 22 da lei 8.245/91 é responsavel por lhe entregar o bem em perfeito funcionamento.