Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Como legalizar um terreno sem escritura ?
UsuárioDiscussão
Heidi Pereira
Postado em terça-feira, 11 de agosto, 2009
Por favor , gostaria de saber como legalizar um terreno sem escritura .O meu pai comprou um terreno e o homem que o vendeu só entregou ao meu pai um contrato , digitado sem reconhecimento em cartório . O vendedor também forneceu ao meu pai os carnês de IPTU pagos de 3 anos. Mas o terreno está no nome de um terceiro , que já faleceu e que também está o nome de todo o loteamento. Procurei a Passeli , que seria a responsável pela venda do terreno ao prorprietário , mas me informaram que agora só na Prefeitura. Eu não sei o que fazer , e já estou morando neste terreno e pagando IPTU há 11 anos .Como posso ter a escritura ? O vendedor se propôs a registrar em cartório uma promessa de compra e venda quitada , mas de que aproveita se o terreno está no nome dele ? Por favor preciso deesclarecimentos , pois sou leiga no assunto .
Obrigada !

ÚsuarioResposta
nivaldo ciro veiga
postado em segunda-feira, 27 de dezembro, 2010
tenho um terreno a mais de 20 anos de usucapiao, tenho contrato de compra e venda gostaria de saber
como faco pra ter a escritura.
minha mae e bem velhinha mora na casa junto com meu irmao que tem retardamento mental, tenho um
sobrinho que esta morando junto por 2 meses. A mae do meu sobrinho falou para a minha mae que ja deu
entrada de usucapiao e o processo vai comecar ja no dia 5 de janeiro de 2011, ela investigou tudo, sobre
meu terreno estou devendo o IPTU , quero saber se ela pode tirar o terreno de mim obrigado.
Fernanda
postado em quarta-feira, 05 de janeiro, 2011
Meus bisa-avós deixaram um terreno para 10 filhos. (meu avô e mais 9 irmãos). Meu avô e mais 4 desses 9 irmãos construíram cada um, um imóvel nesse terreno. (o imóvel possui 5 casas, uma de cada herdeiro). Os 4 herdeiros restantes, não construíram no imóvel e nunca moraram nele. Meu avô e todos os seus irmãos morreram. Atualmente na casa construída pelo meu avô, moro eu, minha mãe. E nas outras 4 casas moram meus primos descendentes dos meus tios-avós que construíram as outras 4 casas. O terreno não possuí escritura. Como eu faço para legalizar isso. Por favor me ajudem, porque os meus primos querem me expulsar de lá e eu não tenho pra onde ir!
osvino rodrigues cardoso filho
postado em sexta-feira, 28 de janeiro, 2011
Olá boa tarde gostaria de saber, como que eu faço para fazer uma planta de um imovel com terreno e tudo, quem devo procura e se é barato e se tem conseguir o serviço gratuito grato boa tarde.
Alex
postado em quarta-feira, 02 de fevereiro, 2011
Comprei um terreno em area verde, a pessoa que me vendeu mora la a 40 anos, como faço para legalizar, e para construir?
valmir antonio freitas
postado em terça-feira, 15 de fevereiro, 2011
comprei um terreno eo geraldo que me vendeu o terreno nao tem nehum documento que consta que ele e dono a nao ser a conta de agua e depois de tres meses que eu comprei esse terreno teve um a multa de luz de 2500,00 e tinha uma divida de iptu porque ele nunca pagou e teve um processo onde o adevogado que eu pegei nao recoreu no prazo determinado e eu perdi parte do terreno que estava avaliado em 45000 e a divida ficou em 8,000 em 2006 mais correçao. o terreno foi a leilao 2 vezes e nao saiu agora ele entrou no processo pedindo reabertura porque disse que tem um comprador.
gostaria de saber eu estou pagando os iptu que eu parcelei porque nunca foi pago e na prefeitura me disserao que eu terminando de pagar o iptu o terreno e meu porque no prossimo mes ele iria a leilao pora ipt.
e nesse caso como fica o problema do terreno por ele estar penhorado por causa desta divida que a adevogada deixou de fazer a defesa.
marilene de carvalho satos
postado em segunda-feira, 21 de fevereiro, 2011
gostaria de saber se uma outra pessoa pode entrar na ação de usocapião de um terreno pois o terreno é nosso mas nós entramos com o usocapeão p/ obter escritura e outrapessoa estranha entrou.é possível?
Deise
postado em quarta-feira, 16 de março, 2011
Olá boa tarde,

Gostaria de saber como faço para legalizar um terreno, pois não possuo escritura, apenas uma carta de compra e venda. A pessoa que me vendeu, comprou de um outro.
Tem alguma forma para adquiri essa escritura? por favor alguém me ajude...

Obrigada.
jamesson cassimiro da silva
postado em quinta-feira, 24 de março, 2011
Comprei um terreno com um documento de compra e venda mas na verdade o terreno no cartório está em nome de um terceiro que é o primeiro dono, mas gostaria de legalizar e retirar escritura publica. Qual o procedimento a seguir para legalizar o mesmo?
Jania Eliete dos Santos Silva
postado em segunda-feira, 28 de março, 2011
Boa Tarde ,gostaria de saber como posso adquirir a escretura de um terreno que comprei em Peruibe apenas tenho um cessionário o que devo fazer .
Helbert
postado em quarta-feira, 06 de abril, 2011
Ola, gostaria que me informa-se sobre um terreno, seguinte eu morava com meus pais proximo a esse terreno a 8 ano e terreno não tinha nenhuma platanção estava largado e nem tinha cerca, tem 2 anos que eu comecei a limpar o terreno, cerquei, comecei a plantar e comecei a fazer minha casa pois ai me casar e não tinha como comprar uma casa na cidade, pois onde morro e recuado da cidade este terreno tem aproximadamente 1200 m2, eu estou querendo legalizar o terreno.

O que devo fazer, e do que eu preciso me ajude. obrigado
1234567