Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Como legalizar um terreno sem escritura ?
UsuárioDiscussão
Heidi Pereira
Postado em terça-feira, 11 de agosto, 2009
Por favor , gostaria de saber como legalizar um terreno sem escritura .O meu pai comprou um terreno e o homem que o vendeu só entregou ao meu pai um contrato , digitado sem reconhecimento em cartório . O vendedor também forneceu ao meu pai os carnês de IPTU pagos de 3 anos. Mas o terreno está no nome de um terceiro , que já faleceu e que também está o nome de todo o loteamento. Procurei a Passeli , que seria a responsável pela venda do terreno ao prorprietário , mas me informaram que agora só na Prefeitura. Eu não sei o que fazer , e já estou morando neste terreno e pagando IPTU há 11 anos .Como posso ter a escritura ? O vendedor se propôs a registrar em cartório uma promessa de compra e venda quitada , mas de que aproveita se o terreno está no nome dele ? Por favor preciso deesclarecimentos , pois sou leiga no assunto .
Obrigada !

ÚsuarioResposta
natalia
postado em segunda-feira, 14 de junho, 2010
Ola boa noite
Meu pai acaba de compra um terreno e o vizinho contou a ele que o recibo que ele recebeu desta casa não tem validade não consta na prefeitura isso é possível?
Já tinha casa e meu pai é uma pessoa leiga não tem nenhum grau de instrução.
Estou desesperada, pois o pouco de dinheiro que tinha investiu nessa casa devido a ter vendido um,a casa no nordeste.
Mirson Ribeiro
postado em quarta-feira, 28 de julho, 2010
Tenho uma casa escriturada, tudo nos conformes, ao lado tem um terreno, porém ao pesquisar na prefeitura e em cartórios, não consta absolutamente nada, como se não existisse, sei que esse bairro onde moro era uma antiga mata que no início do seculo passado, o governo estadual, para incentivar o crescimento da cidade deu terrenos para quem desmatasse e ocupasse a área, hoje o bairro é bem habitado e etc, mas existem muitas áreas nessa situação, ou seja, terra de ninguém. Como devo fazer para registrar esse imóvel em meu nome, já que ocupo a área com plantio de subsistência a pelo menos 3 anos e pretendo erguer uma casa para meus pais.
rosana alves
postado em domingo, 08 de agosto, 2010
Gostaria de saber se tem alguma lei que beneficia o aposentado na hora de tirar a escritura de terreno?
Luani
postado em segunda-feira, 30 de agosto, 2010
Olá, gostaria que me ajudassem, comprei um terreno e terminei de paga-lo em 2006, agora em 2010 no mês de fevereiro fui atrás para fazer a escritura, mas a cooperativa me disse que ainda não tinha sido leberado, somente em junho. Fomos em junho novamente e me disseram a mesma coisa, que ainda não tinha sido liberado a escritura somente daqui 6 meses, gostaria de saber quais meus direitos sobre essa situação pois como desejo fazer financiamento sem escritura não tenho como. Obrigada
luiz henrique
postado em domingo, 05 de setembro, 2010
Olá Boa noite,gostaria que me ajudassem com a seguinte indagação:Por favor , gostaria de saber como legalizar um terreno sem escritura, pq comprei o terreno e o antigo proprietario me vendeu o terreno e depois de um tempo ele foi embora,e agora apareceu umas pessoas dizendo que é dono do próprio .Bom queria ajuda.
Aline
postado em terça-feira, 05 de outubro, 2010
Bom dia,estou em um processo, onde existe um terreno que não possui numeração, tenho uma localização não muito exata, descobri que a PAL do terreno mudou, retirei uma certidão de ônus reais, mas não obtive exito.
Gostaria de saber se existe alguma pessoa que esteja pagando IPTU desde terreno, pois, existe um stand de uma grande construtora no local, como poderia solucinar este problema.
caninde francisco
postado em segunda-feira, 06 de dezembro, 2010
boa noita ,ha anos comprei um terreno sem escritura publica ,mais agora pretendo legalizar o mesmo ,como devo faser para poder tirar a escritura publica?
valdir
postado em sábado, 18 de dezembro, 2010
posso legalizar um terreno que e pedaço que sobrou ja faz muito tenpo que ta abadonado so um vizinho meu toma conta dele ja faz 20 anos da para fazer 2 comodo obrigado
valdir
posso legalizar um terreno que e pedaço que sobrou ja faz muito tenpo que ta abadonado so um vizinho meu toma conta dele ja faz 20 anos da para fazer 2 comodo obrigado
valdir
1234567