Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Compra de imóvel sem habite-se
UsuárioDiscussão
Cláudia
Postado em quarta-feira, 15 de abril, 2009
Estou comprando uma casa sem habite-se. Já dei 50% de sinal. Até o momento, eu imaginei que a falta do habite-se seria apenas a falta de aprovação da construção pela Prefeitura, o que poderia desvalorizar o imóvel. Ao solicitar certidão para transferência desse imóvel no Cartório de Registro de imóveis, tomei conhecimento de que somente existe registro do lote. Para que seja feita averbação da construção, seria necessário, então o habite-se e uma certidão negativa do INSS. Sei que muitas pessoas vendem imóveis sem habite-se, mas não imaginava que a "complicação" fosse tão grande. Que solução este caso pode ter? O proprietário atual tem o direito de me vender uma "casa", sendo que ele só tem registro de um Lote? E a imobiliária que intermediou essa transação, não deveria ter verificado antes, as condições desse REgistro? Obs.: O imóvel é registrado na Prefeitura, como casa residencial e paga IPTU.
Desde já agradeço a atenção.

ÚsuarioResposta
WALLACE ARAUJO
postado em segunda-feira, 27 de julho, 2009
BOM DIA,

SOU CORRETOR DE IMOVEIS EM BH.

WILLIAM RODRIGUES, VOCE PODE IR AO CARTORIO, PREFEITURA, E PROCURAR REABRIR O PROCESSO ELE DEVE ESTAR ARQUIVADO,PROCURE UM DESPACHANTE CREDENCIADO AO CRECI DE SUA REGIAO ELE TERA MEIOS DE RASTREAR ESTE PROCESSO,CASO NAO CONSIGA,VOCE E TODOS INTERESSADOS, TERAO QUE REFAZER TODOS OS DOCUMENTOS PERDIDOS. PROCURAR A CONSTRUTORA RESPONSAVEL E UM BOM COMEÇO. CASO NAO CONSIGA MESMO, VOCES TERAO QUE CONTARTAR UM ENGENHEIRO REFAZER TODOS OS PLANEJAMENTOS, REGISTRAR NA PREFEITURA E ORGAOS COPETENTES E ARCAR COM TODOS OS CUSTOS INCLUSIVE O INSS.
WALLACE ARAUJO
BOM DIA,

SR. DOUGLAS, NAO E POSSIVEL VENDER ESTE IMOVEL SEM ANTES AVERBAR EM REGISTRO, RECOLHER TODOS OS IMPOSTOS DEVIDOS DA METRAGEM CONSTRUIDA.PORQUE UM ENGENHEIRO DA INSTITUIÇAO FINANCEIRA, IRA ATE O LOCAL FAZER UMA VISTORIA NA METRAGEM DO MESMO.
MAS JA VI ENGENHEIROS APROVAREM ESTE TIPO DE OCORRENCIA, MAS VOCE CORRERA O RISCO DE NAO SER APROVADO E ARCAR COM A MULTA RECISSORIA DO CONTRATO.
WALLACE ARAUJO
BOM DIA,

ACONSELHO A TODOS COMPRADORES, ANTES DE FECHAR UMA COMPRA DE IMOVEL, A ESTAR AMPARADO POR CORRETOR CREDENCIADO AO CRECI, NUNCA DEIXE PARA DEPOIS O QUE PODE SER RESOLVIDO NA HORA. SE VOCE COMPRAR UM IMOVEL E PAGAR POR SUA REGULARIZAÇAO, E SINAL DE QUE VOCE NAO FOI BEM ACESSORAD, ALEM DE QUE, RECORRER A JUSTIÇA PARA RECEBER O VALOR GASTO NO IMOVEL INDEVIDAMENTE, PODE DEMORAR ANOS E VOCE O DE NAO RECEBER NADINHA. PENSE BEM, O CARA TE VENDE UM FUMO E COMPRA OUTRO PRA MORAR, E DURO TEM FILHOS DE MENORES. NAO TERA COMO DEVOLVER O MONTANTE QUE EM ALGUNS CASOS CHEGA A ATE 30 MIL REAIS. CONCLUSAO VOCE VAI TER PREJUIZO.
SEMPRE PEÇA A IDENTIFICAÇAO DO CORRETOR DE IMOVEIS, QUE ESTA TE ATENDENDO, VERIFIQUE NO CRECI DE SUA REGIAO.
COMPRAR UM IMOVEL E REALIZAR UM SONHO E COISA SERIA

At
WALLACE ARAUJO
consultor e corretor de imoveis
MARCELO MARINHO
postado em sexta-feira, 07 de agosto, 2009
Boa noite..
Estou para comprar uma casa em um condominio na Estrada do Bandeirantes, Recreio dos Bandeirantes-RJ.
O imovel não possui habite-se. A pergunta é quais os documentos necessários que devo verifica neste caso para me amparar, ja que o imovel e os demais desse condominio não possui habite-se?
Obrigado...
MIriam
postado em sábado, 08 de agosto, 2009
Estou prestes a comprar um imovel e sei que ele nao possui o habite-se e tambem a area que consta no registro do lote esta sendo desmembrada.Segundo o atual proprietario o processo de desmembramento deve finalizar em 15 dias.Como devo conduzir esta negociação, já que terei que dar um sinal?Existe algum tipo de contrato que me assegure qto ao compromisso do vendedor parta regularizar-mos isto e a posse deste bem?A casa tem planta datada em 2000, mas nao esta registrada junto a prefeitura, como recolher o INSS(como seria calculada).Quais os procedimentos para regularização?Fico no aguardo pois vou realizar o negócio esta semana.
lelis
postado em domingo, 16 de agosto, 2009
ola minha mãe comprou um terreno em luziania goias e 1976 esse terreno esta quitado mas quando ela faleceu não pagamos os impostos e nem fomos localizar o local , sei que esta incristo na prefeitura de la pois consigue o iptu mas devido ao tempo sera que ainda temos direitos a ele pelo tempo que não fomos la e por não termos pago os iptu.como faço para localizar o local do terreno pela internet?

se puder me ajudar agradeço deis de ja
diney
postado em quinta-feira, 03 de setembro, 2009
gostaria de comprar uma casa financiado pela caixa economica ,porem algumas casas nao tem o haabitese,gostaria de saber como faço par tirar este documento e quias os documentos necessarios para o financiamento...
tovar nelson pereira
postado em quinta-feira, 10 de setembro, 2009
-Boa noite.
Me parece que sua dúvida foi respondida não é?
Se vc me permite eu faria uma pergunta, sendo vc corretor.
- Qual a responsabilidade de umam corretora de imóveis para a venda de um imóvel, quanto a sua documentação? Principalmente com relação ao Habite-se?
Obrigado

Tovar
NARA FREITAS
postado em terça-feira, 22 de setembro, 2009
Recebi de herança uma casa sem habite-se e com mais de 10 anos de construção, este bem estava sendo transitado em um formal de partilha de separação. Estou com dificuldades de regularizar o foraml de partilha do inventario pois segundo minha advogada, tenho que baixar a construção na prefeitura municipal de BH. Como deve fazer para anistiar este imovel e conseguir o CND do INSS para dar andamento no Inventario??
ROSICLER CASTRIANNI
postado em terça-feira, 13 de outubro, 2009
Boa tarde, gostaria de saber quando será a próxima anistia para imóveis, pois
tenho uma casa contruída no terreno de minha mãe, não possuo planta e tambem
queria fazer o desdobramento do terreno, pois e mesmo é de esquina.Qual o
mínimo para desdobro?Poderia fazer o desdobro como condominio?Grata

123456