Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Uso capião
UsuárioDiscussão
Glaucia
Postado em domingo, 14 de março, 2004
Meu pai como funcionário da FEPASA (hoje aposentado) veio residir em 1962 na casa onde mora até hoje. Durante aproximadamente 10 anos pagou aluguel que era descontado diretamente em seu salário. Após esse tempo, pararam de descontar e a situação nunca mais foi regularizada, apesar de ele ter apresentado vários pedidos de compra do imóvel, nunca recebeu nenhuma resposta e isso nunca deu em nada.
O terreno tem em torno de 600m e a casa desde então já passou por várias reformas. Muitas melhorias forma feitas.
Essa casa já foi à leilão, vendida, desapropriada, mas nunca nos pediram para sair e nunca fomos comunicados de nada. Hoje não sabemos qual é a real situação do imóvel, nem quem é o verdadeiro proprietário. Pelo que consta, não existe documentação alguma da mesma na prefeitura e nunca foi pago IPTU.
Minha pergunta é: podemos pedir uso capião? E se o imóvel for do estado ou município? Disseram-me que existe uma brecha na lei que até uma determinada metragem é possível pedir de imóvel público. Isso é real?
Caso não seja possível uso capião, existe uma indenização pelas melhorias no imóvel?
A documentação que temos com os pedidos de compra do imóvel pode nos ajudar em algo?
Agradeço a ajuda!

ÚsuarioResposta
Antonio Nascimento
postado em terça-feira, 21 de novembro, 2006

meu sogro mora lote rural a 13 anos, este tem aproximamente 100 hectares, quando meu sogro começou morar era todo em mato ele desmatou, construio casa, fez cercas, plantou lavouras branca e depois pasto para criaçao de gado. O proprietario da àrea nunca apareceu reclamando a posse, mas a documentaçao que estava em posse do Estado esperando pelo proprietario foi retirado 5 anos apòs ele trabalhando no lote sendo que esta retirada foi atraves de terceiros, mas atè hoje ninguem procurou-o para esclarecimento. O que ele deve fazer para requer o uso capião, e quais os seus direitos caso apareça alguem reclamando a posse?

jose guilhermino do carmo barbosa
postado em quinta-feira, 21 de dezembro, 2006
oi amigao com certeza este imovel já é de vcs, digo isto porque tenho varios amigos que se aposentaram pela fepasa e ganharam o imovel devido o tempo que já residiam nele, sem necessidade de entrar com nenhum tipo de ação judicial; poço entrar em contato com eles e posteriormente estar te informando oque vc deve fazer para regularizar a documentação.
MARCONE FREDEES
postado em sexta-feira, 26 de janeiro, 2007
RESIDO EM UM APARTAMENTO A 7 ANOS NO QUAL SE ENCONTRAVA ABANDONADO NUNCA APARECEU NINGUEM DIZENDO SER O PROPIETARIO , PAGUEI TODOS OS DEBITOS JA FIZ VARIAS REFORMAS GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DIREITO SOBRE ESTE IMOVEL?
COMO FAZER FAZER PARA REQUERER O USO CAPIAO?
OBRIGADO AGUARDO RESPOSTAS.
eduardo miller
postado em domingo, 04 de fevereiro, 2007
desejo informações sobre posse de terreno pertence ao município
fabio prado
postado em terça-feira, 06 de março, 2007
OLA.
PRECISO DE UMA RESPOSTA POR FAVOR, MEUS PAIS FALECERAM A MAIS DE 12 ANOS E DEIXARAM UMA CASA QUE ESTA NO INVENTARIO, MAS UM TIO MEU ESTA MORANDO NESTE IMOVEL A MAIS DE 5 ANOS E JA PEDI O IMOVEL MAS O MESMO DISSE QUE NÃO VAI SAIR, POIS A CASA É DELE.

GOSTARIA DE SABER SE ELE PODE PEDIR USOCAPIÃO OU TEM ALGUM DIREITO DE TER A CASA EM SEU NOME.

MUITO OBRIGADO
cezar
postado em quinta-feira, 19 de abril, 2007
gostaria de saber c tem como fazer uso capiao de um terreno municipal moro ha 29 anos neste terreno em porto alegre
EVANIL DOS SANTOS CARDOSO
postado em quinta-feira, 26 de abril, 2007
Boa tarde

Gostaria de uma informação ,em novembro de 2005 pedi junto a prefeitura do meu municipio a posse de um terreno que se encontrava abandonado ,e sempre zelei por este imovel deixado sem lixos,mato e totalmente cercado,a prefeitura no memento do meu pedido me emitiu um carne com 33 parcelas dos IPTU dos anos de 1995 a 2004 ,para pagamento ,onde ja paguei a matade .
No entanto semana passada recebi um correspondencia da prefeitura dizendo que meu pedido foi indeferido pois o imovel estava vago sem construção, agora que já paguei quase r$ 1500,00 de impostos atrasados me fazem esta comunicação.
Gostaria de saber o que fazer

Desde já meu muito obrigado

Atenciosamente

Evanil dos Santos Cardoso

adilson azeredo grijo
postado em sexta-feira, 18 de maio, 2007
moro em uma casa alugada meu aluguel esta em dia mas proprietario me pediu a csa .o que devo fazer esta casa nao e contrato
Jefferson Barros Nunes
postado em sexta-feira, 18 de maio, 2007
Minha mãe possui um terreno em área urbana que ela comprou há mais de 20 anos, ela sempre pagou iptu e tem a escritura pública do terreno em seu nome. Há 17 anos ela concedeu que uma nora dela morasse lá com três netos da minha mãe filhos dessa nora pois eles ficariam desabrigados tendo em vista que o meu irmão pai das três crianças se separou dessa mulher e foi morar fora. Esta mulher se juntou com outro homem e o colocou dentro dessa propriedade que é da minha mãe, agora este homem está querendo usucapiar o imóvel existe essa possibilidade tendo em vista que o terreno não foi tomado de posse e sim que a prorpietária foi concedeu que eles morassem lá provisoriamente. Quem souber por favor me ajude. Pois precisamos saber que medidas tomar. Obrigado.
João Carlos
postado em quarta-feira, 06 de junho, 2007
Moro em um apartamento ha 8 anos sozinho no estado do rio de janeiro.... este imovel esta registrado em nome de minha mãe...minha mãe mora em outro estado e nãonos vimos por tal periodo o memso periodo que ela não vem ao apartamento...8 anos.. tenho contas em meu nome la "luz" e outras coisas.... Não tenho tambem contato com minha mãe ha uns 2 anos.... gostaria de saber como posso fazer Uso capião do imovel. é possivel?
12345678