Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > contrato particular x escritura pública compra venda imovel
UsuárioDiscussão
augusto de medeiros
Postado em terça-feira, 02 de março, 2004
Na compra de um imóvel é obrigatória a escritura pública de compra e venda ou podemos celebrar um contrato particular e registrá-lo no cartório de registro de imóveis?

ÚsuarioResposta
FERNANDO KLAUK
postado em terça-feira, 17 de março, 2009
Olá, gostaria de saber, se possível de uma forma bem clara e definitiva: Se compro um imóvel que só tem Esc.Particular corro o risco de me tomarem de volta o bem?
Qual o verdadeiro Valor da Esc Pública? Qual a sua origem?
Grato;
alessandro rocha
postado em domingo, 17 de maio, 2009
olá, gostaria de saber quais os doc. nescessários para efetuar uma compra de um terreno, cujo o mesmo não tem escritúra, somente instrumento particular de compromisso de compra e venda registrado em cartório.obrigado e agardo respostas!
Sandra Almeida
postado em segunda-feira, 25 de maio, 2009
minha irmã esta comprando um imóvel, mas este foi para a caixa fazer o financiamento e por algum motivo foi para no juridico com problemas no imovel (acredito). Porém minha irmã tem urgencia em compra o imovel por ter que desocupar onde mora atualmente. A imobiliaria disse que ela não pode desistir da compra pois terá que pagar uma multa por desistencia. Mas eles não falaram antes que o imovel tinha algum problema, na verdade eles falaram que não sabiam que o imovel estavacom a situação não regular. Agora estão dizendo que o juridico da Caixa Economica Federal esta em greve e ela tem que aguardar uma resposta sabe DEUS até quando. Ela pode desistir do imovel sem pagar multa pela desistencia pelo motivos da demora? A imobiliaria pode cobrar alguma taxa por ela não querer este imovel pela demora e até pelo problemas? Existe uma lei pra esse tipo de situação, ou minha irmã tem agora que comprar este imovel e esperar um resultado.
Antonia Katyúcya
postado em segunda-feira, 22 de junho, 2009
Tenho um terreno pra registrar no meu nome, mas não sei se devo fazer escritura particular ou pública.
Por enquanto só estou investindo, não sei se vou construir ou vender depois.
Me aconselhem o que devo fazer, por favor!
Paulo
postado em sexta-feira, 26 de junho, 2009
O mais aconselhável é você procurar um Tabelionato, juntamente com os vendedores, e lavrar a escritura pública de compra e venda desse bem, pois somente documentos públicos têm eficácia jurídica e publicidade, ficando registrados em livros para quem dele quiserem tomar conhecimento, dessa forma, evitarás que quaisquer terceiros possam afetar a posse desse bem, vai que o vendedor morre antes de assinar sua escritura, você terá mais gastos, pois dependerá de inventário, assinaturas e boa vontade dos herdeiros, que nem sempre estão dispostos a colabrar, e acabam te cobrando para assinarem quaisquer documentos. Com a escritura em mãos, posteriormente você paga o ITBI e efetua o registro para finalizar o processo. Ok..abraço.
Aurea Brandão
postado em domingo, 28 de junho, 2009

No caso de se fazer o Contrato particular de Compra e Venda, porque o imóvel tem valor inferior a
30 salário mínimos, ao ser levado a registro quais a certidões que deverão ser apresentadas?
E é necessário pagar previamente o ITBI?

Grata,
Aurea
nilza
postado em terça-feira, 07 de julho, 2009
Olá, tenho uma escritura particular de compra e venda e cessão de direitos aquisitivos de um terreno ( posse) com firma reconhecida e autenticada em cartório há 14 anos.O antigo proprietário do terreno também tinha uma documentação igual com 08 anos de posse do mesmo. Neste terreno contrui uma casa com 02 quartos e demais dependências.Sendo que não dei entrada no IPTU.Agora quero legalizar.Que tipo de providência devo tomar e onde fazer pois não tenho muita condição de pagar um valor alto . O meu imóvel tem 110 metros de área construída e fiz um terraço na parte da laje.Isto conta para pagar IPTU ?
para dar entrada no usocapião no grtuito é necessário já estar pagando o IPTU.Que devo fazer 1º e como .Por favor me oriente.Desde já agradeço . Fique com DEUS.

Obs: O meu imóvel fica em Jacarepaguá.Rio de Janeiro.
RITA MAIA
postado em quinta-feira, 23 de julho, 2009
por favor gostaria de saber a respeito de compra de imovél em nome de menor mas que tenha ,no texo USUFRUTO VITALICIO , IMPENORABILIDADE , INCOMUNICABILIDADE , INALIENAVÉL ,como é o texto para isso? o Cartori já sabe como fazer? do que necessito documentos?
RITA MAIA
postado em quinta-feira, 23 de julho, 2009
por favor gostaria de saber a respeito de compra de imovél em nome de menor mas que tenha ,no texo USUFRUTO VITALICIO , IMPENORABILIDADE , INCOMUNICABILIDADE , inalienavel ,como é o texto para isso? o Cartori já sabe como fazer? do que necessito documentos?
marcio
postado em quarta-feira, 29 de julho, 2009
Meu, Querido você é a única pessoal que pode saber onde você tem firma aberta (assinatura), pois para depositar/abrir a firma em cartório é necessária sua presença no mesmo (cartório) munido de RG e CPF ou CNH originais.
12345678