Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > contrato de gaveta
UsuárioDiscussão
raquel
Postado em domingo, 28 de fevereiro, 2010
oi!
espero conseguir ajuda, tenho um contrato de gaveta a 14 anos, e o dono do ap morreu. Os filhos tentaram sem processo me tirar o ap, como tenho 3 filhos me deixaram em paz. Faz tempo que não pago iptu, fiz um acordo um tempo atrz mas não consegui pagar, mas a conta de luz esta no meu nome a 14 anos. Fiquei sabendo do felecimento bom tempo depois,mas ja estava com algumas prestações atrsadas.Como posso proceder? para poder resolver e vender o ap, pois quero voltar para Livramento e não quero perder tudo. Obrigado.

ÚsuarioResposta
Fabio Nogueira
postado em quarta-feira, 03 de março, 2010
Olá, Raquel, você disse que tem um apto. há 14 anos, comprou através de um contrato de gaveta, isto quer dizer, sem registro. Os filhos do falecido vendedor quiseram tirá-la mas não conseguiram e o seu IPTU está em atraso. Primeiramente, se você comprou do proprietário e pagou o preço ajustado, ninguém poderá tirá-la daí sob qualquer pretexto, até mesmo os herdeiros do falecido, vez que houve o pacto (contrato) antes de sua morte. Agora, se você quiser regularizar esta situação deverá contratar um advogado para ingressar com as medidas necessárias (inventário/arrolamento/alvará) para que lhe seja trasferida a propriedade e você possa dispor livremente dela. Quanto ao IPTU em atraso, é só dirigir-se à Prefeitura do local do imóvel e pagá-lo ou se for aceito, formalizar um acordo a longo prazo.
Valmi
postado em sábado, 06 de março, 2010
Raquel,

completando a resposta do dr. Anderson, além daquelas providências, seu advogado deveria levanrtar junto ao agente financeiro (Banco) onde o imóvel foi financiado, para inteirar-se da situação, pois as prestações atrasadas podem ocasionar, no extremo de o Banco leiloar extrajudicialmente o imóvel.
É certo que, com o falecimento do mutuário, o saldo devedor é geralmente quitado, mas as prestações em atraso não. Daí a necessidade de se verificar a situação, pois não se pode perder de vista que se trata de mútuo hipotecário (o próprio imóvel é que garante o financiamento).
Boa sorte.
Adriana Almeida
postado em quinta-feira, 15 de julho, 2010
Boa tarde
Preciso urgente de uma orientação estou desesperada é que a 1 ano e meio sou arrendataria do programa do governo par,mas a 6 meses perdi o emprego não consigo mais pagar,existe alguma solução pois não cheguei a morar no apartamento pois nesse tempo tentava transferencia de trabalho e comprar meus móveis ou seja não utilizei o imovel estou desesperada pois são r$8000,00 que coloquei nesse apartamento,não tenho casa moro de favor com minha mãe e crio um filho sozinha esse imovel era pa realizar meu sonho de ter a minha casa mas estou em um pesadelo não posso perder esse dinheiro será q existe solução p isso.
Olivares Rocha
postado em domingo, 05 de dezembro, 2010
Boa noite. Solicito orietnações para a seguinte situação:
Tenho um contrato de gaveta há 10 anos. Agora preciso vendê-lo. Quitei o saldo devedor junto à Caixa e o comprador quer me pagar à vista quando da escritura definitiva. Recebi dele, sinal de 30% do imóvel.

Tenho procuração firmada em cartório me dando poderes para transferir este imóvel para meu nome somente.
Como posso transferir este imóvel para o comprador que me deu o sinal, sem ter de registrá-lo em meu nome?
Posso passar procuração para uma terceira pessoa transferir este imóvel para o comprador?
Como procedo? Se não, como posso vender este imóvel?
Obrigado pelas orientações. olivares@oi.com.br
debora isabel
postado em terça-feira, 11 de janeiro, 2011
fazem 8 anos que comprei um imóvel não transferi ,tenho contrato de gaveta ,procuração no nome de meu esposo,o meu problema é que estou com o financiamento em atraso não consigo negociar com o banco porque sou gavetera agora a antiga propriétaria quer o imóvel pra ela devolta por motivos particulares dela.E agora não posso transferir porque esta em atraso, o que posso fazer, desde já agradeço.
daniel de araujo ribeiro
postado em sábado, 12 de março, 2011
posso retomar o imovel com contrato de gaveta?por motivo de atraso no iptu por des anos?ja que o meu nome foi protestado por falta de pagamento do comprador.
jose gilvan gomes da silva
postado em sexta-feira, 19 de agosto, 2011
Bom dia gostaria de saber como posso comprar um imovel com contrato de gaveta
só quer este imovel já tem contrato,
como posso espricar o imovel tem escritura só que foi comprada com contrato mais
o proprietario morreu o que devo fazer?