| Úsuario | Resposta |
Fabio Nogueira
postado em
quarta-feira, 03 de março, 2010
|
Olá, Raquel, você disse que tem um apto. há 14 anos, comprou através de um contrato de gaveta, isto quer dizer, sem registro. Os filhos do falecido vendedor quiseram tirá-la mas não conseguiram e o seu IPTU está em atraso. Primeiramente, se você comprou do proprietário e pagou o preço ajustado, ninguém poderá tirá-la daí sob qualquer pretexto, até mesmo os herdeiros do falecido, vez que houve o pacto (contrato) antes de sua morte. Agora, se você quiser regularizar esta situação deverá contratar um advogado para ingressar com as medidas necessárias (inventário/arrolamento/alvará) para que lhe seja trasferida a propriedade e você possa dispor livremente dela. Quanto ao IPTU em atraso, é só dirigir-se à Prefeitura do local do imóvel e pagá-lo ou se for aceito, formalizar um acordo a longo prazo.
|
Valmi
postado em
sábado, 06 de março, 2010
|
Raquel,
completando a resposta do dr. Anderson, além daquelas providências, seu advogado deveria levanrtar junto ao agente financeiro (Banco) onde o imóvel foi financiado, para inteirar-se da situação, pois as prestações atrasadas podem ocasionar, no extremo de o Banco leiloar extrajudicialmente o imóvel. É certo que, com o falecimento do mutuário, o saldo devedor é geralmente quitado, mas as prestações em atraso não. Daí a necessidade de se verificar a situação, pois não se pode perder de vista que se trata de mútuo hipotecário (o próprio imóvel é que garante o financiamento). Boa sorte.
|
Adriana Almeida
postado em
quinta-feira, 15 de julho, 2010
|
Boa tarde Preciso urgente de uma orientação estou desesperada é que a 1 ano e meio sou arrendataria do programa do governo par,mas a 6 meses perdi o emprego não consigo mais pagar,existe alguma solução pois não cheguei a morar no apartamento pois nesse tempo tentava transferencia de trabalho e comprar meus móveis ou seja não utilizei o imovel estou desesperada pois são r$8000,00 que coloquei nesse apartamento,não tenho casa moro de favor com minha mãe e crio um filho sozinha esse imovel era pa realizar meu sonho de ter a minha casa mas estou em um pesadelo não posso perder esse dinheiro será q existe solução p isso.
|
Olivares Rocha
postado em
domingo, 05 de dezembro, 2010
|
Boa noite. Solicito orietnações para a seguinte situação: Tenho um contrato de gaveta há 10 anos. Agora preciso vendê-lo. Quitei o saldo devedor junto à Caixa e o comprador quer me pagar à vista quando da escritura definitiva. Recebi dele, sinal de 30% do imóvel.
Tenho procuração firmada em cartório me dando poderes para transferir este imóvel para meu nome somente. Como posso transferir este imóvel para o comprador que me deu o sinal, sem ter de registrá-lo em meu nome? Posso passar procuração para uma terceira pessoa transferir este imóvel para o comprador? Como procedo? Se não, como posso vender este imóvel? Obrigado pelas orientações. olivares@oi.com.br
|
debora isabel
postado em
terça-feira, 11 de janeiro, 2011
|
fazem 8 anos que comprei um imóvel não transferi ,tenho contrato de gaveta ,procuração no nome de meu esposo,o meu problema é que estou com o financiamento em atraso não consigo negociar com o banco porque sou gavetera agora a antiga propriétaria quer o imóvel pra ela devolta por motivos particulares dela.E agora não posso transferir porque esta em atraso, o que posso fazer, desde já agradeço.
|
daniel de araujo ribeiro
postado em
sábado, 12 de março, 2011
|
posso retomar o imovel com contrato de gaveta?por motivo de atraso no iptu por des anos?ja que o meu nome foi protestado por falta de pagamento do comprador.
|
jose gilvan gomes da silva
postado em
sexta-feira, 19 de agosto, 2011
|
Bom dia gostaria de saber como posso comprar um imovel com contrato de gaveta só quer este imovel já tem contrato, como posso espricar o imovel tem escritura só que foi comprada com contrato mais o proprietario morreu o que devo fazer?
|