Enviar Mensagem

Forum > Direito Imobiliário > Invasão de terreno
UsuárioDiscussão
Jalerson Lima
Postado em sexta-feira, 10 de julho, 2009
Prezados,

meu pai possui um terreno que foi invadido recentemente. É um terreno em zona urbana, e o senhor que invadiu o mesmo alega que já está lá a mais de 10 anos, o que não é verdade, uma vez que meu pai visita seus terrenos frequentemente. Vimos que nesse período ele fez algumas construções no terreno, e que elas são bem recentes.

Bom, eu gostaria de saber como proceder nesse caso, o que eu preciso fazer e onde fazê-lo. Acredito que tenho que pedir reintegração de posse, mas não tenho certeza. Também gostaria de saber se nesse caso vou precisar de um advogado ou se posso realizar o procedimento sozinho.

Desde já agradeço!

ÚsuarioResposta
Danieli Januncio
postado em segunda-feira, 25 de outubro, 2010
Estou construindo pelo benefício da minha casa minha vida da caixa, mas quando fui iniciar o financiamento o primeiro engenheiro da caixa aprovou a data, e com isso fui liberada para começar a construir, na vistoria do segundo engenheiro para ver o andamento da obra não achou defeitos na construção e sim na data, em suas mediçoes ela estaria faltando de frente 8 cm e de fundo 18 cm, e com isso o dinheiro do financiamento foi bloquiado, e agora o vizinho do lado que está entrando dentro da data com seu muro não aceita este erro, gostaria de saber o que eu faço ?
Osvaldo Barreto
postado em quinta-feira, 04 de novembro, 2010
Prezados, em minha casa aos fundos poussui um terreno imenso, onde o fundo de outras casas da para o mesmo sendo que quase todos no alinhamento correto, sendo um deles com um avanço de 6 mts. Desde o periodo dessa invasão foi realizado processo através da prefeitura mas o problema persiste até os dias de hoje. Essa situação se passa há quase vinte anos (suponho). Dessa mesma casa eram despejados varios esgotos por nela existirem outras divisórias (em torno de dez casas) não regulamentadas visivelmente. Situação essa que lutamos muito para conseguir tirar esses esgotos. Mas o muro permanece. A poucos dias a proprietária mandou dois pedreiros pularem o muro, ou seja, adentrarem o nosso quintal sem ao menos solicitar autorização para levantar vigas para suportar a casa superior deles. Pagamos o nosso IPTU em dias e com a metragem correta de toda a área. Gostaria de saber o que fazer para impor aos mesmos tanto a retirado do muro como o avanço da do primeiro andar que dá para o quintal com janelas e áreas voltadas para o mesmo de onde atiram lixo e até "latas com fezes e garrafas pet com urina".
luciane ramos dos santos
postado em sexta-feira, 26 de novembro, 2010
comprei um terreno com uma construção inacabada ,o vizinho do lado esquerdo entrou dentro do meu terreno 2 metros com sua construção ; meu terreno tem 8 metros de largura e 30 de comprimento e o dele tem 7 metros de largura e 30 de comprimento sendo que a obra construída por ele tem 9 metros de largura como devo proceder nesta situação?devo entrar na justiça ou conversar com o vizinho? agradeço as respostas.
Marcos
postado em segunda-feira, 10 de janeiro, 2011
Boa tarde.

Em frente à minha casa, tem um terreno público municipal que foi recentemente invadido. Porém, apesar de ser recente, já existem construções no local.
O meu bairro, até então em processo de valorização, já está com aparência de favela. É constrangedor fazer um investimento destes, e ver o local em que você mora se transformar em um projeto de favela.

Já entramos em contato por diversas vezes com a prefeitura Municipal, mas eles se mostram indiferentes quanto à situação.

O que devo fazer quanto à isso?

Muito Obrigado.
Sussu
postado em domingo, 20 de março, 2011
Preciso urgente de ajuda! Comprei um imovel ha 3 anos, e agora descobri que os fundos do meu terreno estao com o vizinho do lado. Quando comprei, me disseram que essa parte do terreno nao era minha, mas quando fiz a mediçao do terreno descobri que faltava um pedaço mais ou menos 3 m.Na escritura esta correto. Como faço pra reaver a parte que falta?
francisco alex
postado em quinta-feira, 19 de maio, 2011
oi meu nome e alex minha mãe e outras pessoas invadiram um terreno da prefeitura e a prefeitura duou o terreno para todos só q tem um homem da prefeitura q disse q ela ñ poderia ganhar por que ela ñ morava no bairro e só poderia ganhar se morasse no bairro quero que vc me ajude por favor e me der uma soluçao sobre o q eu posso fazer
porque pelo q eu sei ñ existe isso de só poder invadir terreno se morar no bairro sei que nós temos todo direito de ficar com o terreno mais ele está alegando isso me mande uma soluçao por favor
ROSILENE GUERRA
postado em domingo, 22 de maio, 2011
MEUS AVÓS MORRERAM E DEIXARAM UM TERRENO ONDE MORAVAM TIVERAM 4 FILHOS UM DOS SEUS FILHOS MEU TIO CASOU E CONSTRUIO SUA CASA NESSE TERRENO TEVE 7 FILHOS SUA PARTE ELE JA TOMOU POSSE MAIS SUA ESPOSA SE ACHA NO DIREITO DE DIZER QUE ESSE TERRENO É SEU QUE FOI SEU ESPOSO QUE PAGOU SENDO QUE FOI O MEU PAI QUEM AJUDOU MEU AVO A PAGAR ESSE TERRENO E O DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA ESTÁ NO NOME DO MEU AVO MEU PAI ME DEU A SUA PARTE ONDE CONSTRUI MINHA CASA TENHO UMA IRMÃ QUE TEM DIREITO NESSE TERRENO MAIS A MULHER DO MEU TIO INVADIO E FEZ UMA CASA PRA SUA FILHA ONDE ERA A PARTE DA MINHA IRMÃ ELA ESTÁ SE APOSSANDO INVADINDO PARTE DOS ERDEIROS E TUDO ISSO NA BASE DA VIOLENCIA EU MORO AQUI E NÃO TENHO SOSSEGO PORQUE ELA DESEJA SE APOSSAR DA MINHA CASA PORQUE ELA TINHA PEDIDO A MUITO TEMPO ATRÁZ QUANDO EU ERA CRIANÇA A MEU PAI A PARTE DELE MAIS ELE FALOU QUE DARIA A MIM E DESDE ENTÃO COMEÇOU A GUERRA DELA PARA ROUBAR A PARTE DOS ERDEIROS E ELA FOI CAPAZ DE COMETER TODO TIPO DE BARBARIDADE QUE NÃO VOU COMENTAR AQUI.ELA ESTÁ COM PLANOS AGORA DE SE POSSAR DA PARTE DOS OUTROS ERDEIROS O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR E O QUE DEVO FAZER PARA TER DE VOLTA A PARTE DA MINHA QUE ELA SE APOSSOU?
EVANDRO
postado em segunda-feira, 27 de junho, 2011
UMA IGREJA INVADIU UM TERRENO MEU 3 METROS DE LARGURA JA PROCUREI RESOLVER COM ELES NA BOA MAS NAO ADIANTOU O QUE DEVO FAZER.
OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA.
FABIO SANTOS
postado em segunda-feira, 11 de julho, 2011
Qual é a altura máxima que pode ter um muro de divisa em bairro residencial ?
eliana
postado em terça-feira, 26 de julho, 2011
meu avo deixol um lote para erdeiro mais meu tio pegou e passoe so para o nome de ele ta que e ele comprou na mao do meu tio casada com minha tia uma das erdeira e esta falando que meu tiocasado com minha tia que vendeupara ele sendo asim que meu tiu estava morto ele alega que meu vo que vendeu para este tio casa com aerdeira mais um dos papeis que eu pequei no foro taescrito que a data que meu vo passou para ele tem 25anos que meu avo morreu como que ele feis este documentos
1234