Enviar Mensagem

Forum > Direito Ambiental > Sites interessantes p/ monografia de direito ambiental
UsuárioDiscussão
Dani
Postado em segunda-feira, 17 de novembro, 2003
São eles:

arca de noé: www.aultimaarcadenoe.com
ABB Brasil - Site com aspectos relacionados a empresa e o meio ambiente com enfoque na cidadania. www.abb.com.br
ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção www.abit.org.br
Agência Aquariana - ISO 14.000 Sistema de Gestão Ambiental e a Sociedade Civil www.alternex.com.br/~aquariana
Artpharma - Farmácia de Manipulação : Gestão Ambiental entendida como cultura ambiental www.artpharma.com.br
Ecoambiental - site com informações diversas sobre o meio ambiente www.ecoambiental.com.br
Econet - Informações em inglês www.igc.org/econet/
Ecosite - The World Wide Resource for LCA - Site em inglês sobre Impacto Ambiental e Certificação Ecológica. www.ecosite.co.uk/
FDG - Fundação de Desenvolvimento Gerencial - Informações sobre diversas áreas de um Sistema de Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Integrado; Porque obter a certificação ISO 14.000? www.fdg.org.br/
Gestão Ambiental - Centro de Informações sobre Gestão Ambiental na Indústria www.fiescnet.com.br/gestaoambiental/index.htm
Greening of Industry - Rede de Sustentabilida Industrial (em inglês) www.greeningofindustry.org
Green Profit - Práticas de Produção mais Limpa www.greenprofit.net
Klabin Riocell - O Programa de Gestão Ambiental da empresa www.riocell.com.br/
Petrobras - Site com informações relacionadas ao ISO 14.000, Desenvolvimento Sustentável, preservação, projetos ambientais da companhia, preocupação social. www2.petrobras.com.br/portal/meio_ambiente.htm
Ministério do Meio Ambiente - Site com diversos assuntos relacionados a Gestão Ambiental. www.mma.gov.br/
e-meioambiente - Site com diversas informaçoes sobre gestão ambiental www.e-meioambiente.com.br/
Verde Gaia - Site de uma empresa de consultoria para implantação do ISO 14000. www.verdegaia.com.br/
Visite o site www.greenbiz.com e saiba mais sobre as "eco-oportunidades"as pequenas e médias empresas que produzem e comercializam de forma ambientalmente correta.
www.greenbiz.com
SEMA-RS - Secretaria Estadual do Meio Ambiente www.sema.rs.gov.br/
Verde Gaia - Site de uma empresa de consultoria para implantação do ISO 14000. www.verdegaia.com.br/

Links Acadêmicos

Laboratório de Química Analítica Ambiental e Recursos Humanos www.iq.ufrgs.br/gqaarn.html
Leiden University Institute - CML - Centre of Environmental Science - Site em inglês sobre a Gestão Ambiental da Leiden University, na Holanda. www.leidenuniv.nl/interfac/cml/
Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção - Tem um link para Gestão Ambiental com as disciplinas e programa do curso. www.stela.ufsc.br/ppgep/
Universidade Livre do Meio Ambiente - Site que fala sobre a Universidade Livre do Meio Ambiente e seus cursos oferecidos na área de Gestão Ambiental. www.unilivre.org.br/default.htm

Periódicos

Ambiente Global - Boa fonte de notícias www.uol.com.br/ambienteglobal/
Revista Ação Ambiental - Site da revista Ação Ambiental onde vc pode fazer o download da matéria principal da revista. www.ufv.br/acao/

Desenvolvimento Sustentável

Links Institucionais

Agir Azul - Informaçãos Atuais do RS www.agirazul.com.br/
Aprec - Associação de Proteção a Ecossistemas Costeiros www.aprec.org.br/
CEI - Iniciativa de Educação do Consumidor. Re-utilização, reciclagem, etc...(em inglês) www.eiae.org
Corpus - Fórum sobre reciclagem de Lixo. www.corpus.com.br/indexforum.htm
EMS - Central de notícias sobre meio ambiente (em inglês) www.ems.org/
ENDS - Notícias Ambientais da Europa (em inglês) www.environmentdaily.com/articles/
EPA (Environmental Protection Agency) - Agência de Proteção Ambiental Norte Americana www.epa.gov
EWG - Pesquisa em saúde e meio ambiente (em inglês) www.ewg.org/
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - fundação que visa preservação ambiental www.fundacaoboticario.org.br/
Garbage - How can my community reduce Waste? www.learner.org/exhibits/garbage/intro.html
Greening of Industry - Rede de Sustentabilida Industrial (em inglês) www.greeningofindustry.org
Planeta Harmonia - Desenvolvimento Sustentável e mais www.planetaharmonia.com.br/
Planet ARK - Notícias mundiais sobre meio ambiente (em inglês) www.planetark.org/index.cfm
SEMA-RS - Secretaria Estadual do Meio Ambiente www.sema.rs.gov.br/
SEGA - Secretaria de Gestão Ambiental para América Latina e o Caribe fp.chasque.apc.org:8081/sema/portugues/index.html
S.O.S. Mata Atlântica - Site com informações da fundação www.sosmataatlantica.com.br/
Universidade da Água - site com vária informações sobre a água www.uniagua.org.br
Associação para Proteção Ambiental de São Carlos - ONG de defesa do meio ambiente e da qualidade de vida.
www.apasc.org.br
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente www.ibama.gov.br/
Árvore - Site com diversos assuntos relacionados ao meio ambiente www.arvore.com.br

Links Acadêmicos

Centro de Referência em Gestão Ambiental para Assentamentos - Banco de dados www.bsi.com.br/unilivre/centro/default.htm
Gestão da Qualidade Ambiental - UFSC e UNIOESTE Programa de pós graduação. www.gestaoambiental.com.br/GEST_QUAL_AMB/index.htm
Universo Verde - Gestão Ambiental focada em legislação, jurisprudência, etc... www.universoverde.com.br/indexa/

Periódicos

Climate Policy - Trata da política ambiental, tratados e convenções. www.climatepolicy.com
Environmental Impact Assessment Review - Artigos sobre impactação ambiental. www.elsevier.com/locate/eiar
Enviromental Science & Policy - Contém banco de artigos ambientais para Pesquisadores, legisladores e gerentes. www.elsevier.com/locate/envsci
Journal of Cleaner Production - Jornal sobre produção mais limpa www.cleanerproduction.net
Ocean & Coastal Management - Jornal com banco de artigos sobre gerenciamento de oceanos e costas. www.elsevier.com/locate/ocecoaman
Water Policy - Jornal com banco de artigos do Concelho Mundial para Águas (WWC). www.elsevier.com/locate/watpol

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Links Institucionais

CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem www.cempre.org.br
Chat IPT - Bate-papo sobre Biotecnologia Aplicada a Tecnologias Limpas www.ipt.br/tecnologia/chat
DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Porto Alegre/RS) www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.htm
Plastivida - Reciclagem de plásticos e afins www.plastivida.org.br/
Projeto Reciclarte - Projeto que disponibiliza diversos trabalhos e textos em torno de reciclagem. www.reciclarte.hpg.com.br/
Recicláveis - Oferece produtos e serviços ligados à área de reciclagem e meio ambiente.
www.reciclaveis.com.br
Recicloteca - Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente www.recicloteca.org.br/
Recicologia´s - Consultoria Ambiental www.recicologias.hpg.com.br
Rede Mineira de Educação Ambiental - Grupo de discução www.grupos.com.br/grupos/rmea
Rebramar - Rede Brasileira de Manejo Ambiental de Resíduos www2.ibama.gov.br/rebramar

Periódicos

Resources, Consevation & Recycling - Gerenciamento de Recursos Sustentáveis e Eficiência Efficiency www.elsevier.com/locate/resconrec
Waste Management - Gerenciamento integrado, ciência e tecnologia de resíduos. www.elsevier.com/locate/wasman
Resol - ONG dedicada à divulgação de informações sobre o meio ambiente e saneamento básico, em especial, à gestão dos resíduos sólidos.
www.resol.com.br/institucional/quemsomos.asp

Ecodesign

Centre for Sustainable Design - Design sustentável. Em inglês www.cfsd.org.uk/events/tspd6/
Centre for Design at RTMI - Site em inglês que fala sobre análise de ciclo de vida , construção civil ecológica e ecodesign da RTMI University, na Austrália. www.cfd.rmit.edu.au/
Centro de Design do Instituto Tecnologico de Royal Melbour - Desenvolve novos métodos, processos e tecnologias de design, direcionados a melhorar o desempenho ambiental de produtos e serviços. Austrália www.cfd.rmit.edu.au
Ecological Design Institute- Site em inglês que fala sobre ecodesign. www.ecodesign.org/
Programa Ambiental das Nações Unidas - Grupo de trabalho sobre desenvolvimento de produtos sustentáveis. unep.frw.uva.nl
Qualuy Internet-Adressen Ecodesign - Site com links para vários sites sobre ecodesign na rede. www.ecodesign.li/linkliste.htm

Marketing Verde

Marketing Verde - Informações básicas e links relacionados www.geocities.com/rainforest/vines/4026/
Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - Selo verde florestal www.fsc.org.br

Agronegócios

Emater/RS - Site com links para parte de agroecologia e transgênicos. www.emater.tche.br/
ESALQ Junior Consultoria - Informações e serviços ligados à agroindustria. www.ciagri.usp.br/~esalqjrc/
Portal do Campo - Portal completo em Agronegócios www.portaldocampo.com.br

Turismo Sustentável

Embratur - Temas, destinos e eventos www.embratur.gov.br
AMDA - Associação mineira de Defesa do ambiente www.amda.org.br/
Brazilnature - Ecossistemas, turismo e desenvolvimento http://brazilnature.com/index.html
Gestão Ambiental Web Site - Focado em ECOTURISMO www.gestaoambiental.com.br/
Ecovoluntários - Agência Brasileira para o Programa de Ecovoluntários
http://br.ecovoluntarios.org
Cosmo - ecoturismo, dicas, livros e guias www.cosmo.com.br/viagem

Espero que ajude
Abraços, Sandra/SP

ÚsuarioResposta
NÁDIA TAVARES
postado em segunda-feira, 08 de dezembro, 2003
SANDRA,

OBRIGADA POR DISPONIBILIZAR ESTES SITES, IREI FAZER UMA MONOGRAFIA PARA ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL, NÃO SEI BEM QUAL O TEMA PROCESSUAL CIVIL NA MATÉRIA AMBIENTAL QUE IREI OPTAR CASO TENHA ALGUMA SUGESTÃO AGRADEÇO DESDE JÁ.

NÁDIA TAVARES
nadiatavares@aasp.org.br
Luiza Mendes
postado em sexta-feira, 17 de dezembro, 2004

Sandra,
Percebi que é bastante amplo o seu conhecimento na área de Direito Ambiental. Acabei de chegar da minha Pós e escolhi o tema para apresentar o projeto de monografia que está ligado a discussão da grade curricular de Direito Ambiental nas Universidades. Na verdade escolhi este tema porque tenho muita curiosidade sobre o assunto e não tive o prazer de estudar esta ma
téria na Universidade. Gostaria, se possível, da sua ajuda no sentido de informar algum site onde eu possa buscar material. Espero não ser muito incômodo, mas desde já agradeço muito.
Fernando Maciel
postado em sexta-feira, 01 de julho, 2005
Cara Sandra,
estou me formando no 1º semestre do ano de 2006, e como estamos começando a preparar a monografia já no 9º semestre, pretendo me adiantar para chegar no 10º semestre mais tranquilo.
Minha monografia será sobre A Responsabilidade Civil ao Dano Ambiental e suas formas de Reparação
As informações sobre os sites que você disponibilizou com certeza serão pertinentes.
Agradeço desde já sua atenção e que Deus lhe proteja sempre, te dando saúde e paz de espírito na sua vida.
obrigado,
Fernando
Ezekiel
postado em terça-feira, 20 de fevereiro, 2007
3805da0f64ffedd5f077fed0191cb51f costruire-pannello-solare.avekhosting.biz http://traduzione-testo-italiano-all-inglese.3i2i.biz/ g-star-nuvolari-roma.exotype.biz dainese-guanto.gohostnow.biz http://s-benedetto-tronto-it.jphoster.biz/ castelromano.netnova.biz incontri-a-broni.gohostnow.biz http://cartina-marocco.thehideout7.biz/ cu-mme-testo.gohostnow.biz uni-9858.gohostnow.biz http://agenzia-ragazza-russa.3i2i.biz/ cagnano-varano.jphoster.biz italia-politica-cartina.gohostnow.biz http://elettrostimolatore-medicale.thehideout7.biz/ hotel-turismo-bassano.3i2i.biz centro-psicologia-infantile-milano.thehideout7.biz http://agriturismo-toronto.3i2i.biz/ matrimonio-annuncio.thehideout7.biz incontro-bracigliano.gohostnow.biz http://ascanio-celestini.exotype.biz/ giochi-scacchi-online.gohostnow.biz composizione-fiore-cerimonia.exotype.biz http://sito-ufficiale-francesco-arca.exotype.biz/ ragazzo-montalto-uffugo.netnova.biz 4eda76bd1abea254be6cf1aa9a3cd019
Lydia Nantes
postado em sexta-feira, 20 de abril, 2007
Sandra,
Tenho que entregar meu projeto de monografia daqui a mais ou menos um mês, e estou muito confusa com relação ao tema, tenho um certo receio de escolher um tema e depois não conseguir muito material, talvez você possa me ajudar me dando uma opinião com relação a temas, por exemplo:
Biossegurança: os Produtos Transgênicos e o Consumidor
A reparação do dano ambiental,
Estudo de Impacto ambiental.......

OBS: qualquer informação seria de muita valia.
desde já
Grata,
Karla Manfredini
postado em sábado, 09 de junho, 2007
Boa Noite,

Estou na 8ª fase do curso de direito e está na hora de começar a fazer a monografia. Tenho sempre muito interesse pelos temas ambientais e gostaria de escolher um tema que me animasse a ler. Pensei em algo com direito ambiental e desenvolvimento sustentável, ou talvez aquecimento global. Procurando na internet, encontrei esse forum de discussões. Gostaria, se possível, que vocês me ajudassem a escolher um tema, porque já decidi a área que quero, mas é difícil decidir a problemática para discutir na monografia.
Agradeço desde já as possíveis dicas!

Karla
Ricardo Basso Cansian
postado em sábado, 18 de agosto, 2007
Ola!

Estou no 8º semestre do curso de Direito e escolhi como tema para meu projeto: "Proteção jurídica dos Recursos Hídricos" mas ainda estou meio inseguro, pois ainda não tive a oportunidade de cursar a cadeira de Direito Ambiental.
Por este motivo ainda nao tenho um conhecimento amadurecido na area, e gostaria que voces me ajudassem a pensar em um modo de desenvolver meu projeto. Já tenho algo em mente , mas sempre é bom ouvir novas sugestoes, também se puderem me indicar materiais sobre o assunto eu agradeceria.
Grato desde já,

Ricardo
Maria Araújo
postado em terça-feira, 04 de março, 2008
Estouy no 8º período do curso de direito e já estou me prepearando para fazer a monografia, no entanto, sei a área que é direito ambiental , mas gostaria de um tema útil e prazeroso de estudar. Como também gosto de direito penal pensei em " a efetividade da responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes ambientais no Brasil". Que sugestões você me daria?

Grata
Maria
Leandro
postado em segunda-feira, 29 de setembro, 2008
Olá gostaria de saber se alguém sabe onde posso procurar temas dentro da aréa de processo civil, mas esclusivamente sobre a Inobservância do art. 172 do CPC, e a violaçao dos direitos fundamentais.

Grato.
Leandro.
Cristiano de Mendonça Rodrigues
postado em quarta-feira, 04 de março, 2009
Bom dia!
Estou no 2º periodo de adm. Tenho que fazer um trabalho sobre iso 14000, e artigo 225 do maio ambiente, e e escolher um artigo do codigo 225 e fazer um resumo e iso 14000 escolher um paragrafo e fazer um resumo. preciso de ajua. Tenho que entregar esse trabalho no dia 10/03/09 . Obrigado
12