Enviar Mensagem

Forum > Direito Ambiental > direito difuso
UsuárioDiscussão
sirney
Postado em sábado, 11 de outubro, 2003
estou finalizando o curso e espero obeter informações sobre o que caracteriza o direito difuso, irá me ajudar muito.

ÚsuarioResposta
Mariana Medeiros Façanha
postado em segunda-feira, 30 de março, 2009
Olá, eu irei passar conforme o que estou estudando no primeiro semestre de Direito e o meu ponto de vista.
Segundo o próprio texto legal do Código de Defesa do Consumidor (art. 81.1): "Assim, os direitos difusos são os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato."
Em outros termos, os direitos difusos são aqueles cujos titulares não podem ser específicados. São os fatos que determinam a ligação entre essas pessoas, cujos direitos não podem ser partidos: são indivisíveis. por exemplo, todos -- indeterminadamente -- estão sujeiros à publicidade enganosa; o direito de respirar ar puro é de todos etc. O Direito Difuso está dividido em interno e externo:

No campo Interno: Direito de Trabalho, Previdenciário, Econômico, Do Consumidor (importante ramo novo do Direito) e Direito Ambiental.

No Campo Externo: Direito Internacional Privado.

Essa é a teoria. Agora no meu ponto de vista e de entendimento, irei explicar o direito difuso a partir do Direito Ambiental.