Enviar Mensagem

Forum > Código de Trânsito > Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular
UsuárioDiscussão
Rafael Ribeiro
Postado em segunda-feira, 01 de setembro, 2008
Olá amigos.

Gostaria de obter alguns esclarecimentos e possiveis ajudas na resolução desta questão.
No dia 15/08/2008 chegou em casa uma notificação de autuação de trânsito com os seguintes dados:
Data da infração: 11/08/2008
Hora: 17:20
Cód. da Infração: 73662
Base Legal/CTB: Art. 252 VI
Descrição resumida da Infração: Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular.
Não tem foto alguma na notificação.

Bom minha 1ª dúvida é a seguinte:
O carro que eu dirigia está no nome do meu pai e portanto a multa chegou para ele e consequentemente os pontos que incidem sobre esta infração serão direcionados para ele. Eu devo preencher a declaração de indicação de real condutor/infrator e levar até a secretaria de transportes de minha cidade para que os pontos desta multa sejam revertidos para mim. Correto?
Pretendo entrar com recurso à defesa da autuação, devo fazer a declaração de real condutor antes de entrar com recurso?

2ª dúvida: Com relação ao recurso, pretendo me basear no seguinte argumento:
A multa foi aplicada as 17:20 e me informei aqui no serviço, como possuimos sistema de controle de ponto eletrônico, o horário que eu havia saído neste dia (11/08/2008). Nos registros consta que sai as 17:19 e portanto como a distância entre a portaria de saida do meu trabalho e o local da aplicação da multa é de 3 Km seria impossivel percorrer esta distância em apenas 1 minuto. Gostaria de saber se este argumento é cabível para se ingressar com o recurso e se possui uma base suficiente para se obter o deferimento do recurso? E também gostaria, se possível, de uma ajuda na elaboração do recurso ou pelo menos direcionamentos para que eu possa efetuar a elaboração deste.

Desde já meus agradecimentos.
Rafael...

ÚsuarioResposta
DELCI CHEPPE SOARES
postado em segunda-feira, 18 de maio, 2009
GOSTARIA DE RECEBER UM MODELO DE RECURSO POR ESTAR DIRIGINDO E FALANDO AO TELEFONE CELULAR:
Tatiane
postado em quinta-feira, 29 de outubro, 2009
sim, vc deve indicar o condutor antes de fazer o recurso, se caso não seja aceito, a solicitação foi feita, pois o prazo para indicação de condutor so pode ser feita, no prazo da autuação de notificação....
em segundo lugar no ato de autuação da notificação não e analisado merito, então essa alegação nao e analisada na defesa previa, somente na jari, depois que virou autuação de penalidade..
mas uma solução para sua defesa seria o artigo, 267, se a multa de media, vc pode pedir a converção em advertência por escrito......................
Juliano Almeida Pereira
postado em segunda-feira, 11 de abril, 2011
Recebi uma notificação de autuação de dirigir veiculo utilizando-se de telefone celular, ewntretanto nao fui parado alguem tem algum modelo de recurso.

Obrigado.

Juliano
Admilson MIranda de Souza
postado em terça-feira, 31 de maio, 2011
Bom Dia!

Efetuei o pagamento de meus documentos e estava aguardando a chegada dele, porem entrei no site do detran para saber o motivo da demora e encontrei uma multa,nesta multa constava que eu estava dirigindo veiculo usando telefone celular, porem a data da ocorrencia foi no dia 26/05/2011,a multa ja foi me dada e emitida, pelo que acho teriam que me eviar uma notificaçao antes de ser gerada a multa,nao demorou 5 dias para ser gerada, gostaria de saber o que fazer neste caso?

Desde ja agradeço o apoio.
Anônimo
postado em terça-feira, 20 de novembro, 2012
recebi duas multas iguais por estar falando no celular uma veio como identificao do condutor/infrator,com nome do meu filho,a segunda multa veio no meu nome a proprietaria, com enderco,data e horario iguais.Por isso vou recorrer!Gostaria que mandasse um modelo para mim escrever na razoes do recurso. Desde ja agradeco