Anônimo
Postado em
sábado, 28 de janeiro, 2012
|
Olá. Trabalho numa empresa e está acontecendo a seguinte situacao: A pressão por não fazer hora extra é enorme, inclusive recebemos e-mails contantes cobrando que saiamos o mais cedo possivel, pois trabalhamos em esquema de compensacao de horas. Até aí, tudo bem.... o problema é que o quadro de funcionarios é muito pequeno e não damos conta; somos bancarios, onde trabalhamos numa grande agencia com apenas funcionarios-caixa (sendo que a na bateria existem 6 terminais, daí se vê o tamamnho da agencia) um supervisor operacional (que sou eu) e um Gerente operacional. Devido a termos apenas 2 homens como caixa e, claro que é impossivel dar conta da demanda de clientes e não-clientes que vao na agencia, eu e o gerente operacional passamos o dia todo trabalhando como caixas pois no banco onde trabalhamos existe um controle do tempo de fila onde somos penalizados se nao cumprirmos a meta de tempo de 23 minutos. Ao meu ver, a meta seria super valida, desde que houvesse funcionarios para dar conta, mas quando entramos em contato com a superintendencia ainda ouvimos da parte deles que (por incrivel que pareca) ainda estamos com um caixa a mais e que deveria ser apenas UM!!!! enfim, passamos o dia no caixa (gerente e supervisor) e nao fezemos nosso servico que só da para fazermos depois que a agencia fecha para o publico. Resumindo: o trabalho que eramospra ter 8 horas para fazer, somos forcados a fazer apenas depois do atendimento ao publico. Aí que está o problema: se deixamos para fazer tudo depois, levamos muitas horas pra fazer.... não édificil haver dias em que trabalhamos 12 horas por dia. Porem, como ha a cobranca pelas horas extras, se fizermos 4 horas extra dia, certamente seremos demitidos..... então, o quefazemos: burlamos o ponto eletronico. Batemos oponto apenas de entrada e não batemos de saida (tão pouco de almoco, onde é comum entrarmos as 8 e almocarmos as 18 horas da tarde (PASMEM!!!!). Então, no dia seguinte, quando batemos oponto de entrada, o sistema informa que devemos corrigir nosso ponto, pois está com uma pendencia. Então, quando vamos regularizar, nós colocamos o horario de saida como se tivessemos saido na hora certa, não fazendo assim (pelo menos para o sistema) hora-extra. A empresa pede para que façamos isso??? claro que não e até demite quem for pego fazendo isso, no entanto ela nos força a fazer isso para que não sejamos demitidos. Eu tenho como provar que isso acontece porque como sempre sou o primeiro a chegar, ja levei uma filmadora portatil varias vezes e me filmei fazendo os "acertos" no ponto eletronico. Tenho tambem muitos e-mais lcom cobrANCAS do tipo "voces estão fazendo horas-extra demais"...enfim, se eu for demitido, tenho como entrar na justica por isso???
|