Enviar Mensagem

Forum > Direito do Trabalho > Dúvidas sobre CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho
UsuárioDiscussão
João Cardoso
Postado em segunda-feira, 19 de abril, 2010
Boa tarde;

CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho é um formulário próprio CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, que pode ser adquirido em papelarias, nas Agências da Previdência Social ou por meio da Internet.

A CAT deverá ser feita pela empresa, ou na falta desta o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico assistente ou qualquer autoridade pública.

É obrigatória a emissão da CAT relativa ao acidente de trabalho ou doença profissional, a fim de que o trabalhador (segurado) possa receber o benefício de AT - Acidente do Trabalho ou DO - Doença Ocupacional.

O prazo para emissão da CAT é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

PERGUNTAS: O empregador pode não querer abrir CAT?

Em caso de o empregador não querer abrir CAT, o que o empregado pode fazer?

O empregado mesmo pode abrir CAT?

Se passar este 1 dia útil, não poderá abrir a CAT?

Desde já agradeço.

Atenciosamente, Tamiris.

ÚsuarioResposta
idenilson
postado em terça-feira, 22 de fevereiro, 2011
o colaborador se acidentou em são paulo quem deve elaborar a cat a matriz em curitiba ou a filial em sp
leid
postado em sexta-feira, 25 de fevereiro, 2011
boa tarde !!! sofri um acidente de trabalho a mais ou menos 3 meses fiz a cat .meu patrão esta ameaçando demitir um dos seus funcionários ,isso incluindo a a mim .que segurança a cat pode me dar pois ainda estou em tratamento.desde então agradeço.
aline b.r. donadone
postado em segunda-feira, 07 de março, 2011
Quando é aberto uma CAT o funcionário tem algum tipo de estabilidade?
jucilene alves
postado em sexta-feira, 15 de abril, 2011
Boa tarde sofri um acidente tem 7 meses foiu aberto o cat queria sair da empresa eu quero pedir que eles me manda-se embora ,eu asinava uma declaração onde eu abra mão da cat e do um ano de estabilidade que a cat oferece qual seria o acordo que eu pudesse fazer com a a empresa alguém pode me ajudar. aguardo resposta.
Daniel Mirandola
postado em quinta-feira, 04 de agosto, 2011
Sim!
Ele tem um ano de estabilidade a contar do dia do acidente.
carlos
postado em quinta-feira, 04 de agosto, 2011
boa noite ... sofri um acidente na empresa o meu patrao nao abriu o cat e agora que voltei a trabalhar ele me deu a a comonicaçao de acidente de trabalho ainda pode ser aberto o cat ou tenho q entrar com advogado ?
clecia gomes
postado em sexta-feira, 12 de agosto, 2011
Se o funcionário aparecer no RH da empresa dizendo que a 15 dias atrás sofreu um acidente de trabalho, a Empresa se obriga a fazer a CAT?

Preciso saber qual a Diferença entre uma CAT aberta pela empresa e uma aberta pelo sincato alguem pode me ajuda ?!

Mesmo sendo contrato com prazo detreminado tem direito ao cat
Valeria Ferraz
postado em sábado, 27 de agosto, 2011
Aconteceu um acidente com uma colega foi aberta uma CAT. Ela teve um atestado de 15 dias. Porém no 8 dia ela queria voltar a trabalhar. O médico do trabalhou inutilizou o atestado de 15 dias e colocou um de apenas 8 dias, isso pode, visto que a Cat já tinha sido criada.
A área de RH orientou ao medico que mantivesse o atestado de 15 dias ja que a cat já tinha sido aberta.

Qual seria a atitude correta.
marcella
postado em sexta-feira, 07 de outubro, 2011
tenho sindrome do tunel do carpo [ler dor]nos dois punhos ,mas a empresa nao colocou na folha da previdencia social,ele mandaram como afastado por doença,e nao quiseram abrir a cat,o que faço,estou desesperada? aguem me ajude.
carina silva de souza
postado em domingo, 23 de outubro, 2011
bom eu trabalho no hospital da minha cidade de auxiliar de limpeza ha 6 meses e esse mes sofri um acidente com agulha contaminada ao recolher o lixo hospitalar fui na unesp fiz uns exame e estou esperando resposta essa semana torci a mao na masaneta da porta do hospital estou com os nervos enflamados dai pedi no escritorio o cat e descobri que eu nao estou registrada e que nem um dos dois acidente que tive na empresa fizeram o cat comigo o que faço agora eles estao me ameacando mandar embora pelos acidentes
123